São Paulo, 31 de julho de 2023 –
Em um cenário cada vez mais acirrado entre empresas, a reputação de uma
companhia se mostra como um dos principais diferenciais para sair na
frente e conquistar clientes. Independentemente do porte do
empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande, ter uma boa imagem é
fundamental para construir confiança junto aos consumidores, parceiros e
investidores. A reputação vai muito além do que se diz sobre um
negócio, e envolve a percepção de sua conduta, integridade e capacidade
de entregar valor.
A
Serasa Experian identificou 10 fatores que impactam a reputação das
empresas e, consequentemente, seus resultados no mercado. O conteúdo
também pode ser conferido na playlist Bora Empreender no YouTube.
Confira:
1) Endividamento:
o endividamento impacta qualquer negócio, afinal, sabemos que o
investimento financeiro é a base para a construção das empresas.
Portanto, o caminho é sanar as dívidas para ter mais recursos para
realizar os investimentos necessários e fazer a atividade acontecer;
2) Fraude:
fraude é uma das formas que pode destruir imediatamente a boa imagem de
uma empresa que foi cuidadosamente construída. Por isso é tão
importante criar acessos que acabem com o risco de fraude dos negócios,
garantindo que a empresa esteja 100% protegida. Lembrem-se também de que
segurança e privacidade de dados, tanto de titulares quanto do negócio
são questões fundamentais para a conformidade com a Lei Geral de
Proteção de Dados (LGPD). A legislação visa assegurar que as empresas
coletem, armazenem e processem dados pessoais de forma transparente e
responsável. Para cumprir com os requisitos da LGPD, é crucial
implementar medidas robustas de segurança da informação;
3) Score CNPJ:
o Score é uma ferramenta para fechar boas parcerias de negócios e
atrair investidores. Trata-se de uma pontuação que indica o quanto uma
empresa é boa pagadora. Quando uma companhia possui um bom histórico de
crédito e uma reputação sólida, ela é percebida como mais confiável e
menos arriscada para as instituições financeiras e potenciais parceiros
comerciais;
4) Quantidade de Consultas de Crédito: outro
fator importante é não ter muitas consultas no score, já que isso pode
impactar a sua pontuação e, como falamos no item acima, o score é
fundamental para a sua boa reputação. Para isso, a ferramenta “Saúde do
Seu Negócio” da Serasa Experian, envia notificações quando acontecem
essas buscas para alertar os empreendedores;
5) Imagem dos Sócios:
uma empresa tem a cara dos seus sócios, isso é fato. E a imagem dos
empreendedores envolvidos impacta diretamente na reputação de cada
negócio. Por isso, é importante cuidar bem da vida financeira e seguir
uma prática de mercado que é separar as finanças pessoais das finanças
da empresa. Dessa forma, você garante que uma não interfira na outra e
não prejudica os negócios;
6) Comunicação:
uma boa estratégia de conteúdo aliada a uma comunicação confiável e
profissional são fatores primordiais para fazer com que a empresa se
conecte com o mercado e com os seus potenciais clientes. Tenha canais
sólidos e mostre tudo o que você está fazendo para garantir a boa saúde
da sua empresa;
7) Transparência:
a transparência é um dos pilares mais importantes na gestão de uma
empresa. Mesmo que o trabalho esteja no início, ao mostrar como são
feitos os processos internos, por exemplo, você permite que seus
clientes e investidores estejam mais próximos do seu dia a dia;
8) Ética: A
ética nos negócios é fundamental para garantir a sustentabilidade e o
sucesso de uma empresa a longo prazo. Proporcionar diretrizes claras aos
colaboradores e fornecedores, orientando-os a atuar dentro de padrões
legais e éticos, é essencial para construir uma cultura de integridade
em todos os níveis da organização. Essa postura fortalece a confiança
dos clientes e parceiros, que se sentirão mais seguros ao fazer negócios
com a empresa. Além disso, ter documentação e registros de treinamentos
relacionados à ética em casos extremos de crises imprevistas pode ser
crucial para atenuar ou mesmo remediar a situação, mostrando que a
empresa estava comprometida em agir corretamente, mesmo diante de
adversidades. Investir em cumprimento de leis, normas e regulamentos,
abrangendo questões financeiras, trabalhistas e ambientais, é um reflexo
do compromisso da empresa em agir de forma ética e responsável;
9) ESG:
as práticas ESG já vêm sendo incorporadas por grandes empresas e os
pequenos e médios negócios podem fazer o mesmo. A reputação também está
associada à como sua empresa atua e se relaciona com os aspectos
sociais, ambientais e de governança. É importante entender que o negócio
possui responsabilidades que vão desde a sociedade até os funcionários,
fornecedores e, claro, o meio ambiente. Além disso, você não pode
esquecer que a importância do ESG com a Sustentabilidade transcende a
mera adoção de práticas ambientalmente responsáveis. É uma abordagem que
visa compreender profundamente toda a cadeia produtiva, com um olhar
holístico e criterioso. A análise minuciosa do processo produtivo, a
origem da matéria-prima utilizada, o tratamento justo e sustentável dado
às pessoas envolvidas, incluindo o regime de contratação, e a
implementação de políticas de crédito que promovam a sustentabilidade,
são fundamentais para garantir que a cadeia cumpra suas obrigações
éticas e ambientais.
10) Digitalização:
um negócio precisa estar inserido na era digital. Esse é o caminho mais
básico para automatizar processos. Utilizando o certificado digital da
Serasa Experian, por exemplo, as empresas ganham em eficiência e começam
o processo de digitalização.
Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube da Serasa Experian como parte do programa voltado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores.
Utilizando
o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de
decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada
exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias
companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer
a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e
fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog
que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de
ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, conquistar mais
clientes.
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