segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Conheça as ameaças da savanização

 


Você já ouviu falar sobre a savanização? Bom, talvez o termo não seja de seu completo conhecimento, mas conforme formos explicando no decorrer deste conteúdo, você verá que se trata de algo bem mais comum do que se pode imaginar.

Não é novidade para ninguém que o meio ambiente vem pedindo por socorro há muito tempo, e com o passar dos anos as pessoas passaram a se preocupar cada vez menos com ela, prova disso são os diversos problemas gerados, como:

  • Aquecimento global;

  • Derretimento das geleiras;

  • Desmatamento;

  • Queimadas;

  • Agressão aos animais;

  • Poluição do ar;

  • Poluição dos mares.

Sabemos bem que grande parte deles provém de más ações dos seres humanos, que não sabem cuidar daquilo que possuem de mais precioso e que permite que vivam com saúde e qualidade de vida, que é justamente a natureza.

Com o passar dos anos, pudemos ver a tecnologia avançar de uma maneira surpreendente e trazer para o mundo novidades que antes pareciam impossíveis de acontecer, entretanto, tanto avanço também fez com que muitas pessoas negligenciassem partes importantes.

Uma delas foi justamente a natureza, que não foi completamente abandonada graças a algumas pessoas que ainda se preocupam com ela e que investem em um ensaio não destrutivo estanqueidade e outros procedimentos que focam em sua proteção.

Mesmo entendendo que existem pessoas que se preocupam com o meio ambiente, o número total, se comparado ao de pessoas que não se importam com ela, é gritante, e isso gera um grande medo em todos.

Isso porque, por mais que não percebamos, com a correria do dia a dia, dependemos da natureza para tudo, para respirar um ar puro e sobreviver, para ter água doce de qualidade e para ter frutas, verduras e legumes que possam nos alimentar.

Pensar dessa maneira está longe de ser algo apelativo, pelo contrário, se trata da realidade, que quanto antes for entendida pela maioria das pessoas, mais consciência conseguiremos exigir para que elas se atentem à maneira como estão tratando o meio ambiente.

Assim como hoje contamos com um gerador 100 kva, também contamos com outros avanços da tecnologia, que se dedicou a também ajudar a natureza, mas que só podem ser manuseados por pessoas que entendem a importância de tal ato.

Dentre tantos problemas que surgiram nos últimos anos, um dos mais graves foi justamente a savanização, que tem colocado toda a fauna do Brasil e do mundo em risco, e que hoje iremos conhecer mais a fundo.

Entenda o que é a savanização e como ela ocorre

A savanização é um processo que se caracteriza pela transformação de áreas de vegetação em espaços de transporte e locomoção humana, seja para viagens, passeios ou até mesmo para diversos crimes ambientais que acontecem pelo mundo afora.

Considerado um fenômeno da natureza, a savanização foi descoberta pelo pesquisador brasileiro chamado Carlos Nobre durante os anos 1990, e depois recebeu o apoio da bióloga brasileira Lilian Sales, que trouxe diversas informações válidas sobre o assunto.

Hoje, muitas pessoas contam com um climatizador evaporativo em sua casa justamente para tentar apaziguar o clima seco que existe em algumas regiões do Brasil e que são provocadas justamente pelo fenômeno da savanização em alguns lugares.

Trata-se de um processo irreversível, ou seja, quando os humanos degradam áreas de vegetação e as transformam em desertos para que possam consumir o que a natureza tem de bom, o resultado jamais poderá ser revertido.

É uma ferida que existirá para sempre na natureza e que servirá como prova de todo o mal que o homem já fez para o meio ambiente. Na maioria das vezes o processo ocorre através de ações que conhecemos muito bem: o desmatamento e as queimadas.

São inúmeros os casos de árvores centenárias que são derrubadas para que sua madeira maciça e seu conteúdo sejam usadas para enriquecer grandes indústrias, e ainda maior o número de pastos que são queimados para que o espaço seja usado pelas pessoas.

Hoje, contamos com avanços da tecnologia que trouxeram muitos benefícios para as pessoas, como um agitador mecânico industrial que mudou os processos de uma empresa, mas ainda são poucas as pessoas que usam tais avanços em favor da natureza.

Isso é a savanização e é assim que ela ocorre, algo que traz muita tristeza e revolta para quem de fato ama e se preocupa em cuidar da natureza, mas que infelizmente são feridas que irão existir para sempre em diversos espaços do Brasil e do mundo.

Existe savanização na Amazônia?

Por falar no Brasil, é quase impossível falar sobre natureza e os problemas que existem nela sem mencionar a Amazônia, o coração da natureza brasileira e grande responsável por ainda manter o pouco da saúde de nossa fauna e flora no país.

Entretanto, tudo que é bom, próspero e poderoso, como a Amazônia, não se mantém longe dos olhos de pessoas ambiciosas por muito tempo, está sendo, assim com a região do Pantanal, também e no Brasil e com a Amazônia.

Mesmo com empresas que trabalham para o bem e que produzem seus produtos, como uma arruela de aço, protegendo o meio ambiente, infelizmente nem todos pensam e compartilham da mesma visão, pois não poupam esforços para ferir a natureza.

A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo, sua extensão é dividida entre países como o Brasil, o Peru, a Venezuela e muitos outros da América Latina, e o grande espaço e natureza não demoraram para se tornar os novos alvos da savanização.

Então, respondendo à pergunta do título logo acima, sim, existe savanização na Amazônia e, infelizmente, está longe de ser pouca. São milhares e milhares de quilômetros e hectares de terra e pastos que já foram consumidos pelo desmatamento e pelas queimadas.

Muitos rios e lagos já secaram, assim como muitos animais, alguns que já estavam até mesmo com risco de extinção, foram mortos pelo fogo e pela seca que é construída a partir de todo o calor provocado pela grande intensidade e quantidade de queimadas nas regiões.

Felizmente, assim como podemos contar com um bom detector de amônia, também é possível contar com ferramentas e aparelhos que detectam queimadas a diversos quilômetros de distância e, com isso, se torna mais rápida a chegada de bombeiros no local.

É triste ver a situação que a maior floresta tropical do mundo enfrenta, entretanto, acabou se tornando algo comum para muitas pessoas, mas que pode e deve ser mudado através das atitudes e de políticas públicas que busquem ajudar a natureza a sair desse sufoco.

Consequências e ameaças da savanização

Assim como diversos outros problemas que existem na natureza, a savanização também é um fenômeno que traz diversas consequências e que, infelizmente, estão longe de serem boas, assim como as ameaças que também traz consigo para todo o mundo.

Uma de suas principais e mais graves consequências é justamente o aumento do aquecimento global, que potencializa o derretimento das geleiras e aumenta a sensação de calor no mundo e o ar seco, que traz diversos problemas de saúde para as pessoas.

Por isso, muitos profissionais ambientalistas contam com serviços como a calibração de instrumentos de medição justamente para medir a temperatura de determinadas regiões do país e entender como fenômenos, tal qual a savanização, estão afetando o mundo.

A perda de espaço de vegetação também é uma consequência irreparável, pois se trata de um espaço que poderia ser usado para a plantação de comida e para a criação de animais, mas que agora está sucumbido pelo fogo e existe apenas com as cinzas e secas.

A longo prazo, a expectativa dos especialistas no assunto são ainda mais desesperadoras, afinal de contas, as pessoas estão cada vez menos sensíveis em relação ao meio ambiente, e quanto maior for sua ambição, mais a natureza irá sofrer com isso.

Por isso, não é impossível pensar que daqui a 50 anos alguns países cheguem a temperaturas inacreditáveis, como a de 50°C durante o verão, e que as geleiras derretam e comecem a inundar determinadas partes do mundo.

Felizmente contamos com procedimentos como o tratamento biológico de efluentes que ajudam no melhor entendimento e cuidado para com meio ambiente, mas que sozinho não conseguirá resolver todos os problemas, consequências e ameaças da savanização.

Por mais clichê que possa parecer, enquanto cada um dos seres humanos não se derem conta da importância do cuidado com o meio ambiente, nada disso irá mudar, esperamos apenas que eles não se deem conta disso quando o pior acontecer.

Considerações finais

O meio ambiente e a natureza são dádivas que estão à nossa disposição gratuitamente e que nos permite viver da melhor maneira possível, é muito difícil pensar em qual momento da história o homem deixou de a ver como aliada, para a ver como inimiga.

Cuidar do meio ambiente é muito mais do que apenas uma função, é uma obrigação de todos e o mínimo que os seres humanos podem fazer por aquela que garante o seu sustento e a sua qualidade de vida, mantendo o equilíbrio em todo o sistema.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário