terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Varejo de moda: três tecnologias para aumentar as vendas do setor

 


Por Igor Castro

A digitalização mudou os hábitos de consumo de muitas pessoas. Antes limitadas a irem presencialmente em suas lojas favoritas para adquirir os produtos desejados, hoje esse processo pode ser feito no conforto de suas casas, com extrema praticidade e segurança. Dentre os segmentos que mais se beneficiaram com essa transformação, o varejo de moda foi um dos que mais se destacou – enxergando o potencial de abrangência de suas vendas por meio destes canais online desde que prezassem por um atendimento personalizado, amistoso, e uma jornada marcante com o auxílio da tecnologia em suas estratégias.

Este era um movimento já visto há anos no setor, mas que com a pandemia, acabou se intensificando devido à impossibilidade de os compradores irem fisicamente adquirir seus itens. Obrigados a se adaptarem a este novo cenário, a evolução destas plataformas fez com os que canais digitais ficassem mais robustos e preparados para atender este consumidor, incorporando ferramentas que permitissem um maior entendimento sobre o perfil de cada cliente, suas preferências de moda e meios de ofertar itens aderentes a essas características.

Segundo uma pesquisa feita pela Conversion em 2021, o varejo de moda registrou 1,51 bilhão de acessos no e-commerce naquele ano, em uma quantia 52% maior em relação ao ano anterior. Hoje, uma boa jornada de compra neste segmento precisa unir os ambientes físico e digital, obtendo informações sobre seus perfis e utilizando estes dados de maneira inteligente para engajá-los com a marca, fidelizá-los e garantir uma experiência satisfatória.

Dentre os recursos disponíveis no mercado para estimular esse objetivo, veja os mais assertivos:

#1 Realidade aumentada: a aceleração tecnológica neste segmento traz uma vivência de compras online muito parecida – e, as vezes até melhor – do que a presencial. A realidade aumentada no varejo de moda une o presencial ao eletrônico, permitindo que os consumidores ‘provem’ os produtos digitalmente através de qualquer dispositivo tecnológico com câmera. Assim, o software desenvolvido insere o item desejado no mundo real, ajudando a enxergar como uma determinada peça ficaria fisicamente e, até mesmo, a encontrar o tamanho e tipo ideal para cada um.

#2 Aplicativos e compra online: independentemente de onde a loja esteja situada, os aplicativos e plataformas de compra ampliam o alcance da marca, permitindo que os consumidores encontrem as informações sobre os produtos desejados e adquiram seus serviços em regiões distantes. A eficiência e aumento nas vendas é um dos maiores benefícios proporcionados por esses recursos – mas, para que atinjam esses resultados, precisam ser desenvolvidos priorizando uma experiência conveniente e personalizada com base em suas necessidades.

#3 Plataformas omnichannel: mesmo com a digitalização do setor, muitos ainda gostam de visitar suas lojas fisicamente, seja para apenas retirar um produto pedido online ou comprar diretamente no local. Por isso, é essencial que o varejo de moda invista na integração e comunicação conjunta destes canais através da omnicanalidade. Além de facilitar essa escolha de jornada pelo usuário conforme suas preferências, as plataformas omnichannel geram dados que podem trazer muitos insights para a marca realizar ações personalizadas. Essa é uma das maiores estratégias de satisfação e fidelização dos clientes nesta era digital.

Uma boa jornada de compra no varejo de moda consegue manter o cliente engajado e interessado, utilizando-se destas tecnologias para reunir dados sobre o histórico de cada usuário e os utilizando para criar interações mais aderentes a suas demandas. Quanto mais estes lojistas conhecerem seu público, buscando entender o quão aberto ele está para receber interações e em qual momento, melhor será a relação entre as partes e sua impressão sobre a marca.

Cada vez mais os consumidores buscarão atendimentos velozes e simplificados, sedentos por inovação e em busca de itens cada vez mais com a sua ‘cara’. Acompanhar e atender essas exigências não é fácil – por isso, o uso e interpretação correta dos dados a seu favor será um dos maiores aliados do varejo de moda, de forma que entendam cada vez mais o que seu consumidor está procurando e trazendo novas tendências de mercado até a ponta. Quem inova primeiro e se adapta, certamente sairá à frente.

Igor Castro é Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

Sobre a Pontaltech:

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.

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Nathalia BellintaniTel: +55 (11) 9849-1352 Email: nathalia@informamidia.com.brwww.informamidia.com.br

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