terça-feira, 28 de março de 2023

Entenda mais sobre SEO copywriting

 


Conheça a ferramenta SEO copywriting que se trata da união de dois instrumentos importantes do marketing.

SEO é a sigla de Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca. Define-se por um conjunto de técnicas utilizadas para trazer melhorias no posicionamento de determinada página nos resultados de sites de pesquisas.


Através dessa ferramenta, é possível que seu site chegue a ser o primeiro para palavras-chaves que são relacionadas ao seu negócio e suas páginas.

O Copywriting em sua definição, é a atividade de escrever textos persuasivos direcionados ao marketing, ou seja, é a criação de conteúdos assertivos para diversas áreas de atuação que faz parte da estratégia de marketing.

Em conjunto, o SEO copywriting é uma forma de redigir textos para conteúdos online e que envolve a otimização do conteúdo da internet através do uso de palavras-chave. O objetivo desta técnica é direcionar o tráfego dos mecanismos de pesquisa.

Esse processo oferece benefícios na criação de conteúdos que melhor se adaptem a pesquisa online do usuário, sendo projetada para atrair usuários humanos e atender aos algoritmos dos mecanismos de pesquisa.

Como por exemplo, quando um usuário busca conteúdos relacionados à laudo nr10, ele será direcionado a sites que abordem esse assunto, mas, sites que possuem conteúdo otimizado e redigido com base nesta ferramenta, possuem melhor desempenho.

A combinação das técnicas, se encaixa em um amplo campo de otimização dos mecanismos de pesquisa, utilizando uma variedade de táticas como:

  • Hiperlinks;

  • Velocidade de carregamento;

  • Inserção de palavras-chave;

  • Uso moderado de pop-ups.

Assim, o principal objetivo é trazer a possibilidade de páginas na internet terem uma classificação mais alta nos resultados permitindo que seja direcionado o tráfego orgânico dos sites.

Importante compreender que há diferenças entre o copywriting tradicional e o SEO Copywriting, entenda como essa estratégia funciona.

Características do SEO Copywriting

O SEO Copywriting possui elementos importantes em sua composição, iniciando pelo copy que consiste em qualquer tipo de texto que possui como objetivo persuadir pessoas a agir, como acessar um dos links presentes no texto.

Por exemplo, durante a busca de um consumidor por mármore branco, este cliente se deparou com diversas opções da peça e através de um artigo, passou a pesquisar mais sobre o material e seu uso.

Foi incentivado através do conteúdo apresentado e também, pela diversidade de fontes aplicadas ao conteúdo. Sendo assim, o artigo foi atrativo e persuasivo.

A composição do copy consiste na estruturação do conteúdo que poderá incluir títulos, subtítulos e tantos outros itens. A versatilidade, permite sua aplicação em meta descrições, postagens, anúncios, entre outros.

Nesta modalidade, permanece o uso de palavras-chave que auxiliam na atribuição da classificação de pesquisa sobre determinado conteúdo. Desta forma, a ferramenta considera termos que seu público poderá vir a procurar.

Tornando-as o aspecto mais decisivo para que o usuário realize a leitura do título.

Outro ponto importante a ser compreendido sobre esta ferramenta, é sobre a inclusão dos títulos ou meta descrição. São considerados elementos básicos e essenciais por influenciar na decisão do usuário de acessar determinado link nos resultados de busca.

Quando comparado a itens físicos, podemos assemelhar aos cartões de visita, onde possui informações básicas como nome, telefone e endereço que podem corresponder ao título e resumo do conteúdo, por exemplo.

Imagine um site de cobertura retrátil. Além de ter o catálogo, também possui conteúdos direcionados aos materiais utilizados, as técnicas de atendimento e explica para o consumidor os tipos de coberturas para cada local.

Além de ser um site de vendas, também poderá ser estruturado com a ferramenta e direcionar o público para um ambiente único e com diversidade.

SEO Copywriting ou Marketing de Conteúdo?

Suas semelhanças são notáveis, ambos abordam a redação e produção de conteúdos para páginas e sites, porém são estratégias distintas.

Cada modalidade possui sua característica e finalidade, enquanto um envolve a criação de um novo conteúdo original com objetivo de atrair novos clientes a longo prazo, o outro já se refere a inclusão de palavras que preenchem um site e motivam um visitante a fazer algo.

Porém, cada um representa uma oportunidade para se comunicar com um determinado público.

Enquanto no marketing de conteúdo concentra-se esforços em atrair clientes para compra de produtos e serviços, essa estratégia procura convencer gradualmente os clientes que a solução indicada é a mais confiável e útil.

Outras diferenças nos métodos é a forma de redigir o conteúdo. No SEO Copywriting utiliza a forma mais direta com o intuito de informar e motivar os visitantes a agir gerando uma ação imediata.

Então, através desses conteúdos, o usuário inicia uma busca por itens domésticos e finaliza e quando pausa essa procura, já está em um ponto totalmente diferente, procurando por cola de sapateiro preço por exemplo.

A função de um SEO Copywriting é baseada em criar conteúdos que sejam capazes de impulsionar as classificações de um site ou uma página. Apesar de ter características que se assemelham ao de um especialista em SEO, não são profissões exatamente iguais.

Enquanto um especialista se concentra em analisar, revisar e executar alterações nos conteúdos com o intuito de melhorar a posição de um site em um dos mecanismos de busca, o SEO Copywriting cria conteúdos novos e originais que apoiem a estratégia do especialista.

O objetivo é equilibrar a escrita para atrair os usuários ou persuadir. Relembrando que as principais metas nessa modalidade é redigir um conteúdo original otimizado para os sites de busca.

Aplicações do SEO Copywriting

As aplicações desta ferramenta são diversas. Permite ser aplicada em desenvolvimento de conteúdos para áreas como instalação de vrf com o intuito de melhorar o desempenho de resultados em mecanismos de busca e trazer informações sobre o serviço prestado.

O trabalho é bem detalhado e inicia-se desde o título do conteúdo até a qualidade do que é apresentado. Geralmente, possui uma abrangência diversificada, que poderá abordar questões técnicas de determinado assunto ou somente informativos para o público-alvo.

Algumas das principais características para aplicar esta ferramenta são:

1.    Títulos

Títulos bem elaborados, que possuem uma dúvida ou curiosidade, tendem a ser mais atrativos. Lembre-se que os resultados gerados em mecanismos de busca, serão sempre através do título, sendo essa a porta de entrada para o interesse do público-alvo.

Então, ao tratar de assuntos como polimento de pisos sp, é importante que possua algo chamativo no título e que referenciam o assunto. Neste caso, é comum a aplicação de palavras-chave.

2.    Meta description

A descrição de seu conteúdo é tão importante quanto o título, e denomina-se como Meta description. É uma estratégia comum e muito importante para a produção de conteúdo, pois através desse tópico, se têm um auxílio para despertar interesse nos usuários.

No Meta description, também é importante o uso de palavras-chave que referenciam o tema abordado no texto. Por exemplo, na empresa de ladrilho hidráulico preço, foi desenvolvido conteúdos que explicassem a aplicação deste produto.

Colocou-se no título algo que abrisse porta para explicar o que seriam os ladrilhos e no Meta description, um breve resumo com as palavras-chave como hidráulico, preço e aplicações.

3.    Conteúdos relevantes

Apesar de existirem manuais que dão diversas dicas para construir um conteúdo assertivo para internet, a qualidade neste processo deverá ser a prioridade. Um texto bem redigido com boas técnicas é capaz de atrair o leitor.

Desta forma, é possível gerar um tempo de permanência maior, trazendo maior visibilidade que gera maior tempo de permanência - métrica utilizada pelos algoritmos com o intuito de chegar até o público-alvo.

4.    Palavras-chave

Apenas a inserção de palavras-chave quando aplicadas de forma incorreta, não garante o sucesso e engajamento do seu texto. Fique sempre atento às repetições e insira de forma natural em seu texto.

O ideal, é aproveitar pontos em que há possibilidade de inserção de exemplos. Pode-se dizer que faz parte da conclusão da linha de raciocínio. Precisa ser algo natural durante a leitura do texto, assim como o meio fio de concreto nas ruas.

Você sabe que ele está lá, mas não sente a presença a ponto de interromper sua caminhada para observá-lo e compreender sua funcionalidade.

O trabalho de potencialização do tráfego para páginas da web é uma necessidade básica para qualquer estratégia de Marketing de conteúdo, assim, torna-se um trabalho que deve ser realizado de forma contínua com o intuito de redigir conteúdos relevantes.

Através do SEO Copywriting, é possível realizar melhorias em suas publicações de modo que despertem interesse nos usuários e sejam certeiros para conquistar os melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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