terça-feira, 26 de setembro de 2023

Queda no preço dos alimentos em julho impacta disponibilidade de marcas em agosto



Índice de Ruptura da Neogrid mostra que no último mês houve menos variedade de ovo, azeite, batata palha, leite condensado, achocolatado e açúcar  

São Paulo, setembro de 2023 – A Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, divulga o Índice de Ruptura de agosto, elaborado com base na análise de 92 categorias de produtos vendidos nos supermercados. Segundo o material, a média geral de indisponibilidade no mês teve ligeiro recuo em relação a julho (0,2%), atingindo 13,4%.  

O estudo também mostra que os itens com menor variedade de marcas nas prateleiras e crescente indisponibilidade, na comparação com julho, foram ovo (16,2%), azeite (13,3%), batata palha (13%) e leite condensado (12,9%). 

Entre esses produtos, apesar de o ovo ser o mais ausente, a batata palha foi a mercadoria com maior variação ante o mês anterior - em que a ruptura foi de 9,4%. O versátil alimento, utilizado do estrogonofe ao cachorro-quente, apresentou o menor estoque médio do ano, com cerca de 100 mil unidades a menos do que em julho. 


De acordo com a Horus, plataforma de inteligência de mercado que é parte do ecossistema Neogrid, a ruptura de agosto é um reflexo da queda dos preços desses produtos no mês anterior, o que fez com que os ovos brancos ficassem 7,14% mais baratos, o azeite extravirgem atingisse um valor 2,61% menor, a batata palha tivesse uma redução de 2,06% e o leite condensado custasse 7,93% a menos.  

Já em agosto, a tendência de preços muda, uma vez que como mostra a Horus, neste mês específico, o ovo apresentou aumento de 11%, o azeite de 10,4%, a batata palha de 6,4% - alcançando a maior alta dos últimos 12 meses - e o leite condensado de 9,4%. 

O levantamento revela que o açúcar e o achocolatado também tiveram altas rupturas – 14% e 13,2%, respectivamente. Contudo, o primeiro, que vinha apresentando aumento de indisponibilidade desde fevereiro, esteve 2,8% mais presente nas gôndolas do que em julho. O segundo também teve uma redução de falta, mas menos expressiva: 0,2%. 


Quanto ao preço, a Horus mostra que os alimentos tiveram comportamento semelhante aos quatro citados primeiramente: redução do valor em julho e aumento em agosto de 12,1% no achocolatado em pó e de 10,04% nos açúcares refinado e cristal. 

Sobre a Neogrid

A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas. Link 

Informações da Neogrid para a imprensa

RPMA Comunicação

neogrid@rpmacomunicacao.com.br

Priscila Zucas - (11) 99433-6836

João Ribeiro - (11) 98151-3704 Fabiano Oliveira - (11) 99287-5957


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário