sábado, 31 de dezembro de 2022

Bugatti apresenta Chiron Profilée, modelo único que será disputado em leilão

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas
HOJE EM DIA

Ser rico se tornou algo extremamente chato. Que adianta ter dinheiro se não se pode ter exclusividade? Foi pensando nessas dores e angústias, que a Bugatti desenvolveu o Chiron Profilée, um modelo único que estará no Leilão da RM Sotheby's. O pregão acontecerá no dia 1º de fevereiro de 2023.

O Profilée é uma versão menos truculenta do Chiron Pur Sport. Ou seja, se posicona entre o Chiron "básico" e a versão mais nervosa. O carro nasceu a partir de uma ideia de um protótipo, que a marca resolveu tornar um carro único.

Segundo a marca, essa unidade é completamente diferente de todos os demais exemplares do Chiron já produzidos. Mas não se trata de estética e acabamento. O carro teve elementos aerodinâmicos redesenhados, assim como relações de transmissão encurtadas e demais ajustes que fazem do Profilée mais amigável.

Sob o capô, o supercarro mantém o motor W16 8.0 com quatro turbinas. O propulsor entrega 1.500 cv e permite que o carro acelere de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos. A velocidade máxima é de 380 km/h.

 "Levando em consideração os desejos do cliente de explorar uma versão menos radical do Pur Sport, começamos com o design e desenvolvimento do Chiron Profilée no outono de 2020, mas era apenas um protótipo. Sabíamos que o que havíamos criado era bonito demais para ser escondido. É uma peça única na história da Bugatti e um um verdadeiro item de colecionador. E queríamos dar uma chance justa a qualquer devoto da marca Bugatti de adquirir este carro exclusivo, então decidimos fazer parceria com a RM Sotheby's para leiloá-lo", comenta o presidente da Bugatti, Christophe Piochon.

Visualmente, o Chiron Profilée tem elementos exclusivos. A começar pela seção frontal. Ele ganhou novo para-choque, com três imensas grades que ajuda na captação de ar para diferentes componentes. Na lateral, o arco da carroceria continua sendo o elemento predominante, mas o modelo ganhou novas, exclusivas para ele.

Na traseira, o ponto focal é o novo aerofólio. Ao contrário da peça móvel do modelo base, nessa edição há uma asa fixa. As lanternas, ponteiras de escapamento e extratores também foram redesenhados.

Quem não gastou tudo que tinha (e o que não tinha) na Copa do Catar comendo bife de ouro, pode se arriscar a dar um lance no Bugatti solitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário