segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Saiba o que é phygital e sua importância no mercado

 


Você sabe o que é um phygital? O desenvolvimento da tecnologia está revolucionando o mercado e o comportamento do consumidor, principalmente no varejo.

Com isso, as empresas cada vez mais precisam se adaptar a esta nova realidade e proporcionar experiências integradas e de qualidade aos seus clientes, de forma a aumentar a visibilidade e reconhecimento no mercado.

Nesse contexto, o phygital é uma tendência cada vez mais comum e faz parte das estratégias omnichannel desenvolvidas pelas empresas, sejam elas de serviços de medidor de vazão ou lojas online que vendem acessórios femininos, por exemplo.

Ou seja, é um conceito importante que tem potencial para melhorar o atendimento ao cliente e principalmente aumentar os resultados.

Se você está interessado em saber mais sobre o phygital, então continue lendo este artigo para saber o que é, como funciona o conceito, como ele se relaciona com o varejo e outros negócios em geral.

Com essas informações relevantes sobre o assunto você poderá sanar todas as suas dúvidas e identificar se se aplica ao seu negócio de tensiômetro digital, por exemplo.

O que é phygital?

Em inglês, o termo phygital é uma junção de duas palavras: physical, que significa físico, e digital, que significa digital de fato (mesma coisa em inglês e português).

Portanto, o phygital é um conceito que pode ser explicado como uma integração dos mundos físico e digital.

É uma estratégia que visa fornecer uma experiência integrada do cliente por meio de soluções modernas, que integram o mundo digital e o mundo físico.

Afinal, mesmo que as tecnologias estejam cada vez mais presentes e dominado o mercado, não significa que o aspecto do mundo físico precisa ser perdido, e a junção desses dois mundos parece ser muito interessante.

Seja para impulsionar os negócios de serviços de caldeiraria ou para aumentar a visibilidade de um e-commerce de acessórios de animais, por exemplo.

O fato é que o phygital é um conceito que integra funções físicas e digitais, e é exatamente essa conexão com o online e o offline que pode ser o grande diferencial dos negócios hoje em dia.

É como se fosse uma medida que ao mesmo tempo que impulsiona, refreia o mercado que está cada vez mais digital, trazendo um ponto mais humanizado do lado físico.

Isso dá ao negócio a oportunidade de oferecer funcionalidades que tornam a experiência do cliente mais dinâmica e envolvente, ainda que seja para vender válvula de bloqueio, por exemplo.

Portanto, resumidamente, o phygital é uma abordagem que contribui para aumentar o engajamento do cliente em soluções físicas e digitais, integradas de ponta a ponta.

Assim como o omnichannel (estratégia de conteúdo entre diversos tipos de canais), é uma evolução que promete estar presente em todos os segmentos de mercado.

Como surgiu o conceito phygital?

Com o desenvolvimento da tecnologia digital, diversas tendências surgiram no mercado, entre elas o aprimoramento das relações públicas. Afinal, a grande ascensão da internet tornou as atividades profissionais mais conectadas e práticas.

Dessa forma, a era digital se intensificou em todo o mundo, e os consumidores estão cada vez mais conectados com a tecnologia.

Podemos perceber isso em diversos aspectos no dia a dia das pessoas nos dias de hoje, como:

  • Serviços de delivery;

  • Aulas online;

  • Trabalho remoto;

  • Atendimento médico online (telemedicina).

Isso causou um certo distanciamento do universo offline, pois a maioria das atividades, sejam elas profissionais, acadêmicas ou pessoais, eram feitas online.

Apesar disso, soluções físicas – ou offline – não foram descartadas. Era necessário considerá-los para oferecer uma experiência adequada ao cliente.

Nesse sentido, surgiu o phygital, promovendo recursos, ferramentas e estratégias para unir o físico e o digital e garantir serviços de qualidade.

Como funciona o phygital?

O termo phygital trabalha basicamente com o uso de ferramentas específicas para integrar os mundos online e offline.

Para isso, vários aspectos são investigados. Exemplos incluem diversificação de canais de atendimento, uso de realidade virtual e diferentes experiências de produtos.

Engajar clientes em todas as plataformas envolve definir opções para diversificar as soluções. Isso inclui canais de distribuição, campanhas de marketing e vendas integradas.

Toda essa etapa é feita estudando o comportamento e as preferências do consumidor, além de dados precisos.

Por que essa é uma tendência importante?

Ter clientes fiéis é essencial para qualquer negócio, seja em uma empresa distribuidora de exaustor industrial ou em uma agência de turismo, principalmente porque estamos falando de um mercado que é extremamente competitivo em todos os setores e segmentos.

Nesse sentido, o phygital torna-se assim uma forte tendência na utilização de recursos digitais e físicos para tornar a experiência do cliente única e personalizada.

Isso significa que o phygital oferece ao lojista a oportunidade de melhorar o relacionamento e a identificação do cliente com a loja. Principalmente porque atende às necessidades dos consumidores em todos os canais e abordagens integradas.

Como a phygital se relaciona com o varejo?

Sem dúvidas, as soluções contidas no phygital são extremamente importantes e lucrativas para o varejo eletrônico, independentemente se o intuito for vender cabo PP ou material escolar de forma online.

O que acontece é que as tecnologias e soluções do phygital contribuem para melhorar a experiência de compra dos clientes de forma online e física ao mesmo tempo.

Afinal, essa é uma solução que ajuda a integrar outras soluções para melhorar a interação com o cliente de uma maneira diferente. Atua, portanto, especificamente na ampliação dos canais de vendas e comunicação.

Com base nisso, de fato a phygital promove uma integração maior e mais ampliada entre o relacionamento invariável com o cliente, facilitando e gerenciando o processo de compra.

Este é um conceito muito importante, visto que o consumidor atual utiliza todos os canais disponíveis para realizar uma compra.

É por isso que o phygital é uma realidade intensa no varejo, pois de fato a otimização e integração das operações facilitam a fidelização do cliente.

Ao implementar soluções tecnológicas e conectar o phygital, o varejo expande seus horizontes e se adapta aos ecossistemas do futuro.

Tecnologias para implementar a experiência phygital

A escolha das tecnologias para implementar a experiência física dependerá, obviamente, da maturidade digital do negócio e das soluções oferecidas.

Mas para impulsionar o phygital existem tecnologias que são capazes de proporcionar uma experiência melhorada para os clientes:

Inteligência artificial

A inteligência artificial, também conhecida apenas pela sigla IA, permite a análise e compreensão de comportamentos e padrões de consumo, prevê tendências e adapta respostas a situações e necessidades específicas.

Internet of Things (Internet das Coisas)

IoT significa Internet das Coisas e consiste em uma tecnologia que conecta itens do mundo físico ao digital e é a forma mais direta de criar uma experiência física de forma contínua e dinâmica.

Realidade aumentada 

A realidade aumentada é uma tecnologia do phygital que pode impulsionar as lojas online e e-commerce, independenteente se for loja virtual de roupa ou site empresarial que vende máquina de solda MIG, por exemplo.

Essa tecnologia garante uma melhor experiência de usuário, aumentando os elementos como se fossem reais e promovendo uma experiência de toque mais realista. Ou seja, é uma interação passa do toque de objetos físicos para uma experiência digital.

Por exemplo, o uso de um código QR tornou-se muito comum em lojas físicas, adicionando informações do produto facilmente acessíveis no celular do cliente.

Reconhecimento facial

Essa tecnologia pode proporcionar uma experiência simplificada, rápida e segura, com indicações personalizadas para o cliente, por exemplo, numa loja física, ou como elemento de segurança para autenticação e acesso a contas bancárias ou lojas 100% ligadas.

Acessórios inteligentes integrados

Acessórios inteligentes integrados ao vestuário podem cada vez mais coletar dados para compartilhar, como informações de saúde de um paciente monitorado ou o uso de equipamentos esportivos que indicam quando precisam ser substituídos.

Como implementar phygital em uma empresa?

Existem dois aspectos principais para apoiar e implementar com sucesso uma estratégia física em uma empresa. A primeira está relacionada à cultura da empresa, que deve estar alinhada às estratégias de transformação digital.

Ou seja, promover uma cultura digital, mas que seja centrada no cliente, é essencial para que os profissionais entendam a importância dessa mudança e a abracem com entusiasmo e comprometimento.

E isso vale tanto para um e-commerce como para uma empresa distribuidora de tanques em polipropileno para fábricas e indústrias.

O segundo aspecto de importância está relacionado à infraestrutura de TI disponível na empresa e à maturidade digital, afinal a transformação digital só é possível com equipamentos atualizados, modernos e adequados à disposição das equipes.

Portanto, investimentos em infraestrutura de TI adequada e confiável são necessários para começar a promover uma cultura voltada para a inovação tecnológica. Investir em novas soluções é o primeiro passo para uma estratégia phygital de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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