sábado, 1 de abril de 2023

Alto custo: acidentes geram perda total em carros elétricos

 

Alto custo: acidentes geram perda total em carros elétricos

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Foto: Patrick Fallon/Zuma.

Os carros elétricos ainda são como um abissal inexplorado, pois, só agora o mundo está aprendendo o que acontece com ele ao chegar a 10 anos e, pior, mais nitidamente o que ocorre em caso de acidente.

Não estamos falando em incêndios incontroláveis ou explosões de suas células de baterias, mas do que dá para recuperar em um acidente. A resposta é clara: nada. É perda total na maioria das vezes.

O problema está no alto custo de baterias, módulos de controle eletrônico e motores elétricos, que praticamente tornam inviável recuperar um carro BEV em caso de um acidente similar ao de um carro a combustão.

No entanto, desses três elementos, notadamente a bateria é o grande vilão, pois, ela representa até 60% da composição de preço de um carro elétrico.

Ainda que o custo das baterias de lítio tenha caído de US$ 1.355/kWh em 2008 para apenas US$ 153/kWh em 2022, ele ainda não está no patamar ideal, que é abaixo de US$ 100 por kWh.

Células LFP ou lítio-fosfato de ferro, estão ajudando a baixar o preço, mas mesmo assim, na média continua muito alto e isso impacta na hora de uma eventual reposição em caso de acidente.

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Amassados que podem comprometer a autonomia ou, pior, a segurança, com vazamento de componentes químicos internos ou mesmo do líquido de refrigeração, exigirão a reposição.

Então, numa automóvel elétrico com alguns anos de uso, isso se torna impraticável, bem como em modelos mais recentes, pois, também é preciso considerar a reparação do próprio carro.

Nos EUA, muitos carros elétricos até com baixa quilometragem estão sendo leiloados ou vendidos como sucata para recuperação de peças e componentes pelo mercado de autopeças usadas.

As seguradoras não querem arcar com a cara e difícil reparação de baterias, levando boa parte dos sinistros direto para o ferro-velho.

Mesmo assim, a reciclagem desses carros ajudará à indústria se for feito em uma escala maior e organizada, pois, as baterias podem ser recicladas, voltando ao ciclo de produção de novos.

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