quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Segundo mapeamento de projetos sociais Arte de Toda Gente: conhecer mais para atuar melhor


Programa da Funarte em parceria com a UFRJ promove seu segundo levantamento nacional de projetos sociais ligados a orquestras, artes, patrimônio e acessibilidade. Questionário para participação está disponível no site www.artedetodagente.com.br.

O segundo mapeamento de projetos sociais do Programa Arte de Toda Gente será lançado no dia 4 de setembro de 2023 e tem como objetivo identificar como esses projetos avançam com suas atividades e iniciativas, em todo o país. O levantamento das informações busca compreender melhor a base das ações pedagógicas e artísticas desenvolvidas em cada iniciativa, nas áreas de música, artes integradas, patrimônio cultural, inclusão e acessibilidade. O propósito é a criação de um sistema de dados para melhor estruturar e direcionar as ações do Programa Arte de Toda Gente – ATG, que inclui os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, Bossa Criativa, Um Novo Olhar, Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, Projeto Ópera e Projeto Arte em Circuito. A iniciativa é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com a curadoria de sua Escola de Música.

Questionário para coleta de dados

O sistema de mapeamento conta com um questionário, a ser o preenchido por representantes de projetos socioculturais que atuem com música e arte, e procura identificar sua localização, linhas artísticas, quantitativo de alunos/participantes, ferramentas e indicadores de impacto social, parcerias com órgãos e instituições civis ou governamentais etc., de forma a traçar perfis das iniciativas e pontos a serem atendidos.

Esse questionário ficará disponível e aberto para preenchimento até o dia 30 de setembro de 2023. A equipe do programa fará também contato com representantes dos projetos já cadastrados, para consultas e atualizações dos dados.

A coleta de dados também é feita através de contatos com secretarias de educação, de cultura e outras instituições de cultura e arte, para a complementação de informações. “Para que possamos lidar melhor com a preparação das ações e atividades estruturadas pelos projetos, é de extrema importância analisarmos a amplitude do atendimento e como fazer isso de forma eficaz e com qualidade. Escutar os projetos e compreender como estão lidando com o momento atual, em suas vitórias e desafios, nos dá segurança no planejamento dos novos cursos, para que essas iniciativas possam ser beneficiadas”, reforça o professor Marcelo Jardim, vice-diretor da EM/UFRJ (www.musica.ufrj.br) e coordenador geral do Programa Arte de Toda Gente – ATG.

Primeiro mapeamento aconteceu durante a pandemia

O primeiro mapeamento foi realizado em 2021, no período da pandemia do Covid 19. A coleta de dados ajudou na análise de como os projetos sociais estavam posicionados e na compreensão de como foram afetados em suas áreas de atuação (música popular, música orquestral, coral, teatro, dança, artes visuais etc.). Nessa época, o programa ATG atuava diretamente com três projetos: o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, o Bossa Criativa e o Um Novo Olhar. O resultado do levantamento, além de ampliar a base de informação existente, serviu para orientar ações de extensão do programa a partir das demandas identificadas.

O atendimento a uma dessas demandas deu origem à Academia Arte de Toda Gente (https://academia.artedetodagente.com.br/), plataforma gratuita de cursos e oficinas à distância (EAD), ministrados por profissionais, artistas, professores, reconhecidos em suas áreas de atuação.

A Academia Arte de Toda Gente canaliza todos os cursos em EAD produzidos no âmbito dos projetos, sendo que muitos desses cursos foram criados a partir de demandas surgidas no primeiro mapeamento, em 2021. Atualmente conta com mais de 80 cursos, com média de dois meses de duração cada, e atende aos mais diversos segmentos pedagógicos das artes.

A Academia ATG compartilha conhecimento, metodologia e capacidade de execução técnica e artística, contribuindo para a continuidade das ações realizadas a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo assim a política pública para as artes, desenvolvida pela Funarte, reconhecidamente, a principal promotora e incentivadora de atividades artísticas no país.

Objetivos do segundo mapeamento

Este segundo mapeamento procura compreender o atual perfil dos projetos socioculturais e medir o impacto social das ações realizadas no âmbito dos projetos de extensão do Programa Arte de Toda Gente, o que possibilitará posicionar melhor as atividades em desenvolvimento. Mais recentemente, outras iniciativas passaram a fazer parte do ATG, tais como o Projeto Ópera, o Projeto Bandas e o Projeto Arte em Circuito – que envolvem, igualmente, equipes multidisciplinares, dos mais diversos segmentos das artes.

“Vejo todo o Programa Arte de Toda Gente, através dos diversos projetos que dele fazem parte, como uma grande ação de pesquisa aplicada. As oportunidades para um professor atuar de forma colaborativa com alunos, mestres da cultura popular, músicos populares, artistas com as mais diversas formações e saberes etc. se tornam exponenciais quando essas ações são mantidas de forma sistemática. E isso, da mesma forma, amplia as possibilidades de se aplicar novas metodologias de ensino, respeitando as diversidades de um país como o Brasil, em suas dimensões culturais e territoriais. A Funarte possui expertise nessa área de conhecimento, tendo sido a promotora de inúmeras ações na difusão do ensino das artes e da criação artística. A UFRJ, através de sua Escola de Música, traz o elemento da extensão e o conhecimento de pesquisadores. Essa junção de forças favorece e fortalece as ações artísticas educacionais em âmbito nacional”, completa o professor Marcelo Jardim.

Programa Arte de Toda Gente (parceria Funarte-UFRJ)

O Programa Arte de Toda Gente (www.artedetodagente.com.br), parceria entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolvida através de sua Escola de Música, teve início em 2020. Atualmente são sete os projetos conectados: Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br), Um Novo Olhar (www.umnovolhar.art.br), Arte em Circuito (www.arteemcircuito.com.br), Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música (https://artedetodagente.com.br/bandas-de-musica/) e o Projeto Ópera (https://artedetodagente.com.br/projeto-opera/), XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea (https://bienalmbc2021.artedetodagente.com.br/) e a Academia Arte de Toda Gente (https://artedetodagente.com.br/academia-arte-de-toda-gente/). Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

Serviço:

Segundo Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente

Período: 4 a 30 de setembro de 2023

Questionário no site www.artedetodagente.com.br

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte (www.funarte.gov.br)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (www.ufrj.br)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ (www.musica.ufrj.br)

Outras informações: Programa Arte de Toda Gente (www.artedetodagente.com.br)

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br

Assessoria de Comunicação da Funarte: ccom@funarte.gov.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário