segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Podcast "Matéria Bruta", do Curta!, está entre os mais compartilhados do mundo

 

Podcast "Matéria Bruta", do Curta!, está entre os mais compartilhados do mundo

A plataforma de streaming Spotify revelou, na última semana, dados sobre os podcasts mais ouvidos este ano. O "Matéria Bruta", que transmite a íntegra de entrevistas feitas pela equipe de jornalismo do canal Curta!, figurou no grupo de 1% dos mais compartilhados em todo o mundo. Mais da metade desses compartilhamentos - 61% deles - foram feitos via Whatsapp. 

Em 2022, foi registrado um aumento de 35% no número de ouvintes e 85% no número de seguidores e de streamings do "Matéria Bruta", apenas no Spotify. A Apple Music e o YouTube, entre outras plataformas, também abrigam o podcast.

Inaugurado no fim de 2019, o "Matéria Bruta"  traz conversas com artistas e pensadores como Djamila Ribeiro, Luiz Antonio Simas, Nilton Bonder, Adriana Calcanhotto, Teresa Cristina, Vladimir Safatle, Zelia Duncan, Sebastião Salgado, entre outros. O episódio mais ouvido neste ano foi "Uma biografia da Depressão com Christian Dunker". 

O canal Curta! produz e exibe em seus intervalos tipicamente quatro a cinco novas matérias por semana, nos mesmos temas de sua grade de programação: música, artes visuais/cênicas, cinema, literatura/pensamento e História e sociedade, em edições com, em média, três minutos de duração para cada matéria.  

O podcast Matéria Bruta foi uma iniciativa de Juliana Zalfa, 23 anos, agora associada do canal Curta!, com apoio das equipes de jornalismo, design e promoção do canal. 

As estatísticas divulgadas pelo Spotify indicam ainda a distribuição da audiência por gêneros (50% de homens, 47% de mulheres, 2% de não especificado e menos de 1% de não binários) e faixas etárias (37% são de pessoas entre 18 e 34 anos, 53% entre 35 e 59 anos e 10% acima de 60 anos).

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Para mais informações entre em contato:

Luísa Mattos:: luisa.mattos@agenciafebre.com.br 21 99888-0633Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 99978-2881Ou curta@agenciafebre.com.br 

Siga-nos no Instagram e no Linkedin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário