terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Jovem faz intercâmbio e vira consultora na Irlanda

 


Letícia Fernandes se tornou gerente de contas da SEDA Intercâmbios

Muitas portas podem se abrir para quem se aventura em um intercâmbio – principalmente, nos sonhos profissionais. A fluência em um outro idioma e a vivência em outro país trazem experiências ricas e desejadas pelo mercado, o que vem atraindo cada vez mais jovens em busca desse objetivo. Não é uma jornada fácil, mas a linha de chegada vale muito a pena.

Ao menos, essa foi a história de Letícia Fernandes. Morando em Dublin, capital da Irlanda, há cerca de quatro anos, a brasileira de 26 anos decidiu viajar para a Ilha Esmeralda visando aprender o inglês e conquistar oportunidades de carreira que lhe permitissem se desenvolver. A ideia inicial era passar um período determinado no país e voltar ao Brasil – mas, seus planos logo mudaram após enxergar o futuro que poderia ter na região. Confira a entrevista completa:

Por que você decidiu fazer um intercâmbio?

Eu estava incomodada com minha situação profissional no Brasil. Comecei a trabalhar aos 15 anos e, mesmo tendo feito faculdade de administração, não tinha muitas chances de crescimento. Cheguei a me aplicar para vagas em empresas que ofereciam melhores oportunidades, mas como não tinha conhecimentos em inglês, não conseguia competir com os outros profissionais que já sabiam o idioma ou que já haviam morado no exterior. Me sentia em desvantagem no mercado, e decidi realizar um intercâmbio para mudar essa questão da vivência internacional e me tornar mais preparada para conquistar um emprego.

Por que escolheu a Irlanda como seu destino de intercâmbio?

Meu objetivo era realizar oito meses de intercâmbio para destravar o inglês. Enquanto pesquisava sobre os destinos e as escolas que ofertavam esses pacotes, acabei conhecendo a SEDA em uma feira de estudantes, me atraí pelas atividades extracurriculares que ofereciam e por atenderem um dos países que mais estava recebendo brasileiros. Pesquisei muito sobre a Irlanda e vi que fazer um intercâmbio na faria toda a diferença para o meu futuro.

Quais foram as suas primeiras impressões sobre o país?

Cheguei em julho de 2019 e, desde o começo, foi uma experiência incrível. Todos os dias a escola organizava alguma atividade diferente, e até mesmo recebia empresas locais que estavam recrutando profissionais. Como ainda não sabia falar muito bem o inglês, meu primeiro emprego foi como cleaner (trabalhado de limpeza), onde não precisava interagir com o público. Consegui a vaga poucos dias após chegar na Irlanda e, depois de um tempo, arrumei outro emprego como minder (cuidando de crianças). Foram tantas conquistas e crescimento que acabei estendendo meu intercâmbio, até que conheci meu marido e consegui um visto permanente para morar no país.

Como surgiu a oportunidade de trabalhar na SEDA?

Vi um anúncio de uma vaga como consultora de intercâmbio em 2020, justamente, durante a pandemia. Já tinha outros dois trabalhos simultaneamente na época, mas decidi me aplicar mesmo assim, e fui aprovada. Com o tempo, esse se tornou meu único trabalho. Hoje, tenho minha própria equipe de vendedores e entendi na prática a importância de ajudar as pessoas a terem a oportunidade de mudarem as suas vidas com o intercâmbio. Tento sempre prestar o melhor suporte aos alunos e consultores com quem trabalho. Afinal, só assim podemos crescer e conquistar o que queremos.

Quais as suas perspectivas profissionais?

Essa era uma realidade que nunca imaginei ser possível quando jovem. Fui a primeira pessoa da minha família a se formar, e sempre me dediquei muito em meus empregos para evoluir cada vez mais. A SEDA me abriu muitas portas aqui na Irlanda. Foi onde fiz minhas primeiras amizades, aprendi inglês e tive todo o suporte para realizar um sonho que nunca havia imaginado. Ainda tenho muito para aprender e crescer, mas principalmente, ajudar cada vez mais pessoas a construírem um futuro incrível por meio do intercâmbio.

Sobre o Grupo Educacional SEDA:

Fundado em 2009, o Grupo Educacional SEDA é uma holding composta por duas unidades de negócios: SEDA College (que inclui uma escola de idiomas eleita por três anos consecutivos como a melhor da Irlanda, além das marcas SEDA Intercâmbios e Skill Lab) e SEDA College Online (que inclui as marcas StarHire 365 e Pathway). A empresa se destaca pela forte atuação no mercado de educação para tecnologia e idiomas, dentro e fora do Brasil.

Imagens relacionadas

baixar em alta resolução
baixar em alta resolução

Nathalia BellintaniTel: +55 (11) 9849-1352 Email: nathalia@informamidia.com.brwww.informamidia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário