quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Regional de Marabá Fortalece Recuperação de Pacientes com Abordagem Personalizada de Nutrição

Dia do Nutricionista

Regional de Marabá Fortalece Recuperação de Pacientes com Abordagem Personalizada de Nutrição

Nesta quinta-feira 31 de agosto, é celebrado o Dia do Nutricionista. No Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, a equipe de nutrição desempenha um importante papel com planos alimentares personalizados, que auxiliam a recuperação dos pacientes, fortalecendo o seu sistema imunológico.  

O morador de Marabá, Manoel Marx, que se recupera de procedimento cirúrgico na unidade do Governo do Pará, fala da importância do suporte nutricional fornecido na instituição. "No início, eu não entendia por que a comida era tão importante. Mas a nutricionista explicou como certos alimentos ajudariam minha cicatrização e a prevenir infecções. Agora, vejo como a comida certa realmente faz a diferença", destacou.   

O Serviço de Nutrição Clínica do Regional de Marabá adota uma abordagem holística que colabora estreitamente com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Antes de desenvolver um plano nutricional personalizado para cada paciente, a equipe realiza avaliações atualizadas, levando em consideração fatores como histórico médico, diagnóstico atual, restrições alimentares e preferências individuais.  

Eduarda Melissande, nutricionista clínica que atua no hospital, destacou o trabalho desenvolvido na instituição. "Nosso objetivo é melhorar a recuperação e o tratamento de cada paciente por meio da nutrição adequada. Compreendemos que cada indivíduo é único, e é por isso que nossos planos são altamente personalizados para atender às suas necessidades específicas", enfatizou.  

Os nutricionistas do Regional de Marabá também exercem papel educativo, compartilhando informações valiosas sobre escolhas alimentares saudáveis, que são transmitidos aos pacientes, permitindo que eles apliquem de maneira prática após sua alta hospitalar, garantindo a continuidade dos cuidados com a saúde a longo prazo.  

Lactário

As crianças e bebês em tratamento no Regional de Marabá contam com um recurso fundamental para sua nutrição: o Lactário da unidade. O espaço é especialmente projetado para a elaboração e distribuição de fórmulas lácteas infantis, módulos de proteínas e fibras, dietas enterais e suplementos essenciais, que garantem a nutrição adequada dos pacientes em cuidados médicos.  

Coordenado pelo Serviço de Nutrição Clínica, o local segue rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico, com funcionamento 24 horas por dia. Com uma equipe qualificada, produz mensalmente mais de 3 mil mamadeiras, de 30 a 240 ml cada, que são usadas por via oral e por sonda para os usuários internados no hospital  

Há mais de 20 dias, Mayssys Nascimento Soares, da cidade de Parauapebas, acompanha a filha Isabel Soares Cortez, internada na clínica pediátrica da instituição. A prematura chegou na unidade pesando 900 gramas. Com os cuidados da equipe assistencial, e atenção especial à nutrição, a pequena já está pesando quase 2Kg. 

"Não pude amamentar minha filha pois ela era bastante pequena e com baixo peso. Por isso, precisou ser alimentada por meio de uma sonda, utilizando fórmulas infantis que foram disponibilizadas pelo lactário", explicou a mãe.  

Jéssica Ribeiro, nutricionista que atua no Regional do Sudeste, explica que o lactário garante uma alimentação adequada aos pequenos pacientes, principalmente para aqueles que enfrentam dificuldades físicas ou problemas de saúde.  

"Estimulamos a amamentação sempre que possível, contudo, em algumas situações, essa escolha não é viável. Algumas crianças carecem de um acréscimo nutricional, que é indicado pelo médico e monitorado pelo nutricionista e fonoaudiólogo, garantindo que os pacientes obtenham a alimentação segura, ágil e eficiente."  

Benjamin Ferreira diretor executivo do hospital, reforça a importância da nutrição clínica na instituição. "Os nutricionistas desempenham um papel vital em nossa abordagem de cuidados de saúde. Através da colaboração interdisciplinar e do compromisso com planos nutricionais individualizados, promovemos não apenas a recuperação física, mas também a qualidade de vida de nossos pacientes. Nossa equipe está empenhada em oferecer o melhor atendimento possível, confirmando que a nutrição desempenha um papel fundamental nesse processo de cura e bem-estar", destacou. 

Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.  

Fonte: Ascom/HRSP


Atenciosamente,

Ederson Oliveira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário