sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Edições Sesc promovem lançamentos, bate-papos e outras atividades inéditas nesta sexta-feira (24/11) na Flip



Com uma programação extensa, a Casa Edições Sesc receberá autores como Cris Guterres, Maria Homem, Daniela Arbex, Ubiratan Marques e Patricia Palumbo

Com uma programação diversa, as Edições Sesc, segmento editorial do Sesc São Paulo, promovem mais um dia de atividades na Casa Edições Sesc, localizada na rua Marechal Santos Dias, antiga rua da Matriz. O público poderá participar de mesas literárias e sessões de autógrafos com autores e participantes, assim como dos lançamentos de livros. A Loja Sesc também está presente com vendas de livros com descontos de 40%.

Dia 24 – A obra de Mário Pedrosa, a história da loucura, Pagu, e O Canto da cidade

Hoje, dia 24 de novembro, às 11h, acontece a mesa “Mário Pedrosa: revolução sensível”, com Francisco Alambert e Izabela Pucu e mediação de Tatiane de Assis. O debate acontece em torno das muitas dimensões de sua obra expressas no livro, uma coletânea de ensaios, depoimentos e imagens de duas exposições realizadas em homenagem a ele. Na obra, são apresentadas as diversas vertentes de trabalho de Pedrosa, que vão do militante político, defensor da democracia e dos interesses da classe trabalhadora; intelectual imprescindível à constituição da crítica de arte no Brasil; vanguardista e figura confiante no poder transformador da arte e da política como motores da revolução social.

A partir das 15h, a mesa “Loucura na civilização” marca o lançamento do livro homônimo, uma tradução das Edições Sesc para a obra de Andrew Scull. Com Maria Homem e Rachel Gouveia, e mediação de Daniela Arbex, vão tratar o tema da loucura através dos tempos, revelando como os transtornos mentais sempre estiveram envoltos em estigma e rejeição. Além disso, falam como se deu o surgimento e a institucionalização da loucura nos hospícios e como as concepções de insanidade foram sendo construídas. Muitas vezes para justificar o enclausuramento e o silenciamento dos indesejados socialmente.

Autora homenageada da Flip, Pagu é tema da mesa “Dos escombros de Pagu”, às 17h. Com mediação de Cris Guterres, a mesa traz Tereza Freire, autora da biografia “Dos escombros de Pagu” e Rudá K. de Andrade, neto de Pagu, para falarem de temas como a produção literária dela, suas viagens pelo Ocidente e Oriente e sua militância política.

A jornalista de música e radialista Patricia Palumbo faz uma sessão de autógrafos do livro “Vozes do Brasil”, às 19h. Ainda no tema musical, a partir de 19h30, acontece a mesa “O canto da cidade: música baiana nas ruas do Brasil”, com Luciano Matos e Ubiratan Marques, com mediação de Claudio Leal. A mesa fará uma retrospectiva da história da música recente produzida em Salvador, contando especialmente a trajetória de Daniela Mercury, dos blocos afro e de toda a música negra brasileira.

Programação - dia 24 de novembro, sexta-feira

 

11h - Mário Pedrosa: revolução sensível

Com Francisco Alambert e Izabela Pucu. Mediação: Tatiane de Assis.

 

15h - Loucura na civilização

Com Maria Homem e Rachel Gouveia. Mediação: Daniela Arbex.

 

17h - Dos escombros de Pagu

Com Tereza Freire e Rudá K. Andrade. Mediação: Cris Guterres.

 

19h – Sessão de autógrafos: Vozes do Brasil

Com Patricia Palumbo.

 

19h30 - O canto da cidade: música baiana nas ruas do Brasil

Com Luciano Matos e Ubiratan Marques. Mediação: Claudio Leal.

Programação completa Sesc na Flip – www.sescsp.org.br/flip+sesc

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. 

SOBRE O FLIP+SESC

O Sesc – Serviço Social do Comércio – participa da 21ª edição da Flip como parceiro institucional, em uma programação literária e cultural voltada a crianças, jovens e adultos. As ações Flip+Sesc serão realizadas em uma nova área montada no Largo de Santa Rita, no Centro Histórico, e nos espaços do Sesc que já são tradição durante o evento: o Sesc Santa Rita, com seus cafés literários, oficinas e apresentações artísticas, e a Casa Edições Sesc, com ações baseadas nas obras da editora. O Sesc está presente em Paraty desde 2012, por meio do Polo Sociocultural, com a realização atividades artísticas e culturais, compreendendo o acesso à arte como meio de promoção da cidadania.

Serviço

Casa Edições Sesc na Flip 2023

De 22 a 26 de novembro de 2023

De quarta a domingo

Rua Marechal Santos Dias, 43

(Antiga Rua da Matriz)

Centro Histórico de Paraty, Rio de Janeiro

Entrada gratuita

Horários de funcionamento da Casa Edições Sesc:

23/11 a 25/11, quinta a sábado - das 10h às 21h

26/11, domingo - das 10h às 17h

Informações para a imprensa

Buriti Comunicação

Paula Corrêa | paula@buriticomunicacao.com | 11 9 8339-4867

João Vitor Boni |joaovitor@buriticomunicacao.com |17 99167-6132

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário