
Nesta semana, a BYD assinou um acordo com o governo da Bahia para operar o complexo industrial de Camaçari, que anteriormente abrigava a fábrica da Ford na região.
O acordo foi assinado pelo governador Rui Costa, que confirmou o negócio: “Em dezembro estamos programados, dia 13, vamos fazer uma solenidade onde ela vai fazer o anúncio formal, inclusive a concessionária na Bahia, dos seus veículos. Eles vão apresentar o cronograma de negócio. Estamos definindo se lá [na fábrica da Ford, em Camaçari], ou aqui em Salvador”.
Então, se não houver mudanças nos planos da BYD e do governo estadual, a Bahia terá formalmente uma nova fábrica de automóveis, porém, esta será bem diferente da anterior, que fazia os populares Ford Ka, Ka Sedan e EcoSport, além do motor 1.0 aspirado.
Após a saída da Ford, que deixou um vácuo de 7 mil empregos na região, o governo da Bahia se empenhou em atrair a atenção de fabricantes de veículos para retomar a produção no estado e a ambição da BYD casou com as dos baianos.
Já tendo unidades industriais em Campinas-SP (chassis de ônibus elétricos e painéis solares) e Manaus (produção de baterias de lítio-fosfato de ferro), a BYD agora dá um passo para se iguar às rivais Chery e Great Wall, garantindo assim a produção nacional de automóveis e comerciais leves.
Considerada um dos maiores players mundiais em carros elétricos, a BYD disputa com a Tesla a liderança mundial e vê o mercado brasileiro com atenção, focando tanto em carros elétricos quanto híbridos plug-in.
A expectativa em Camaçari é de atendimento da demanda nacional e exportação via portos baianos, atingindo os mercados da América Latina e além.
Por ora, os planos fechados com a Bahia ainda não foram revelados pela BYD, que deve fazê-lo em 13 de dezembro, segundo o governador Rui Costa.
[Fonte: Bahia Notícias]
Nenhum comentário:
Postar um comentário