Quer chegar na prova de Ciências Humanas e Linguagens ainda mais preparado? Reunimos estratégias que vão ajudar você
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova que gera ansiedade e expectativas em milhões de estudantes todos os anos. E, com o primeiro dia do Enem se aproximando, é crucial estar bem preparado para as questões das disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens. Para ajudar nessa missão, reunimos valiosas estratégias baseadas nas orientações do especialista, o professor Paulo Jubilut, para que você encare a prova de forma mais tranquila e confiante.
No primeiro dia do Enem, que acontece domingo (5), os estudantes enfrentarão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e a tão temida Redação. São 90 questões e uma proposta de redação para serem resolvidas em um período que se estende por 5 horas e meia, com a possibilidade de sair após 2 horas de prova.
Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia):
Analise os contextos e relacione diferentes fatores do espaço geográfico, pois as provas não costumam cobrar conteúdos muito específicos.
Preste muita atenção ao comando da questão, pois é ele que deve nortear a resposta, mesmo que as alternativas sejam relacionadas ao conteúdo.
Inicie a leitura da questão pelo comando e interprete os elementos visuais, como imagens, gráficos e mapas, que podem ser diferenciais para seu desempenho.
História:
Foque no período ou contexto histórico trabalhado no texto da questão e atente-se a datas, eventos e acontecimentos descritos.
Identifique mudanças, permanências e grupos no poder no contexto histórico, mesmo que essa informação não esteja explicitamente no texto.
Reconheça o argumento presente no texto e se o autor defende uma ideia ou faz alguma crítica.
Em questões com mais de um texto, avalie se eles concordam ou discordam entre si, para responder adequadamente ao enunciado.
Filosofia:
Conheça a linha do tempo da Filosofia, dividida em períodos como Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.
Leve em consideração que a Filosofia exige pensamento crítico, não apenas memorização.
Leia o comando da questão antes do texto, para relacionar corretamente o conteúdo do texto com o que é solicitado no enunciado.
Sociologia:
Distinga análise sociológica de senso comum, pois a última pode levar a respostas incorretas.
Foque nas teorias e conceitos das questões, baseando-se nos subsídios fornecidos pelos textos.
Relacione as ideias sociológicas aos fenômenos que permeiam as relações sociais.
Assim como em Filosofia e História, leia o comando da questão antes de mergulhar no texto.
Português e Literatura:
Leve em conta o comando do enunciado para saber se é necessário ler o texto na íntegra, um trecho ou nada.
Identifique alternativas absurdas que não correspondem ao comando e elimine-as.
Se estiver com dificuldades em achar a alternativa correta, leia o texto. Caso ainda não consiga, volte à questão posteriormente.
Nas questões de Literatura, preste atenção às palavras-chave e busque características relacionadas ao movimento literário mencionado.
Língua Estrangeira:
Quando o enunciado contém palavras ou expressões entre aspas, localize-as no texto, pois podem ser cruciais para responder à pergunta.
As palavras entre aspas (palavras-chave) são fundamentais para entender o comando da questão e para relacionar-se com as alternativas.
Com essas dicas, você estará melhor preparado para enfrentar as questões do primeiro dia do Enem e aumentar suas chances de sucesso. Boa sorte!
juliana.souza@economidia.com.br (48) 98486-7534
Juliana Possas
Nenhum comentário:
Postar um comentário