terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Desbravadora, gestão 2021/22 termina mandado fortalecendo o empreendedorismo jovem

 


Maria Brasil, primeira mulher a presidir a Confederação, encerra o período ampliando a visibilidade do ecossistema empreendedor 

Representar, integrar e inspirar jovens empresários e suas organizações, com o intuito de fortalecer o empreendedorismo brasileiro e desenvolver lideranças que contribuam para o crescimento do país é a missão da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE). A entidade há 22 anos avança em discussões sobre temas como esse e tem conquistado espaços importantes no ecossistema empreendedor. A Conaje, inclusive, inovou mais uma vez ao escolher a primeira mulher para sua presidência. Entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022, Maria Brasil inspirou lideranças, ampliou a representatividade feminina e comandou uma jornada de conexões e transformações.

 Arrojada, a presidente da Conaje conta que esse período à frente da entidade foi de grande aprendizado e desenvolvimento de habilidades e competências para garantir a execução de todos os pleitos envolvidos.  “Além, claro, do desafio de ser a primeira mulher a dirigir uma entidade com uma história tão relevante para o empresariado jovem brasileiro”, ressalta.

Maria Brasil entende que serviu de inspiração para que cada vez mais mulheres possam ocupar espaços relevantes no ambiente empresarial e político. “Transitei por estruturas que não estavam habituadas a terem uma mulher com voz ativa nas mesas de negociações, mas estive lá e garanti a abertura de espaço para outras vozes femininas que virão”, pontua.

Maria Brasil representou o país e a Conaje no encontro anual da Aliança de Jovens Empreendedores do G20. No evento, ela participou do painel Diversity e ministrou a palestra Leading Women

Projetos Importantes

Dezenas de temas foram disseminados pela Conaje no biênio 2020/2022 e terão continuidade com a próxima gestão, pois traduzem a importância do dinamismo empreendedor para o desenvolvimento do país.

O Feirão do Imposto é uma das ações mais relevantes da Confederação. Com o objetivo de despertar a população para a alta carga tributária embutida nos produtos comercializados e a necessidade de um olhar atento sobre o tema, a iniciativa envolve os movimentos locais associados a Conaje, que realizam ações práticas alicerçadas ao tema.

De acordo com Luciano Navarro, diretor de Comunicação da Conaje, em 2022, na comemoração da 20ª edição do Feirão, mais de 500 mil pessoas foram impactadas com diferentes intervenções “Tamanha mobilização gerou um impacto econômico de aproximadamente 340 mil reais por meio da comercialização de combustível e outros produtos isentos da taxa tributária reforçando o grande impacto que os impostos têm sobre o valor final dos produtos”.

A Confederação também atuou gerando negócios e fomentando práticas por meio de rodadas de negócios com foco no networking, assembleias gerais e eventos como do Congresso Pulse que em 2022 inovou e concentrou toda a programação em um único dia. Dinâmico com palestras, painéis, shows musicais, networking, a iniciativa reuniu presencialmente mais de 500 jovens em São Paulo debatendo temas como inovação, diversidade e cultura.

A pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor, que está em execução e sendo realizada em conjunto com a Secretaria Nacional da Juventude, será uma importante ferramenta para identificar o retrato do jovem empresário brasileiro e suas dificuldades para manter ou expandir seu negócio.

A formação de centenas de pessoas por meio do Programa Brasil Mais Empreendedor, responsável pela transformação social permeada por qualificação, impactou cerca de 800 jovens de baixa renda em diversos município de Alagoas e Espirito Santo, como foco no potencial das mulheres.  

No cenário internacional, a Confederação expandiu fronteiras e tem desempenhado papel de destaque. Atua no conselho da Federação Iberoamericana de Jovens Empresários e, em novembro de 2022, Maria Brasil representou o país e a Conaje no encontro anual da Aliança de Jovens Empreendedores do G20 (YEA) com jovens empreendedores das maiores economias do mundo. No evento, ela participou do painel Diversity, além de ministrar a palestra Leading Women, na qual falou sobre o protagonismo feminino no ambiente empreendedor.

O biênio 2020/22 foi intenso e a partir de janeiro de 2023 a Conaje passará a ser dirigida por Marcus Mafia, que como vice-presidente desempenhou papel importante na gestão de Maria Brasil e continuará com o compromisso de dar voz ao empreendedorismo jovem no Brasil e no mundo.

100º Assembleia Geral Ordinária da Conaje e revisão do proposito da confederação

Maria Brasil no encontro anual da Aliança de Jovens Empreendedores do G20 (YEA)

Informações à imprensa            

ComTexto Comunicação Integrada

Maricy Celebroni – maricy@ctexto.com.br

Tel.: (16) 99766-2825

Rafael Gomes – rafael.gomes@ctexto.com.br

Tel.: (16) 99749-3555

Nenhum comentário:

Postar um comentário