segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Professora de Redação do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB)

  Roberta Savana Reis Ribeiro

Professora de Redação do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes para milhões de estudantes brasileiros. Além de avaliar o conhecimento em diversas áreas do currículo escolar, o Enem exige dos participantes habilidades essenciais de comunicação e argumentação por meio da produção de textos que, sozinha, é responsável por 1000 pontos, equiparando-se com as quatro Áreas do Conhecimento (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

Diante dessa relevância, é fundamental que o trabalho de ensino-aprendizagem da produção de texto para o Enem seja bem estruturado, eficiente e proporcione aos estudantes uma preparação sólida para enfrentar esse desafio. Em primeiro lugar, é preciso destacar a escrita como uma competência crucial para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. A habilidade de expressar ideias de forma clara, coesa e coerente é a base para a construção do conhecimento e para a participação ativa na sociedade. x estrutura e do repertório sociocultural de uma redação deve ser visto como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento integral do aluno, e não apenas como uma preparação para o Enem. Uma abordagem eficiente para o ensino da produção de texto no contexto do Enem deve contemplar alguns elementos essenciais.

Primeiramente, é necessário que haja um estímulo à leitura e à análise de diferentes tipos de texto, para que os estudantes compreendam as diversas formas de linguagem presentes na sociedade. Além disso, é fundamental que sejam trabalhados aspectos gramaticais e estruturais da língua, garantindo que os alunos dominem as normas cultas e utilizem-nas de forma adequada em suas redações. Outro ponto crucial é o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes. A produção de texto no Enem exige a defesa de um ponto de vista, embasado em argumentos sólidos e em informações consistentes. Portanto, o suporte para aquisição de repertório sociocultural e, consequentemente, a articulação desse conhecimento deve estimular o desejo pelo pensamento crítico e pela pesquisa, permitindo que os alunos construam argumentações bem fundamentadas.

Além disso, é importante que os professores ofereçam feedback individualizado sobre as redações dos estudantes. Esse retorno é fundamental para que compreendam seus pontos fracos e possam aprimorar suas habilidades ao longo do tempo. Esse acompanhamento próximo dos professores também oportuniza identificar eventuais dificuldades dos alunos e oferecer o suporte necessário para que eles superem esses obstáculos. Contudo, reconhecer a necessidade de aprimorar a habilidade de produzir um texto eficiente em todas as competências exigidas pelo Enem é o primeiro passo para enfrentar desafios tão significativos que perpassam os anos que compreendem não somente o Ensino Médio, mas toda a Educação Básica. Contudo, se esse trabalho for desenvolvido com foco, objetividade e pragmatismo, os estudantes saberão lidar melhor com a pressão por resultados qualitativos e quantitativos.

Para superar esses desafios, é necessário um esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educativo. O investimento em formação continuada para os professores, a disponibilização de materiais didáticos adequados, a valorização da escrita em todas as disciplinas e a criação de espaços de discussão e troca de experiências entre os educadores são medidas que podem contribuir para a melhoria do ensino da produção de texto. Entender a Redação do Enem por meio de Eixos Temáticos traz a construção dessa habilidade para um lugar estratégico e pragmático; caso contrário, os temas de redação são construídos aleatoriamente, dando margem à vulnerabilidade do estudante com relação a alguns temas.

Em síntese, o trabalho de ensino-aprendizagem da produção de texto para o Enem é um desafio importante para a educação brasileira. A capacidade de expressão escrita é resultado de um trabalho consistente que envolve leitura, análise, gramática, argumentação e feedback individualizado. Superar os desafios requer esforços conjuntos, mas o resultado será uma geração de jovens mais preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e profissionais que os aguardam.

Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Mais informações:

Bruno Saviotti

bruno.saviotti@viveiros.com.br 

(61) 9 8598-6889

Mateus Lincoln

mateus@viveiros.com.br

(61) 9 9524-6236


 

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