domingo, 1 de janeiro de 2023

Rui aumenta ICMS de cerveja no verão

 

JORNAL A REGIÃO

Deixando o governo antes da hora, o ex-governador Rui Costa deixou um presente amargo para os baianos que acreditaram e votaram nos petistas Jerônimo Rodrigues e Luis Inácio. Ele aumentou a alíquota geral do ICMS para 19%, o que vai acarretar um aumento em tudo o que a população consome.

Para contornar o decreto do presidente Jair Bolsonaro que reduziu, pela primeira vez na história, a taxação sobre energia elétrica, internet, telefonia e combustíveis, Rui "restaurou" uma taxa de dois pontos percentuais "vinculado ao Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza", voltando o ICMS para 19%.

Rui Costa também garantiu que seu verão será estragado, aumentando o ICMS sobre a cerveja para extorsivos 27%, percentual 8% acima do anterior. A medida impactará diretamente o preço final da cerveja justamente no período quando o produto é mais consumido, verão, réveillon e carnaval.

Segundo os fabricantes e distribuidores, o aumento de 8% traz consequências diretas para o setor, que ainda luta para se recuperar das restrições impostas pelo governador Rui Costa durante a pandemia, com dois anos do fechamento de bares e restaurantes, diversas leis secas e proibições de eventos.

Os aumentos do ICMS estão no decreto 21.796/2022, publicado nas vésperas do Natal e que também encarecem, em 5,9%, centenas de outros bens e serviços, como taxas do estado pagas por hotéis, moteis, bares, restaurantes, cinemas, clubes, academias, blocos de carnaval e oficinas, entre outros.

Também subiu o ICMS de armas, munição, bebidas alcoolicas em geral, gás, fabricação de bens, insumos e alimentos; comércio atacadista, comércio varejo, salão de beleza, água mineral, atividades de profissional liberal, educação, taxas do Detran, transporte de passageiros e carga, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário