terça-feira, 26 de setembro de 2023

Fundo Brasil convida defensores de direitos humanos a debater acesso à justiça durante fórum organizado pela CEPAL


Durante os dias 26 a 29 de setembro, o Fundo Brasil de Direitos Humanos, o Fundo Casa Socioambiental e a Artigo 19 participam do segundo Fórum Anual Sobre Defensoras e Defensores de Direitos Humanos em Assuntos Ambientais organizado pela CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe). O encontro será realizado na Cidade do Panamá. No dia 27, as três organizações brasileiras realizarão uma reunião para discutir estratégias de apoio à agenda de acesso à justiça como ferramenta para proteção e defesa da vida dos ativistas. A reunião integra a programação agregada do Fórum e é aberta a interessados, mediante inscrição.

As medidas de proteção e defesa da vida e da integridade das pessoas que defendem direitos humanos e socioambientais no Brasil precisam ser aprofundadas e caminharem para processos de responsabilização aos perpetradores de ameaças e violência, segundo Ana Valéria Araújo, superintendente do Fundo Brasil de Direitos Humanos. “É fundamental ter medidas emergenciais para salvar a vida dessas pessoas, como os apoios proporcionados pelo Fundo Brasil e pelo Fundo Casa. Mas é preciso avançar, entender os meandros dos conflitos, suas origens e implicações, e cobrar responsabilizações”, continua.

Povos originários e populações tradicionais que defendem direitos à terra, ao território e à proteção ambiental e dos modos de vida de suas comunidades são as vítimas mais frequentes de perseguições, ameaças e assassinatos no Brasil, especialmente no contexto amazônico. “Não existe forma de mitigar essa crise se a justiça não amparar os povos originários e as populações tradicionais, que são quem hoje protege o nosso meio ambiente. É preciso que essas pessoas estejam contempladas e sejam enxergadas pela justiça, e esse evento é justamente para se pensar estratégias de como podemos fazer isso”, diz a dirigente do Fundo Brasil.

O Segundo Fórum Anual Sobre Defensoras e Defensores de Direitos Humanos em Assuntos Ambientais da América Latina e Caribe será presencial, com transmissão ao vivo por meio deste link. 

Sobre o Fundo Brasil de Direitos Humanos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação independente, sem fins lucrativos, criada em 2006 por ativistas com a missão de promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social. A fundação faz isso captando recursos para destiná-los a organizações e comunidades que lutam por direitos fundamentais e combatem as desigualdades, a violência institucional e a discriminação em todo o país. Desta forma, a fundação atua como uma ponte, conectando investidores sociais a projetos que transformam o mundo.  

A instituição apoia a busca por justiça racial e de gênero, a luta por direitos dos povos indígenas, de populações quilombolas e tradicionais, por justiça socioambiental na Amazônia e fora dela, por direitos de crianças e jovens, de pessoas LGBTQIA+, de trabalhadores rurais e precarizados, de comunidades impactadas por obras de infraestrutura e empreendimentos urbanos, de vítimas da violência de Estado e seus familiares, a luta contra o encarceramento em massa e a tortura no sistema prisional, entre outras. Para saber mais, acesse o site do Fundo Brasil.

Contatos para a imprensa:

E-mail geral: fundobrasil@agenciaecomunica.com.br

Victor Sartori - victorsartori@agenciaecomunica.com.br - Tel. (11) 99467-4561Fernanda Maia - fernandamaia@agenciaecomunica.com.br - Tel. (11) 99463-0709

Rubens Rinaldi - rubens@agenciaecomunica.com.br - Tel. (11) 99465-2435

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário