segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Cão-guia: veja as raças mais tradicionais para a função

 


O cão-guia é muito mais do que apenas um animal de estimação, ele se torna o parceiro de quem sofre com limitações físicas e não consegue andar sozinho, mas também não possui dinheiro ou pessoas à disposição para estar por perto durante o dia a dia.

Na maioria das vezes, o cão-guia é usado por quem sofre com limitações visuais e precisa andar no dia a dia para resolver seus problemas, trabalhar ou simplesmente passear, porque nem sempre contar com uma simples muleta para indicar o caminho é eficiente.

Sem contar que, por mais cruel que a ideia possa parecer, ainda existem pessoas de má índole pelo mundo, que ao verem alguém que sofre com alguma limitação física, como a cegueira, acabam se aproveitando da situação para cometerem crimes ou agirem mal.

Por isso, a presença de um cão-guia se tornou extremamente necessária para que as pessoas pudessem andar com mais tranquilidade e segurança, pois mesmo sabendo que não conseguiam ver o que estava acontecendo, os cães estão vendo por elas.

Hoje, diversos processos passaram a ser adaptados para pessoas que sofrem com limitações físicas, como problemas visuais, seja a procura por um eliminador de gotas na internet ou até mesmo a leitura de um contrato, que pode ser feito em braile.

Os cachorros são os mais comuns para essa tarefa, pois são animais de grande porte, atentos e que, se for preciso, conseguirão enfrentar uma pessoa com mais velocidade e agressividade do que qualquer outro tipo de animal doméstico.

Não é à toa que muitas pessoas que desejam ter mais segurança dentro de suas casas apostam na adoção ou compra de determinadas raças que as ajudem a proteger suas casas e até mesmo comércios de possíveis criminosos, e as mais comuns são:

  • Chow chow;

  • Pastor holandês;

  • Pitbull;

  • Doberman;

  • Buldogue inglês;

  • Rottweiler;

  • Kangal.

Para quem sofre com problemas na visão, contar com um cão-guia pode ser uma ótima forma de voltar a ter uma rotina, andar pelas ruas e viver a vida de forma segura e acessível, contando com um grande parceiro nesta jornada.

Pensando nisso e tendo em vista que encontrar um gerador 500 kva preço acessível na atualidade se tornou simples com a internet, hoje iremos te ajudar a entender o que levar em consideração para ter um cão-guia e quais as melhores raças para essa função.

Entenda o que é um cão-guia e os benefícios dele 

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você entenda o que é um cão-guia, o que ele faz para as pessoas que possuem limitações físicas e quais os benefícios de ter um para chamar de seu.

Pois bem, como o próprio nome já diz, o cão-guia serve justamente para guiar uma pessoa, ou seja, ele te ajuda a andar e sair do lugar para ir onde desejar sem precisar se preocupar se está indo para o caminho certo ou se pode acabar esbarrando em alguém.

Isso porque o cão-guia é treinado para estar pronto para te levar a determinados lugares e também fica pronto para te guiar pelas ruas, transportes e espaços públicos, evitando que você esbarre em alguém ou acabe sofrendo algum tipo de acidente.

Pense que uma pessoa que sofre com deficiência visual e fez a compra de um exaustor de churrasqueiras precisa retirá-lo na loja que fica perto da sua casa, então é normal que ela tenha medo de ir sozinha e acabar atravessando a rua na hora errada e se machucando.

Ao contar com um cão-guia, essa pessoa consegue prendê-lo a uma coleira e deixar que ele a leve para a loja, pois sabe que, ao se deparar com uma rua movimentada, o animal saberá a hora de parar e esperar o momento certo de atravessar.

Isso mostra como um cão-guia é ótimo para a rotina de pessoas que sofrem com esse tipo de limitação, pois assim elas conseguem garantir mais segurança e tranquilidade na hora de sair de casa, pois agora sabem que não irão mais sair sozinhas.

Sem contar que o cão-guia também traz mais acessibilidade para essa pessoa, pois ao precisar sair, ela não precisa mais ficar à mercê da disponibilidade de uma pessoa para te ajudar, pois agora conta com um grande parceiro que está sempre disponível para ela.

Seja para sair em busca de uma válvula borboleta com atuador ou simplesmente para dar uma caminhada matinal, o cão, que já é considerado o melhor amigo do homem, também será o grande companheiro para o que der e vier.

Valores para treinar um cão-guia e como escolher o ideal 

Agora que você já conhece mais sobre o que faz um cão-guia e como ele pode ajudar na rotina de quem sofre com alguma limitação física e precisa dele, chegou o momento de falar sobre os valores para ter um apenas para você.

Isso porque o cão-guia é um tipo de cachorro que recebe um adestramento exclusivo para que se torne um animal que entenda sua responsabilidade e não seja só mais um que fica em cima do sofá à espera da comida e dormindo quando pode.

Por isso, é muito difícil encontrar um cão-guia para adoção, na maioria das vezes é preciso comprá-lo em instituições especializadas nisso, e o preço costuma variar entre R$ 30 mil e R$ 60 mil.

Claro que, assim como um distribuidor vonder que pode vender um produto mais barato para você, é possível encontrar ONGs que trabalham com isso e que possam vender um cão-guia por um preço mais em conta.

Vale a pena ressaltar que o valor do cão-guia é definido com base em diversos fatores, como a raça, o porte e até mesmo o tempo de vida do animal, por isso vale a pena fazer uma busca minuciosa em diferentes instituições.

Outra forma de ter um cão-guia é pagar pelo adestramento, ou seja, você pode adotar um cachorro que gosta em uma instituição e pagar para que profissionais especialistas em adestramento de cão-guia transformem o seu animal em seu grande parceiro.

Normalmente, essa tende a ser a opção mais econômica para algumas pessoas, mas também a que leva mais tempo, pois adestrar um animal que nasceu e foi criado de uma forma e transformá-lo em um cão-guia está longe de ser algo fácil e rápido.

Entretanto, assim como você consegue encontrar uma injetora plástica de qualidade na internet, também pode encontrar empresas especializadas na venda ou no adestramento de um cão-guia, basta escolher a melhor opção para você e para o seu bolso.

Raças mais tradicionais para a função

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre as principais raças para essa função, ou seja, as que mais são usadas para te ajudar neste caso e que mais podem te proteger, caso algo de ruim lhe aconteça.

A primeira é o labrador retriever, uma raça de cachorro grande e não tão peludo, mas que são famosos pela sua grande atenção aos detalhes e pela audição aguçada, permitindo que eles ouçam o que falam e o que acontece a metros de distância de você.

O pastor alemão não poderia ficar de fora dessa lista, já que eles são conhecidos pelo seu enorme tamanho e por serem animais que fazem de tudo para proteger os seus donos, então você estará muito seguro perto de um desses.

Sem contar que essas são raças bem fortes, então se um dia precisar retirar uma chapa de aço em uma loja, poderá contar até mesmo com a ajuda do animal para levá-la a um veículo ou a um outro lugar.

Já o border collie é uma raça bem peluda, ótima para quem, além de ter um animal para ajudar no dia a dia, também ama ter um para paparicar em casa e sempre ter por perto, seja para cuidar da casa ou até mesmo para dormirem juntos.

E ainda seguindo a ideia das raças bem peludas, fofas, mas que ainda assim são ótimas para se tornarem um cão-guia, o pastor australiano também é ótimo para quem deseja ter um cachorro lindo e eficiente por perto.

São diversas as raças que podem ajudar neste quesito, mas normalmente as mais indicadas são as maiores, que possuem mais chances de te proteger caso algo aconteça, e as raças que possuem uma visão, faro e audição bem apuradas.

É claro que todos eles precisam ser bem cuidados para trabalharem bem, com presenças frequentes ao veterinário, assim como um sistema de despoeiramento que serve justamente para evitar problemas maiores e garantir um processo de qualidade.

Com isso, você conseguirá escolher a melhor raça de cachorro não apenas para ser o seu cão-guia, mas para se tornar o seu melhor amigo e grande companheiro no dia a dia, mostrando que mesmo em meio às adversidades, sempre temos com quem contar.

Considerações finais

Aqui vale a pena ressaltar a importância de contar com uma rede de apoio para te ajudar nesse processo, seja os seus médicos, suas família, seus amigos ou até mesmo comunidades que possam te ajudar.

Dessa forma você conseguirá encontrar o cão-guia ideal para você e ter uma rotina com mais autonomia, sabendo que se precisar sair de casa ou fazer qualquer coisa, contará com um grande parceiro para o que der e vier.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário