domingo, 29 de outubro de 2023

Nova resolução do Brasil no Conselho de Segurança da ONU enfrenta impasse


Reunião do órgão nesta segunda não prevê votação do texto e fontes admitem que resolução pode não sair com Brasil à frente do Conselho


Tribuna da Bahia, Salvador
29/10/2023 17:39 | Atualizado há 1 hora e 6 minutos

Compartilhe
Foto: REUTERS/Mike Segar

Depois de quatro resoluções fracassadas no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil tenta emplacar uma quinta resolução, mas as negociações seguem travadas até o momento.

Fontes do Itamaraty afirmam que a reunião prevista no Conselho para esta segunda-feira, às 16h do horário de Brasília, será um briefing aberto com a agência da ONU para refugiados (UNRWA) para tratar da incursão terrestre de Israel na Faixa de Gaza.

O texto da resolução brasileira ainda está em negociação e, por enquanto, não foi chamada uma votação sobre a proposta.

Fontes diplomáticas reconhecem que, diante do impasse, o texto pode não ser votado nos últimos dias do Brasil à frente do órgão. A presidência brasileira do Conselho, com duração de um mês, termina nesta terça-feira (31).

O Conselho de Segurança da ONU tem 15 membros, sendo dez rotativos e cinco com assento permanente: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido. Os membros fixos têm poder de veto sobre resoluções do órgão.

Até o momento foram sugeridas: duas resoluções pela Rússia, vetadas pelos Estados Unidos; uma do Brasil, que obteve a maior adesão, mas foi vetada pelos americanos; e uma dos Estados Unidos, vetada pelos russos.

O Brasil tenta negociar justamente com americanos e russos para que ambos os países não façam vetos cruzados.

Enquanto Washington exige um texto com condenações mais incisivas ao Hamas, que mencione o direito de autodefesa de Israel e não peça um cessar-fogo, a Rússia defende um cessar-fogo imediato e pede que Israel suspenda a ordem de retirada de palestinos do Norte de Gaza.

Fonte: CNN Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário