Para especialistas volta do carro popular encontrá resistência dos consumidores que vão preferir recorrer ao usado completo a comprar um zero pelado.
1 dia, 9 horas e 36 minutos
Por Vagner Aquino
A receita é antiga. Para baratear os veículos atuais, e enquadrá-los dentro dos valores e exigências do pacote de incentivos fiscais do governo federal, que visa a volta do carro popular, as montadoras deverão ressuscitar os modelos "pelados". Assim eram chamados os automóveis que vinham de fábrica quase sem equipamentos. Quem não se lembra dos saudosos Fiat Mille e Volkswagen Gol, por exemplo, que até a década de 2000 vinham sem qualquer equipamento extra? E era normal. Hoje, a coisa já não funciona bem assim. Dificilmente o consumidor vai abrir mão de itens como ar-condicionado, por exemplo. Levantar os vidros na manivela e trancar o carro na chave, então, virou algo impensável. Sem contar que, numa época em que os poucos telefones celulares existentes não tinham qualquer tipo de interação com o carro, havia outro comportamento. Era comum se contentar com toca-fitas, toca-CDs ou mesmo manter por anos aquele tampão no lugar do sistema de som.
É por essas e outras que alguns especialistas, conforme noticiou o Jornal do Carro na semana passada, não creem na volta do carro popular. Até mesmo porque, além da impossibilidade de retirar alguns equipamentos (como os obrigatórios airbags e freios ABS, por exemplo), muitos consumidores vão preferir recorrer ao usado completo a comprar um zero pelado.
Peugeot tem promoção - Mas, de olho na clientela que prefere o cheirinho de carro novo e não opta por modelos de segunda mão, já tem montadora depenando conteúdos para deixar seus carros mais baratos. A Peugeot, por exemplo, passou a oferecer o 208 Like a partir de R$ 69.990.
A versão de entrada do hatch, com motor 1.0 Firefly de três cilindros e câmbio manual de cinco marchas, perdeu alguns itens para chegar neste montante. Agora, quem desejar equipamentos como central multimídia com tela de 10,3" e conexão wireless de Android Auto e Apple Carplay, luzes diurnas iluminadas com LEDs (DRL), volante multifuncional e retrovisores elétricos (antes, de série), precisa desembolsar R$ 3.000 extras. Desse modo, tais itens migraram para o pacote opcional Pack Tech, que adiciona R$ 3.000 - total: R$ 72.990.
Fonte: Jornal do Carro
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