Pacientes e acompanhantes receberam serviços de beleza, como cortes de cabelo e design de sobrancelhas. Palestras sobre câncer também fizeram parte da programação
A dona Gersonita Maria Caldas Nogueira, 65 anos, aguardava mais um atendimento no ambulatório do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, quando soube que poderia sair da unidade de visual novo. Ela não pensou duas vezes e decidiu cortar o cabelo.
“Me chamaram no ambulatório e eu vim. É muito bacana, todos os colaboradores nos tratam muito bem. Já estava precisando cortar o cabelo e gostei bastante do resultado. É a segunda vez que participo desta ação”, comentou a paciente, que realiza tratamento no HRBA há oito anos.
Pacientes e acompanhantes do Regional ganharam a oportunidade de ter um “Dia de Diva” na manhã desta terça-feira (31). A capela da instituição recebeu profissionais voluntárias, que realizaram a ação em parceria com o setor de ambulatório. Foram ofertados cortes de cabelo e design de sobrancelhas.
A ação de beleza marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre o combate e a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Esta é o segundo “Dia de Diva” promovido na unidade. A primeira edição foi realizada em agosto deste ano.
“As pacientes se sentem cuidadas de todas as formas. Elas vêm fazer um curativo, já ganham um corte de cabelo, saem com a sobrancelha bem feita. Isso é muito importante para as mulheres. Para que elas se sintam acolhidas aqui no Regional. Aqui não é um lugar só para se tratar das patologias, mas para cuidar do paciente na totalidade”, destacou a coordenadora de enfermagem do ambulatório e acolhimento, Monica Bianca Barros.
Além dos atendimentos estéticos, a programação também contou com uma palestra educativa sobre a prevenção do câncer, com o cirurgião oncológico Heber Lessa, e um testemunho de Maria Verônica Lobato. Ela faz parte do grupo “Mulheres Vitoriosas” e venceu a doença após o tratamento no hospital regional.
“Nesse último dia do mês, nós realizamos essa ação voltada ao Outubro Rosa. Tivemos esse depoimento da paciente curada, que falou sobre a vivência e experiência dela na luta contra o câncer de mama, além da palestra com nosso cirurgião, Heber Lessa. Foi um momento de grande importância não só para nós, colaboradores, mas para os nossos pacientes, acompanhantes e até mesmo os voluntários presentes”, explicou a enfermeira Kesia Aguiar, do setor de ambulatório.
Campanha Outubro Rosa
Referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de habitantes, residentes em 30 municípios do oeste do Pará, o HRBA, unidade que pertence ao Governo do Pará, realizou a abertura oficial da campanha no dia 20 deste mês, no auditório da unidade, com a presença de colaboradoras. O diretor técnico Alexandre Gomes palestrou sobre o câncer de mama, trazendo estatísticas sobre a incidência da doença, e a enfermeira Maria Raimunda Brito, do setor de oncologia, também falou a respeito do tema. Ela venceu um linfoma de Hodgkin, um câncer no sistema imunológico, e compartilhou um pouco da história dela.
No dia 23, a equipe de nutrição da unidade preparou um cardápio especial com pontos rosas, que foi servido no refeitório, para acompanhantes e colaboradores, para lembrar a importância da campanha. Quem foi até o refeitório também ganhou um brinde alusivo ao Outubro Rosa.
No último dia 30, foi a vez de uma roda de conversa sobre o HPV e o Câncer de Colo do Útero, com a presença do médico Rui Alho. Além das ações, o Regional sorteou alguns exames para as colaboradoras. Foram 20 mamografias, 50 PCCU, duas consultas ginecológicas, 30 combos de exames de: Cea, Ca125, Alfafetoproteina, Ca15-3 e dez colposcopias sorteados.
“O Outubro Rosa é uma campanha mundial de extrema importância e para nós, do HRBA, é fundamental disseminar a prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer entre nossas pacientes, acompanhantes e até mesmo colaboradoras. Por isso, realizamos todas essas ações durante o mês, para promover esta conscientização a todos”, concluiu o diretor-geral do hospital, Gean Francisco Cercal.
Serviço - Localizado no oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.
Texto da Ascom HRBA
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário