sábado, 3 de dezembro de 2022

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 02/12/2022

 

No mundo da lua

O tiranete Ruim Costa parece viver em sua própria realidade alternativa. Ele afirmou que “governar é cuidar de gente, transformar a realidade do povo”, como se tivesse beneficiado os baianos. Mas a realidade é ser o estado com mais homicídios, miséria, analfabetos e desempregados do país.

Uma tradição do PT

Falar em "petista condenado" é pleonasmo. O mais recente é Lenildo, que aprontou quando era prefeito de Ibicaraí e agora está inelegível, depois de perder o último recurso no STJ. Assim como seu colega e finado Gelado Limões, Lenildo impediu novas lideranças no PT local, que morreu de vez.

Padrinho quente?

A prefeitura de Itabuna mais uma vez marcou um golaço com a decoração de Natal, do mesmo nível das capitais. Algumas pessoas estranharam a mistura de Natal com circo, mas o resultado tem agradado bastante. O que ninguém entendeu foi uma bailarina no meio da história. 

 

 

Hipocrisia com cinismo

hipocrita Cara de pau é isso ai. O "especialista" Ruim Costa (PT) voltou a exigir não só a máscara como o comprovante de vacinação em locais fechados, mesmo com a ciência negando a eficiência dos dois. Mas Ruim não publicou o decreto na segunda-feira, quando anunciou as medidas.

Primeiro minha esbórnia

Ele deixou para fazer isso no dia seguinte, porque juntou um monte de políticos para ver o jogo do Brasil no palácio, aglomerados em torno de um telão. Todos sem máscara. Muitos com nenhuma ou só uma dose da vacina. Mas eles podem. O virus deve ser petista.

STF entra em campo

Por falar no jogo, o ministro do TSE e Imperador Alexandre deu 24h para Tite explicar porque o Brasil perdeu para Camarões. E proibiu a imprensa de replicar a "fake news" de que Neymar está machucado. "É um atentado ao estado de direito e uma ameaça à democracia", decretou. 

 

 

Assustado com o povo

Dizem que esse decreto de Ruim, voltando a exigir máscara e passaporte da vacina, é só pretexto para depois proibir "aglomerações" na Bahia. Tudo para acabar com a multidão que está acampada na frente do quartel do Exército em Salvador, há 32 dias, protestando contra a eleição suspeita do Ludrão.

Conto da carochinha

Quando foi construída, a promessa era de que a barragem de Itapé ia "acabar com as enchentes em Itabuna". Até poderia, se fosse uns 3 metros mais alta. Porque tanto no ano passado quanto neste, a realidade desmoralizou a enganação dos políticos. O rio está cheião de novo.

Vivemos tempos estranhos

Se o governador da Bahia fosse João Roma, o Imperador do Xandistão, Alexandre de Moraes, ia dar 24 horas para ele explicar porque está chovendo tanto no estado e porque não impediu que caisse tanta chuva por aqui. Se culpasse o clima, seria acusado de fake news.

Sabotagem de rico

Ilhéus reclama que recebe um FPM menor do que devia, mas a culpa é dos riquinhos da cidade, que não precisam usar SUS, posto de saúde nem nada da Prefeitura. Eles se recusam a receber os recenseadores do IBGE e por isso não vão "existir" como população local. 

 

 

Quem perde é Ilhéus

O resultado é uma população oficial menor, que gera um FPM menor e menos dinheiro para investir na cidade. Falta bom senso para essa elite da Sapetinga, da Soares Lopes, que exige um asfalto bom pra seus carrões, mas não percebe que isso depende do FPM.

Conversa de míope

Em entrevista ao Tabuleiro, Ruim Costa disse que "hoje o Brasil olha para a Bahia como uma referência de gestão e investimentos". Não, Rui. O Brasil olha para a Bahia como o estado com mais homicídios, analfabetos, miseráveis e desempregados de todo o país.

O eleitor estava certo

ACM Neto, o negão da galera, podia ser a oposição ao PT, mas não só seu partido, o União Besta, está se aliando à besta fera ex-presidiária, como o próprio Neto já procura um intermediário para conversar com o PT. O pessoal bolsonarista já desconfiava, por isso não votou nele. 


Varinha eleitoral broxou

valdemor e neto Valdemor Junior achou que podia repetir a história de seu pai Valdemor, se elegendo como "empresário e não político". Deu errado e a votação dele para deputado por Ilhéus não dá para comprar uma banana real na cantina da escola. Pior foi dizer que Neto venceu na cidade graças a ele.

Nem a magia resolve

Se Neto dependesse dos votos de Valdemor, tinha ficado em quinto. Para piorar, Valdemor Jr não liga para as regras eleitorais e não prestou conta da grana que recebeu para a campanha. O TRE até foi camarada e deu mais prazo, mas ele não cumpriu. Pode ficar inelegível. Não que faça diferença...

O cachorro comeu, fessô

O engraçado foi a a desculpa que Valdemor Jr deu para não ter entregue a documentação: "choveu demais na cidade". Pelo jeito o escritório dele fica no meio da praça, a céu aberto, e Valdemor não tem um barco para levar a papelada até o cartório eleitoral.

Vai levar outro esporro

Parece que Ruim Costa, o afobado, não aprendeu nada com o esporro público que levou do Ludrão quando se lançou candidato a presidente já que o chefe da quadrilha estava preso. Agora usa blogs amigo$ para espalhar que vai ocupar a Casa Civil do criminoso eleito. 

 

 

Como um arrombador

A Emasa agora vai cortar a água sem avisar o usuário. A lei manda avisar com uma semana o dia exato em que o corte será feito, mas ela dá aviso genérico, sem dizer o dia. E, ao contrário da Coelba, que dá a chance de pagar a conta atrasada na hora e evitar o corte, o da Emasa será feito na surdina.

Entrando pelo cano

Este tipo de atitude, de cortar sem falar com o usuário, já resultou em corte da água de cliente que tinha pago a conta atrasada no dia anterior. Se falasse com ele, o cortador da Emasa saberia que a conta estava paga e o corte era ilegal. A Emasa vai acabar na Justiça.

É médico ou coveirão?

O tal do Marão é médico, passou a campanha repetindo a balela de Ruim Costa que "o importante é salvar vidas", mas deixou o pronto-socorro da Santa Casa fechar dando calote nela desde agosto. Sem dinheiro para pagar os salários, o Hospital São José teve que fechar a emergência. 

 

 

"Assinou a ordem de serviço"

Repetindo a pilantragem da promessa da duplicação da BR-415, que era só para vencer eleições, o tiranete Ruim Costa anunciou, logo antes da eleição deste ano, a construção do acesso de Itabuna à estrada perna-curta que vai até Banco da Vitória, com urbanização e asfalto.

E depois jogou fora

Agora que elegeu seu poste particular, Ruim publicou no Diário Oficial o cancelamento da licitação "sine die", ou seja, por tempo indeterminado, alegando "ajustes na licitação". Além de não fazer o que prometeu em troca dos votos, deixou por conta de Anônimo, que não precisa cumprir. Porque não prometeu.

Cadê as casas do enrolado?

Por falar em promessa, Itabuna voltou a ter desabrigados pelas chuvas, mas até hoje Ruim Costa não construiu uma casa sequer, das 1.100 que prometeu. Já Bolsonaro depositou dinheiro para 770 na conta da Prefeitura há meses. Vai ver que é por isso que Neto ganhou com 64% na cidade.

Cobrança sem noção

É uma idiotice criticar o prefeito Augusto Castro por "se preocupar com a decoração de Natal enquanto o rio ameaça inundar as casas". A cidade não pode parar esperando a estiagem e o Natal é fundamental para gerar empregos e impostos, que vão manter os serviços públicos. 


Conversa de novo rico

O que a Prefeitura não pode fazer é deixar de monitorar o clima, limpar canais e bueiros, atender as famílias que tiverem a casa inundada. E isso ela está fazendo. A ideia de congelar a vida até o rio baixar só serve para gente rica, que não precisa de emprego nem de serviços públicos.

Já estão preocupados

Tentando diluir a força do deputado federal João Roma como única oposição real ao PT na Bahia, a esquerda espalhou em blogs amigo$ que ele assumiria uma secretaria na Prefeitura de Salvador. Foi desmentida de imediato. Vão ter que engolir o líder dos patriotas.

Achamos a solução

Augusto quer resolver os alagamentos de Itabuna,. Os vereadores também. Então vamos combinar de colocar, naquele empréstimo de 30 milhões de dólares, a obrigação de usar na troca de toda a rede de água pluvial do centro e dos bairros que alagam. Que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário