sábado, 3 de dezembro de 2022

Em crise, Jaguar Land Rover perde CEO

 

NOTICIAS AUTOMOTIVAS

Thierry Bolloré chegou a Jaguar Land Rover em 2020, porém, já está saindo por “motivos pessoais”, segundo o grupo indiano Tata, controlador da empresa britânica.

O motivo real seriam as perdas registradas e problemas de abastecimento em sua cadeia de suprimentos, que gerou atrasos consideráveis para as duas marcas inglesas, especialmente a Land Rover.

Bolloré tinha a missão de reverter a crise que atingia a JLR devido à pandemia, porém, após sete trimestres consecutivos de prejuízos, sua posição se tornou insustentável.

O executivo, que havia sido demitido da Renault, na onda do escândalo de Carlos Ghosn, chegou a implementar um plano ousado para mudar a Jaguar Land Rover e devolver o lucro às duas marcas.


Chamado Reimagine, o plano era converter a Jaguar em uma marca 100% elétrica em 2025, enquanto a Land Rover seria mais “raiz” com uma versão elétrica de cada modelo apenas.

Todavia, Bolloré não indicou oficialmente onde pretendia obter baterias para tudo isso e nem como executaria o projeto, ainda que fontes tenham dito que a empresa negociava com dois fabricantes de células de energia com fábricas no continente: Northvolt e Svolt.

De qualquer modo, o projeto não fica claro ao mercado e, ao mesmo tempo que ainda era uma incógnita, as metas da Jaguar Land Rover foram abaladas pela escassez de chips.

As perdas com o atraso de um ano na entrega de novas gerações de Range Rover, fez a receita declinar e prejudicou a reputação da marca, ainda mais com a concorrência acirrada num período de recuperação do setor automotivo.

Rumores indicavam que a Jaguar Land Rover atuaria com a produção de baterias na Eslováquia, o que sustentaria o plano de uma Jaguar 100% elétrica e mais uma parte da Land Rover.

Agora, com Adrian Mardell, atualmente chefe de finanças da JLR, interinamente no cargo, a empresa espera lucro apenas no segundo semestre de 2023, após melhora na produção e entrega.

Aqui, a Land Rover, por exemplo, caiu muito nos últimos anos e hoje está abaixo da RAM com 3.070 vendidos até outubro, lembrando que ela tem uma fábrica em Itatiaia…

[Fonte: ANE]

Nenhum comentário:

Postar um comentário