segunda-feira, 29 de maio de 2023

Imposto de Renda: não entreguei minha declaração. E agora?

 


Carlos Castro, CEO da SuperRico, plataforma de planejamento financeiro, explica o que fazer se perder o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda

“Os contribuintes que não entregaram a declaração estão sujeitos à multa prevista pela Receita Federal. Portanto, eles devem fazê-la e entregá-la o quanto antes. Isso deve ser feito por meio do programa da Receita Federal. Em seguida, quitar as taxas de multas para normalização da situação fiscal”, explica Carlos Castro, CEO da SuperRico, plataforma de planejamento financeiro.

“Se o atraso na entrega da declaração for superior a 20 meses, o contribuinte ficará sujeito a pena por crime de sonegação fiscal, que prevê reclusão de 2 a 5 anos. Além disso, o fisco pode cobrar o imposto devido acrescido de uma multa de até 150% da taxa referencial, a Selic”, complementa.

Uma vez regularizada a situação fiscal, Carlos Castro reforça a importância de começar o planejamento da declaração de 2024. “A organização do Imposto de Renda deve acontecer ao longo de todo o ano fiscal, que vai de janeiro a dezembro”, destaca o especialista. “Quando existe um planejamento financeiro prévio, o contribuinte já sabe qual é a sua renda, quais são as despesas dedutíveis e tem todas as informações necessárias para escolher entre a declaração completa ou simplificada. Assim, a declaração vai, na verdade, estar pronta já em dezembro. Sobra tempo, então, para identificar meios para otimizar o valor do imposto como, por exemplo, pelo aumento de dedução com aporte em previdência PGBL ou mesmo fazendo uma doação”.

Sobre Carlos Castro

Planejador Financeiro certificado CFP® (Certified Financial Planner), certificado pela Planejar - Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. É formado em Engenharia Elétrica, com pós-graduação em Administração de Empresas e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Finanças pelo Insper. Especialista em Negócios Internacionais pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Possui certificação em investimentos pela Ancord, previdência e análise de riscos pela Susep. Participou do Exponential Innovation Program na Singularity University e é Exponential Thinker no Abundance 360. É membro do G100 Brasil (Núcleo de Estudo do Desenvolvimento Empresarial e Econômico). É associado do FPA (Financial Planning Association) nos Estados Unidos. É professor de Cenários Econômicos Globais na Business School São Paulo. Professor de Tecnologias Financeiras e Gestão de Riscos e Proteções na Escola de Gestão Galícia Educação.  Jurado do Prêmio ABEMD (Associação Brasileira de Marketing de Dados).

SuperRico

Criada em 2014, a SuperRico promove o bem-estar financeiro das pessoas, diretamente (B2C) ou através das empresas onde elas trabalham (B2B) e usa a tecnologia como uma aliada para levar educação financeira continuada para todos. Sua missão é mitigar o risco de longevidade da população brasileira democratizando o acesso a Planejadores Financeiros Pessoais para que a sociedade conquiste e mantenha uma vida financeira saudável. A SuperRico trabalha com palestras, workshops, atendimentos, consultorias e conta com uma plataforma de negócios que empodera os Planejadores Financeiros para uma atuação independente via franquia. A empresa usa a Curva de Vitalidade Financeira© como metodologia para as pessoas acompanharem a progressão e o alcance de seus objetivos, além de medirem o nível de bem-estar financeiro. Mais informações: www.superrico.com.br ou no canal no Youtube -- SuperRico – Projetos de Vida.

Mira Comunicação

Juliana Miranda

Yolanda Drumon

Renata Tomoyose

Bárbara Souza

(11) 99266-7681

pautas@miracomunica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário