Foi realizada em Nova Iorque, entre os dias 15 e 17 de janeiro, a NRF Retail's Big Show,
principal evento anual de varejo do mundo. A conferência reuniu os
maiores players do mercado e trouxe tendências e ensinamentos para o
varejo que devem estar em evidência em 2023. O setor teve mudanças
significativas nos últimos anos devido às revoluções tecnológicas
impulsionadas pela pandemia de Covid-19, em que o digital ganhou
destaque no isolamento social. É notável que, no pós-pandemia, alguns
temas tenham se destacado em relação ao mercado e tomadores de decisão
tenham buscado se adaptar à essa nova realidade.
“O
varejo está em constante movimentação e isso não é nenhuma novidade.
Acompanhar as tendências de mercado nos permite analisar não somente as
novidades, mas também as mudanças na forma de consumo dos clientes. A
era omni já
está acontecendo. O varejo físico se entrelaçou ao digital, seguindo as
demandas dos próprios consumidores”, comenta Paulo Guimarães Peguim,
executivo do Myrp Enterprise,
sistema de gestão empresarial com um PDV exclusivo voltado às grandes
operações do varejo de moda, que esteve presente no NRF 2023.
De
acordo com um estudo da Wunderman Thompson, 62% dos consumidores
afirmam que as marcas com forte presença no digital são suas preferidas,
visto que a tecnologia é parte essencial da vida de 76% dos
entrevistados. Os números mostram a relevância da estratégia omnichannel, que conecta o ambiente físico ao digital (phygital). Ou seja: o tão falado “futuro do varejo” já virou presente.
Peguim
acompanhou as tendências apresentadas no evento que estarão em alta no
varejo em 2023 e ressalta que uma delas é a loja física no centro das
estratégias varejistas. Ele analisa o case da Amazon Go, loja autônoma
em que as vendas são feitas sem intervenção humana, ou seja, os
atendimentos são totalmente automatizados e digitais. Para ele, a loja
representa a renovação do varejo.
“Por
mais que o digital tenha destaque no varejo, a omnicanalidade
possibilitou a experiência de vendas mais completa para o consumidor. A
Amazon, precursora no e-commerce, que comercializa todos os seus
produtos no digital, apresentou na
NRF sua proposta de loja física com uma série de inovações que promovem
uma experiência de compra prática e versátil para o cliente por meio de
estratégias de omnicanalidade”, avalia.
Outro
ponto de destaque, segundo Peguim, foi o avanço das soluções em nuvem
integradas com o uso da inteligência artificial, que atendem
necessidades específicas de determinados setores. “A IA tem capacidade
de analisar simultaneamente o ciclo de vendas e realizar uma gestão
atraente aos consumidores. Com o uso dessa tecnologia, as soluções
implantadas no varejo trarão bons resultados às empresas. A alta
capacidade de auto aprendizado combina serviços tradicionais de nuvem
com funcionalidades específicas para o setor”, comenta Paulo.
O
executivo finaliza destacando que as novidades facilitam a jornada de
compra do consumidor e trazem autonomia ao cliente que opta por ir à
loja física. “A presença das marcas no digital é, com certeza, um
diferencial de mercado. Com um público cada vez mais exigente, é quase
impossível separar o digital do físico durante a experiência de compra e
o setor varejista precisa investir em ferramentas que integrem esses
dois ambientes, para que assim se mantenha relevante no mercado”,
conclui.
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