|
Atibaia transformou o aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma série de eventos que agitaram a população, no período de 18 a 23 de setembro, durante o 1° Fórum de Mobilização, Organização e Participação da Comunidade no SUS de Atibaia. Rodas de conversa, debates, mobilizações sociais nos Conselhos Locais de Saúde, Mostra de Arte e de Cinema do SUS, caminhada, ação para ampliar cobertura vacinal e uma grande celebração, chamada de “Dia S”, no último sábado (23), movimentaram a cidade, reunindo mais de 1.200 pessoas e lançando a Cartilha de Serviços do SUS Atibaia.
O SUS, que completou 33 anos no dia 19 de setembro, é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
"Aqui em Atibaia, reforço o compromisso de nossa gestão de fortalecer e expandir ainda mais esse serviço, para que ele continue sendo referência em qualidade e acessibilidade para todos", disse o prefeito Emil Ono, que participou de uma mobilização no dia 20, o Café com Prefeito, com trabalhadores gestores em saúde e dos serviços de saúde mental; usuários dos serviços de saúde; Ouvidoria do SUS; Ouvidoria Geral; Conselho Municipal de Saúde; Conselhos Locais de Saúde e sociedade civil.
Para celebrar o aniversário, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou também discussões sobre políticas sociais e saúde mental (Setembro Amarelo), com profissionais da saúde e usuários dos serviços. Juntando arte e saúde mental, a Mostra de Arte do SUS reuniu retratos e obras artísticas produzidas no CAPS II, Centro de Atenção Psicossocial direcionado ao tratamento de adultos com transtornos mentais graves e persistentes, no Centro Cultural André Carneiro.
Aconteceu ainda a 1ª Mostra de Cinema SUS na telona e VaCINE, realizadas pelas secretarias de Saúde, de Educação e de Cultura em parceria com a rede de cinemas Centerplex, apresentando filmes que levam à reflexão sobre a importância de um sistema público de saúde baseado em princípios éticos como a universalidade, equidade e integralidade do direito à saúde. A ação intersetorial VaCINE levou quase 300 crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental às salas de cinema do Centerplex. Antes da visita, mais de 40 crianças receberam várias vacinas e ficaram com a carteirinha em dia. O personagem “Zé Gotinha” recepcionou as crianças no cinema.
No sábado (23), a celebração foi recheada de atrações na Praça da Matriz, com recreação para a criançada com o projeto Lazer na Rua (Secretaria de Esportes e Lazer), barraca do Núcleo de Inclusão Produtiva (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) e serviços como aferição de pressão arterial, vacina, testes rápidos, orientação de saúde bucal, demonstração de atendimento do SAMU, orientações do Departamento de Defesa Animal e amostra dos trabalhos desenvolvidos na área de Vigilância em Saúde.
Houve também apresentação da Banda Sambixas, composta por médico trabalhador da saúde; intervenção teatral por Wanda Cavalcante – esquete inspirada em “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus – Fome como condicionante social em saúde; apresentação humorística “Salto mortal em um copo d'água” – Palhaço Bruno, usuário do serviço do CAPS AD; Roda de Conversa “A praça é nossa e o SUS também: Desafios para mobilização, organização e participação comunitária no SUS”; além da apresentação da Cartilha de Serviços do SUS Atibaia.
O 1° Fórum de Mobilização, Organização e Participação da Comunidade no SUS de Atibaia ainda teve a importância de ampliar os Conselhos Locais de Saúde, órgãos colegiados que auxiliam no desenvolvimento das unidades de saúde, saltando de dois para 14 após a mobilização, distribuídos nas unidades de saúde, incluindo atenção primária e atenção especializada, e nos serviços de pronto atendimento da Santa Casa e da UPA.
"A Secretaria Municipal de Saúde faz um balanço positivo do fórum. Ainda que seja o primeiro, ele indica quais os caminhos dessa gestão compartilhada, sobretudo com os trabalhadores da saúde, as redes de atenção em saúde, e pensar a saúde a partir da articulação com as outras políticas sociais. A participação social foi um ponto alto do fórum, foram mobilizados trabalhadores, gestores e a sociedade civil, com parcerias importantes com o terceiro setor. O debate da saúde pública foi realizado de maneira ampla, universal e equânime. A saúde se faz com articulação intersetorial", afirmou a coordenadora da Comissão Permanente da Carta de Serviços de Saúde de Atibaia e do 1º Fórum de Mobilização, Organização e Participação da Comunidade no SUS no município, Deise Pimenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário