quinta-feira, 2 de março de 2023

Um novo jeito de olhar a pessoa com obesidade é tema campanha da ABESO para o Dia Mundial da Obesidade, em 4 de março

 

Vanessa Mastro

Tel: +55 11 99445-0160

Email: vanessa.mastro@vanessamastro.com.br


O Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 4 de março, foi definido pela WOF (World Obesity Federation), entidade à qual a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) é afiliada. O tema deste ano é ‘Changing perspectives: let’s talk about obesity’, que no Brasil será trabalhado como ‘Um outro jeito de olhar’. “O objetivo é dar voz às pessoas com obesidade, estimulá-las a falar, e, claro, ouvi-las. Como associação dedicada ao estudo da obesidade não faz sentido termos acadêmicos discutindo artigos científicos sem saber do próprio paciente o que pode ser melhorado em seu atendimento, o que tem um impacto muito grande na adesão ao tratamento e, consequentemente, em sua saúde e qualidade de vida”, esclarece o presidente da ABESO, dr. Bruno Halpern. Para isso, haverá uma série de ações:

 

·      Criação de um departamento para dar voz às pessoas com obesidade – “Queremos que o paciente participe mais da ABESO, essa, aliás, será uma marca da nossa gestão. Sabemos que a gordofobia existe, inclusive nos consultórios, mas que também há médicos muito bem intencionados que acabam afastando o paciente pela forma como se comunicam. Estudos já mostraram que problemas de linguagem interferem diretamente no cuidado e atendimento médico. Daí a importância de promover esse diálogo para aproximar profissionais e pacientes. E é com essa intenção que estamos configurando este novo departamento, que contará com representantes de pessoas com obesidade, e que se manterá depois das comemorações do Dia Mundial da Obesidade”, garante o presidente da ABESO.

 

·      Divulgação de histórias sobre como é viver com obesidade “Nos canais oficiais da ABESO estamos pedindo para que as pessoas nos contem, por texto ou vídeo, como é viver com sobrepeso e obesidade, como elas se cuidam e como se sentem. A ideia é fugir de histórias na linha do ‘como emagreci’ ou ‘quantos quilos perdi’, porque acreditamos que o objetivo sério e ético da obesidade não seja necessariamente ‘normalizar’ o IMC; e esses depoimentos podem dar essa impressão. Queremos saber da vida real das pessoas com obesidade, que depois será compartilhada nos nossos canais oficiais”, diz o dr. Bruno Halpern. Para saber mais, acesse https://abeso.org.br/se-voce-tem-obesidade-conte-a-sua-historia.

 

·      Lançamento de e-books gratuitos – “Teremos um sobre PANCS, as plantas comestíveis não-convencionais, como ora-pro-nóbis, trapoeraba, capuchinha e taioba, entre outras que a gente encontra até na rua. Elas enriquecem o prato, favorecem a saúde, contribuem para um sistema alimentar mais sustentável e são uma excelente opção para quem diz que não gosta de vegetais. O outro e-book será sobre como perdas de peso menores que as que normalmente se preconizam podem já melhorar a saúde e a qualidade de vida e levar a um estado de ‘obesidade controlada’”, explica o presidente da ABESO.

 

A Diretoria da ABESO está à disposição para mais informações e entrevistas para a imprensa.

 

Abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário