POLITICA LIVRE
Na próxima quarta-feira (31), às 9 horas, será lançado em Itagi, cidade situada na região centro-sul da Bahia, a cerca de 331 quilômetros de Salvador, o Governo Sem Papel, programa cujo objetivo é reduzir gastos e aumentar a eficiência na administração do município, permitindo que as informações e os documentos passem a tramitar de forma digital e, com a segurança da criptografia digital em nuvem, sejam acessados de qualquer lugar. A expectativa é que a Prefeitura tenha um ganho de produtividade com redução de gastos e tempo para execução de tarefas.
Segundo Elton Mota, diretor de Operações da Zerodox, startup responsável pela implantação do programa, a aquisição do programa pela Prefeitura de Itagi irá proporcionar muitos benefícios para a administração. “Em primeiro lugar haverá uma redução significativa dos gastos públicos e também dos prazos para prestação de serviços da administração. O programa também possibilitará mais facilidade no trabalho dos servidores, mais transparência e redução do impacto ambiental. Além disso, as pessoas terão acesso remoto, ou seja, de suas próprias casas, aos serviços e canais da prefeitura”, explicou.
Dessa forma, os servidores do município passarão a realizar tarefas com mais agilidade e mecanismos de busca capazes de encontrar qualquer palavra de qualquer documento, em segundos. A ideia é que o acesso via Internet irá permitir uma produção com mais rapidez, além de encaminhamento dos documentos para outras áreas ou órgãos a qualquer hora e de forma imediata.
Mota ainda ressaltou que o direito de converter documentos para o formato digital, com plena validade jurídica, ou seja, amparado pelas leis vigentes no país, geraram essa oportunidade de colocar em prática, o governo sem papel. “Vale ressaltar que o armazenamento dos dados é feito com a segurança da criptografia digital, em nuvem. O tratamento de dados é realizado em conformidade com os parâmetros estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, afirma.
Em Itagi, o programa está em fase de implantação. O próximo passo será a apresentação aos agentes públicos do município e o mapeamento de todos os processos administrativos a serem digitalizados.
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