quinta-feira, 30 de março de 2023

Estudantes da Rede Pública de ensino criam aplicativo de combate ao Analfabetismo e ganham viagem para os EUA

 


Equipe Tabocatec foi a campeã da 5ª edição do Desafio TACK, disputado por 300 alunos de todas as regiões do país, idealizado pela Id Cultural e realizado em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro

Com a missão de democratizar o acesso à educação e auxiliar no combate ao analfabetismo, a partir do uso de tecnologias, nasceu a Tabocatec. Uma startup formada por cinco alunos da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho, de Vitória de Santo Antão, no interior de Pernambuco. Após vencerem, em novembro de 2022, a 5ª edição do Desafio TACK, idealizado pela Id Cultural e realizado em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro, os jovens – que têm entre 16 e 18 anos, receberam como prêmio uma viagem para participar da Brazil Conference, em Boston. Além de acompanhar toda a programação do evento, os jovens – que têm entre 16 e 18 anos – ainda farão uma visita guiada à Universidade de Harvard e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O embarque aconteceu nesta terça-feira, dia 28.

No total, 40 estudantes de todo o Estado do Rio de Janeiro participaram da iniciativa, representando seis escolas fluminenses, dentre as 28 de todas as regiões do Brasil que marcaram presença na 5ª edição do Desafio TACK, que, em 2022, contou com 300 estudantes da rede pública de ensino de todo o país, distribuídos em 62 equipes. Durante o desafio cultural e empreendedor, Anne, Arthur, Douglas, Keven e Matheus apresentaram a ideia campeã: um aplicativo que tem como objetivo ajudar a reduzir o analfabetismo no Brasil. Por meio de uma plataforma gamificada, acessível a pessoas de todas as idades, o grupo pretende incluir na sociedade pessoas que são geralmente excluídas por serem analfabetas.

 

APP ALFABYTE foi desenvolvido para que pessoas analfabetas consigam desenvolver sua alfabetização e letramento. O recurso de áudio descrição está presente em todas as telas do aplicativo, a fim de proporcionar ao usuário uma experiência bem intuitiva, para que se aproveite ao máximo os recursos oferecidos, como a área “meu progresso”, na qual o usuário analisa o tempo de dedicação e sua evolução. Os conteúdos são distribuídos em diferentes níveis e na biblioteca cultural. Há alguns livros brasileiros, que serão disponibilizados em alguns capítulos, para que o usuário possa iniciar seu processo de leitura com guia de palavras e imagens. Assim, a busca por conhecimento acontece de forma simples, prática e interativa.

 

— O Tack Festival proporciona uma experiência incrível para os jovens vencedores do Desafio Tack. A equipe Tabocatec, de Pernambuco, vencedora da 5ª edição, está curtindo demais a vivência no exterior e superanimada para a participação na Brazil Conference. Esse projeto é a realização do nosso ideal de utilizar a cultura como agente de transformação. Está sendo uma experiência incrível e muito gratificante — comemora Rafael Villas-Bôas, gerente de Produção da Id Cultural, que está acompanhando os alunos durante a viagem, assim como dois professores da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho.

Sobre o Desafio TACK

O Desafio TACK acontece em parceria entre a JA Rio de Janeiro, uma ONG de educação empreendedora para jovens, e a Id Cultural, empresa idealizadora do projeto e do TACK Festival, com o intuito de promover a aprendizagem e estimular a criatividade e o empreendedorismo jovem, depositando credibilidade na força da juventude para gerar ideias e soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. Em 2022, o Desafio contou com a participação de 300 alunos de escolas públicas de todas as regiões do Brasil, que fizeram uma inscrição prévia. Os participantes são instigados a desenhar o modelo de negócio de uma startup que solucione problemas reais. O foco da última edição foi tecnologia, inovação e cultura. Assim como em 2021, as etapas foram 100% online.

“A metodologia usada é do nosso programa Innovation Camp, que prevê mentorias para os participantes e aplicação de técnicas práticas para desenhar um modelo de negócios, durante todo o desafio. O objetivo dessa experiência educacional é que os alunos, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto, utilizando ferramentas de design thinking. Durante o processo, eles contam com a ajuda de mentores e voluntários com experiências na metodologia que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento da ideia”, destaca Michel Mesquita, coordenador de Projetos na JA Rio de Janeiro.

Já o TACK Festival é um projeto de inovação, tecnologia e criatividade, que tem a finalidade de gerar transformação a partir de ideias e da capacidade de realizar. Foi idealizado para desenhar novos rumos para questões que impactam e ajudam a moldar uma nova cultura, uma nova forma de pensar e agir. Além de ser um lugar onde pessoas e ideias se encontram, onde a informação se conecta à diversão, e onde a vontade de aprender, fazer e empreender ganha uma nova dimensão.

Sobre a Brazil Conference

A nona edição da Brazil Conference vem aí! A edição de 2023 acontecerá nos dias 31 de março, no Massachussetts Institute of Technology, e 1 de abril, na Harvard University (Cambridge/MA).

O evento é realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil. Discutimos temas relacionados à política, economia, cultura e sociedade. A iniciativa tem como missão estabelecer um espaço plural para o debate, criando ideias sobre o futuro do nosso país e fomentando as transformações que melhorarão as vidas do maior número de brasileiros.

Sobre a Id Cultural

Fundada em 2008, a Id Cultural é uma das mais reconhecidas e competentes empresas de marketing cultural do Brasil. Através de um sistema meritocrático inédito no setor, envolvendo sócios, funcionários e parceiros estratégicos, valorizamos quem entrega resultados acima do esperado para que possamos superar todas as expectativas de nossos clientes.

A Id Cultural tem o foco no exemplo. Chamamos de “Cultura Exemplar”.

Temos como missão tornar cada projeto que realizamos em exemplo a ser seguido. O resultado é o crescimento exponencial da Id nos últimos anos.

Nossa filosofia é oferecer aos nossos clientes a melhor experiência possível.

Saiba mais: https://www.idcultural.com.br

Sobre a JA Rio de Janeiro

A Junior Achievement (JA) é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre educação financeira, mercado de trabalho e empreendedorismo para adolescentes e jovens da América Latina. A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões de jovens no mundo, com o propósito de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais no público de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social – principalmente, estudantes de escolas públicas e jovens que não estudam nem trabalham, a fim de criarem e potencializarem comunidades mais prósperas. No ano passado, foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como a 6ª ONG mais influente do mundo, pela thedotgood. Indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022 e 2023, está entre os 100 melhores locais de trabalho para inovadores, segundo a Fast Company.

Presente em mais de 100 países, a JA está há quase quatro décadas no Brasil impactando mais de 5,7 milhões de jovens com o apoio de mais de 200 mil voluntários. No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas e experiências educacionais. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, realizados em parceria com as secretarias de Educação e instituições de ensino do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de pessoas doadoras, educadoras, voluntárias e gestoras, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes, jovens e pessoas socialmente vulneráveis para a vida, em todas as suas dimensões.

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br.

RPM Comunicação

Camilla França

camilla@rpmcom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário