domingo, 5 de novembro de 2023

COLUNA MAJHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 04/11/2023

Bomba na política baiana

Caiu como uma bomba na política baiana a decisão do STF que derrubou a censura a uma parte de matéria do Intercept Brasil sobre o assassinato de Mãe Bernadete. Isso porque o trecho censurado fala que ela foi morta enquanto lutava contra a instalação de um aterro sanitário da empresa Naturelle na área do quilombo.

De volta aos holofotes

A matéria, censurada pelo Tribunal de Justiça da Bahia, revela que o dono da empresa é Vítor Souto, filho do ex-governador Paulo Souto. Mãe Bernadete fazia muito barulho para barrar o projeto. Ela foi assassinada por pistoleiros enquanto estava sob guarda do Estado. O crime já tinha sido jogado pra baixo do tapete pela imprensa. Agora...

Reprovada em matemática

Nesta semana a Prefeitura de Itabuna teve que desmentir uma fake news da Secretaria de Saúde do estado. Ela soltou uma lista dizendo que a cidade tinha a maior quantidade de casos de Covid da Bahia, 113. Mas os dados do Boletim do Covid-19 mostram que Itabuna tem apenas 3 casos. Se nem contar a Sesab faz direito...

Lembrando velhos micos

azevedo O anúncio do prefeito Augusto Castro, feito em primeira-mão no programa Conexão Morena, da Morena FM, de que Itabuna passará a ter novos semáforos digitais e inteligentes, lembrou um dos momentos mais ridículos da (indi)gestão de Capetão Azêdo quando foi prefeito de Itabuna, ao derrotar a Juçara de Gelado.

Aniversário de boneca

Cobrado pela falta de semáforo em vários cruzamentos perigosos, ele tirou um semáforo velho do São Caetano e instalou na cabeceira da Ponte Calixto Midlej Filho. Até aí, nada demais. Só que Azêdo chamou a imprensa, vereadores, moradores e fez uma inauguração com festa e pompa, como se fosse uma grande realização. 

 

Jogando areia no ventilador

O jornalista Jamesson, do blog Agravo, fez o programa Mesa Pra 2, com Marcel Leal, na Morena FM e falou sem dó dos políticos de Ilhéus. Um dos temas foi a enrolação de Marão para definir seu candidato. Os aliados reclamam que ele não conversa e até o deputado petista Enrolando o Pinto cobrou mais rapidez na decisão.

Entre o Papa e o bacana

Jamesson contou que Marcos Flávio tem o apoio da maioria dos secretários e do pessoal da prefeitura, apesar de Marão não ter desistido de lançar o prefeito de fato, Bento Lima, para um terceiro mandato. "Marão negou pra mim, mas se sabe nos bastidores que existe sim esse projeto". Bento é quem manda por lá.

Animação de velório

Marcel e Jamesson lamentaram o turismo indigente de Ilhéus, dona da única avenida beira-mar sem vida de todo o planeta. É morta. Jamesson lembrou de uma visita a Fortaleza, onde a avenida é cheia de vida e lazer para turistas e locais. "Fiz uma videoconferência com Mário e mostrei a avenida". "Aqui falta vontade," disse Marcel.

Harry Potter x Seleção

Para os dois, é bem provável que se lance uma chapa de Valdemor Jr tendo como vice Cacá Colchonete, como chamava o saudoso jornalista Eduardo Anunciação. "Jabes não aceitaria ser vice de ninguém e está bem em Salvador", concluiu Marcel. A outra chapa pode ser Bebeto com Augustão, independente de Marão aprovar.

Traíras serão detonados

Para Jamesson, Bebeto vai esperar até o último momento para não passar a ideia de traíra. Marcel completou dizendo que está certo, porque Guinho rompeu com Augusto em Itabuna e passou de terceiro para o penúltimo nome na pesquisa da Compasso. "E isso porque o último tinha acabado de ser anunciado. Não deu tempo de aferir". 


Vingança fria e calculada

Os dois ainda falaram da vingança de Jerônimo contra Ilhéus, onde todas as obras do estado foram paralisadas depois que ele levou surra de ACM Neto na eleição. Os moradores não se impressionaram com o que o governo fez na cidade, como a nova ponte e os dois hospitais. "Está tudo parado por lá," confirmou Jamesson.

Bebeto vai ou racha

Jamesson deu uma informação em primeira-mão no Mesa Pra 2. "O PSB nacional já colocou a candidatura de Bebeto em Ilhéus como prioridade e não abre mão dela". Ou seja, se Marão lançar outro nome, não só não terá o apoio de Bebeto como vai dividir votos com ele. "Vão acabar facilitando para Valdemor", cutucou Marcel.

Muita teta mas nenhum carinho

O "cumpadi" Lula (que ele já confessou que não é de verdade) criou 15 ministérios, com dezenas de departamentos e secretarias. O poste Jera dividiu secretarias e abriu "uma ruma" de novas tetas no estado. O PT elegeu um monte de deputados com dezenas de cargos à disposição. E ninguém deu nem um alô para Gelado Limões...

Procura-se uma ocupação

Como está velho demais para trabalhar como flanelinha na rua, a gente se solidariza e pede ajuda aqui. Se voce souber de alguma vaga, pode ser de porteiro, carregador de bandeira, ponto de bicho, polinizador (dizem que ele ajudou a polinizar a vassoura-de-bruxa...), avise a gente. O importante é ajudar Gelado a botar comida na mesa. 

 

 

Enganação velha de nome novo

wagner É bom não ser engabelado de novo com o "Bahia sem fome", porque petistas têm fome de cargos, dinheiro e holofotes, mas fazem dieta na hora de trabalhar. "Acabar com a fome" foi promessa de Wagner no primeiro mandato, em 2008, com o pomposo nome de "Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional". Acreditaram...

Só acaba a dos cumpanhêro

Nada menos que 17 anos de governos petistas depois, com a maior parte do tempo tendo a presidência também, o PT deixou a Bahia como o estado com mais miseráveis e famintos do país. Agora vem, de novo, prometer acabar com a fome, mas só vai conseguir no papel, com estatísticas malandras de institutos aparelhados.

Condenados por Marão

Depois de ficar um ano inteiro sem aulas na pandemia, mais um com aulas precárias, os estudantes de Ilhéus estão condenados à ignorância. Desta vez a Prefeitura de Ilhéus resolveu encerrar o ano letivo em 30 de novembro, deixando de cumprir o número mínimo de aulas e ensinando o conteúdo incompleto. Fábrica de desempregados.

Desculpa sem pé nem cabeça

A revelação foi da associação dos professores de Ilhéus (APPI), que recebeu a bomba em forma de ofício da Prefeitura. Ela alega que não tem como manter as aulas por causa da queda da arrecadação de impostos e nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Mas a verba da educação é separada e vem toda da União. Nada a ver com FPM.

O buchicho da semana

A plenária do PT em Itabuna foi caótica, foi histórica e foi hilária. Enquanto o finado Gelado Limões tentava falar, a multidão de petistas gritava "uh, uh, cabeça de pitú!" e "não vivemos de passado". O diretório do PT de Itabuna deu um banho de descarrego e espantou de vez o encosto que assombrava o partido. Só ele acha que não. 

 

 

Mané Porfírio, o Exorcista

Gelado ficou falando do passado e a turba respondeu: "não vivemos de passado!" Gelado foi vaiado, defenestrado, jogado de volta à cova funda onde habita politicamente. O apoio à reeleição de Augusto Castro foi acachapante. De quebra, Manoel Porfírio tomou o diretório das mãos gélidas de Limões. Mostrou quem manda.

Botaram o bolo na geladeira

O prefeito de Canavieiras aprontou, esnobou os vereadores, ajudou os amigos com recursos da prefeitura e debochava de quem criticava. Agora se deu mal. A Câmara cassou o "bolo doido" por 8 votos a 3. Muita gente se espantou foi de ele ainda ter três paus-mandados. Teve festa na cidade. só não teve dos amigos motoqueiros.

A lista negra do ICMS

A gulodice do "conversador" da Bahia Jerônimo vai custar caro, literalmentre, aos baianos. Ele vai aumentar o ICMS, que era de 18% para todos os produtos, para 20,5%. Ou seja, tudo vai ficar bem mais caro. É bom anotar o nome dos deputados estaduais que aprovarem esse tapa na cara do eleitor para lembrar em 2026.

Os amigos de bandidos

Para não esquecer daqui até lá, a gente sugere manter uma lista na parede, com esses e com os nomes dos deputados federais baianos que votaram contra aumentar as penas para os bandidos: Alice Portugal, Bacelar, Ivoneide Caetano, Joseilton Ramos, Lídice da Mata e Zé Neto. Eles preferem proteger o bandido do que você.

Perdoai, não sabe o que fala

Na frente de Manoel Porfírio, no programa Conexão Morena, da Morena FM, o (ainda) presidente do diretório local, Jackson do Pandeiro, disse que o PT não pode apoiar um candidato, Augusto, "que tem ligação anterior com o bolsonarismo". Mas Gelado foi buscar o apoio de Maria Alice, bolsonarista e ex-braço direito do inimigo mortal Cuma. 

 

Virou "pegadinha" eleitoral

Antes do debate com os dois, o host Oziel Aragão soltou o áudio das entrevistas que fez com o povo, em vários bairros, perguntando se sabiam quem é candidato em Itabuna. A maioria não faz ideia. Os que sabem só lembraram de Augusto e "Pegadinha", como uns quatro chamaram o deputado. Pelo jeito o apelido vai pegar...

Correria corre até de aliados

Antipático como poucos, o hoje sinistro Ruim Costa se irrita até com pergunta fácil. Num evento de Brasília, ele foi abordado pela repórter do BNews, perguntando como é a relação dele com o inútil Fernando Taxadd. Ruim virou as costas e se mandou, deixando a repórter na mão. E olha que o BNews é chapa branquíssima...

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário