terça-feira, 15 de novembro de 2022

Ferrari apresenta 499P, seu protótipo híbrido para correr em Le Mans

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas
HOJE EM DIA
 (Ferrari/Divulgação)

(Ferrari/Divulgação)


A Ferrari acaba de apresentar o 499P, seu hypercar para disputar o Mundial de Endurance da FIA (WEC). O carro atende ao regulamento da categoria Elite, que se posiciona no degrau mais alto da competição de longa duração, que permite diferente categorias.

O 499P significa o retorno da marca à principal categoria do WEC. Por muito tempo a Ferrari se dedicou apenas a competir nas categorias GT. E mesmo com 22 títulos, ela se tornou uma espécie de coadjuvante, principalmente nas 24 Horas de Le Mans, que é uma das provas mais importantes do automobilismo.


Depois de nove vitórias, entre as décadas de 1940 e 1960, o Cavallino perdeu fôlego. A última vitória da Ferrari em Sarthe foi em 1965, antes de iniciar a dinastia da Ford com o GT40 e posteriormente a dominação a Porsche.

Agora, a Ferrari quer voltar a brigar pelo pódio no WEC e também em Le Mans. Seu protótipo atende ao novo regulamento da categoria. Motorização híbrida, tração integral, peso seco mínimo de 1.030 kg e definições de carenagem fazem parte do regulamento.


O 499P tem conjunto propulsor que combina motor V6 com um unidade elétrica. A dupla entrega 680 cv às rodas dessa Ferrari de corridas, sendo que 272 cv vêm da unidade eletrificada.

A carroceria de fibra de carbono do 499P foi lapidada no tunel de vento, seguindo os parâmetros do regulamento. O conjunto ótico foi montado no nariz do protótipo. Saídas de ar sobre os pneus, barbatana central, cabine em forma de gota, um imenso aerofólio traseiro fazem parte de uma receita que tem sido aprimorada nos últimos anos.

No entanto, a Ferrari que “polir” ainda mais essa carroceria para que ela se sobressaia aerodinamicamente sobre seus rivais. E não se trata apenas de velocidade, mas também menor resistência, que corresponde a maior eficiência e menos paradas para abastecimento. 

Agora é ver como esse garanhão italiano irá se comportar nas pistas a partir de 2023. A briga será boa, pois marcas como BMW, Porsche e Toyota também já finalizaram seus hypercars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário