segunda-feira, 31 de julho de 2023

10 fatores que impactam a reputação das empresas, de acordo com a Serasa Experian

 


O conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube, preparado para auxiliar pequenos e médios empreendedores brasileiros

São Paulo, 31 de julho de 2023 – Em um cenário cada vez mais acirrado entre empresas, a reputação de uma companhia se mostra como um dos principais diferenciais para sair na frente e conquistar clientes. Independentemente do porte do empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande, ter uma boa imagem é fundamental para construir confiança junto aos consumidores, parceiros e investidores. A reputação vai muito além do que se diz sobre um negócio, e envolve a percepção de sua conduta, integridade e capacidade de entregar valor.

A Serasa Experian identificou 10 fatores que impactam a reputação das empresas e, consequentemente, seus resultados no mercado. O conteúdo também pode ser conferido na playlist Bora Empreender no YouTube. Confira:

1)  Endividamento: o endividamento impacta qualquer negócio, afinal, sabemos que o investimento financeiro é a base para a construção das empresas. Portanto, o caminho é sanar as dívidas para ter mais recursos para realizar os investimentos necessários e fazer a atividade acontecer;

2)  Fraude: fraude é uma das formas que pode destruir imediatamente a boa imagem de uma empresa que foi cuidadosamente construída. Por isso é tão importante criar acessos que acabem com o risco de fraude dos negócios, garantindo que a empresa esteja 100% protegida. Lembrem-se também de que segurança e privacidade de dados, tanto de titulares quanto do negócio são questões fundamentais para a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A legislação visa assegurar que as empresas coletem, armazenem e processem dados pessoais de forma transparente e responsável. Para cumprir com os requisitos da LGPD, é crucial implementar medidas robustas de segurança da informação;

3)  Score CNPJ: o Score é uma ferramenta para fechar boas parcerias de negócios e atrair investidores. Trata-se de uma pontuação que indica o quanto uma empresa é boa pagadora. Quando uma companhia possui um bom histórico de crédito e uma reputação sólida, ela é percebida como mais confiável e menos arriscada para as instituições financeiras e potenciais parceiros comerciais;

4)  Quantidade de Consultas de Crédito: outro fator importante é não ter muitas consultas no score, já que isso pode impactar a sua pontuação e, como falamos no item acima, o score é fundamental para a sua boa reputação. Para isso, a ferramenta “Saúde do Seu Negócio” da Serasa Experian, envia notificações quando acontecem essas buscas para alertar os empreendedores; 

5)  Imagem dos Sócios: uma empresa tem a cara dos seus sócios, isso é fato. E a imagem dos empreendedores envolvidos impacta diretamente na reputação de cada negócio. Por isso, é importante cuidar bem da vida financeira e seguir uma prática de mercado que é separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Dessa forma, você garante que uma não interfira na outra e não prejudica os negócios;

6)  Comunicação: uma boa estratégia de conteúdo aliada a uma comunicação confiável e profissional são fatores primordiais para fazer com que a empresa se conecte com o mercado e com os seus potenciais clientes. Tenha canais sólidos e mostre tudo o que você está fazendo para garantir a boa saúde da sua empresa;

7)  Transparência: a transparência é um dos pilares mais importantes na gestão de uma empresa. Mesmo que o trabalho esteja no início, ao mostrar como são feitos os processos internos, por exemplo, você permite que seus clientes e investidores estejam mais próximos do seu dia a dia;

8) Ética: A ética nos negócios é fundamental para garantir a sustentabilidade e o sucesso de uma empresa a longo prazo. Proporcionar diretrizes claras aos colaboradores e fornecedores, orientando-os a atuar dentro de padrões legais e éticos, é essencial para construir uma cultura de integridade em todos os níveis da organização. Essa postura fortalece a confiança dos clientes e parceiros, que se sentirão mais seguros ao fazer negócios com a empresa. Além disso, ter documentação e registros de treinamentos relacionados à ética em casos extremos de crises imprevistas pode ser crucial para atenuar ou mesmo remediar a situação, mostrando que a empresa estava comprometida em agir corretamente, mesmo diante de adversidades. Investir em cumprimento de leis, normas e regulamentos, abrangendo questões financeiras, trabalhistas e ambientais, é um reflexo do compromisso da empresa em agir de forma ética e responsável;

9)  ESG: as práticas ESG já vêm sendo incorporadas por grandes empresas e os pequenos e médios negócios podem fazer o mesmo. A reputação também está associada à como sua empresa atua e se relaciona com os aspectos sociais, ambientais e de governança. É importante entender que o negócio possui responsabilidades que vão desde a sociedade até os funcionários, fornecedores e, claro, o meio ambiente. Além disso, você não pode esquecer que a importância do ESG com a Sustentabilidade transcende a mera adoção de práticas ambientalmente responsáveis. É uma abordagem que visa compreender profundamente toda a cadeia produtiva, com um olhar holístico e criterioso. A análise minuciosa do processo produtivo, a origem da matéria-prima utilizada, o tratamento justo e sustentável dado às pessoas envolvidas, incluindo o regime de contratação, e a implementação de políticas de crédito que promovam a sustentabilidade, são fundamentais para garantir que a cadeia cumpra suas obrigações éticas e ambientais.

10)  Digitalização: um negócio precisa estar inserido na era digital. Esse é o caminho mais básico para automatizar processos. Utilizando o certificado digital da Serasa Experian, por exemplo, as empresas ganham em eficiência e começam o processo de digitalização.

Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube da Serasa Experian como parte do programa voltado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores. 

Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, conquistar mais clientes. 


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br. 

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Equipe de Relações com a Imprensa

Maria Sossmeier | (55 11) 3060-3366 | maria.sossmeier@edelman.com

Nicole Barreto | (55 11) 3060-3366 | nicole.barreto@edelman.com

Victória Bernardes | (55 11) 9 7556-5011 | victoria.bernardes@edelman.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário