Neste
mês, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no
final do ano, devido às condições climáticas do Oriente Médio.
Programada para ter início daqui 10 dias, a competição traz um cenário
inédito: sua proximidade com a principal data do varejo, a Black Friday.
A junção dos dois eventos aumenta a expectativa dos lojistas para as
vendas, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio
Eletrônico (ABComm), a data deve movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio
eletrônico. Uma pesquisa da Nielsen Brasil apontou que 50% dos
consumidores pretendem comprar itens relacionados à Copa durante a Black
Friday e que 54% dos fãs de futebol já estão guardando dinheiro para a
data.
“Em
todos os anos, as expectativas para a Black Friday são altas, mas neste
acontece algo inédito, a estreia do Brasil na Copa do Mundo um dia
antes da data mais esperada de vendas. Pesquisas já apontam que a Copa
será a principal data para a venda dos segmentos de vestuário,
alimentação e eletrônicos. Além disso, essa será a primeira Black Friday
pós-pandemia sem nenhuma restrição de isolamento. Mesmo com a oscilação
econômica atual, podemos esperar uma ‘super Black Friday’”, aposta
Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, empresa de marketing de performance que conecta anunciantes a uma rede própria com mais de cem mil afiliados.
Em
2021, a Black Friday movimentou mais de R$4 bilhões em vendas online.
Bens de consumo duráveis, como smartphones e eletrodomésticos, costumam
ser os preferidos dos consumidores na data. “Nas campanhas da Afilio,
outros segmentos também tiveram resultados relevantes no ano passado.
Aqueles que obtiveram mais lucro nas campanhas foram: moda e esporte,
viagens, alimentos e bebidas, beleza e saúde”, completa Fernanda.
Com as expectativas em alta, a CEO separou três dicas para bons resultados nas vendas online durante a “Super Black Friday”:
Use os resultados do ano anterior como base para obter uma melhor performance
A
análise de nossos próprios resultados é importante para avaliar o que
funcionou e o que não funcionou em nossa estratégia. Isso ajuda a
identificar quais são as ‘lutas pelas quais vale a pena lutar’, ou seja,
evita o desperdício de tempo e de esforço em estratégias que já
falharam anteriormente.
“Os
resultados da Black Friday 2021 na Afilio foram excelentes. Tivemos um
aumento de mais de 70% nas vendas de pacotes e observamos o crescimento
de setores que antes não eram tão valorizados, como PET. E tudo isso se
deveu, com certeza, a uma análise cuidadosa de estratégias e resultados
anteriores”, comenta Fernanda.
Conheça o seu público alvo
A
meta da maioria dos empresários é ter o negócio reconhecido pelo
público-alvo, que são os consumidores assíduos. Por isso, é importante
conhecer os gostos e peculiaridades desse público, para planejar
estratégias mais assertivas. “Como consumidor, é de suma importância que
eu saiba onde comprar o melhor produto do nicho que eu desejo. Como
vendedor, portanto, é fundamental que meu cliente saiba exatamente onde
estou”, completa a executiva.
Esteja por dentro das tendências
Saber
quais são as novas tendências do mercado é importante para todos os
empreendimentos que desejam aumentar vendas e lucros na Black Friday.
“Alguns consumidores têm como prioridade o pioneirismo, ou seja, prezam
por ‘ser o primeiro’ a adquirir algum produto que está em alta ou aderir
a alguma novidade. Com esse diferencial, eles podem se tornar
consumidores recorrentes e sua empresa, loja ou marca pode ser
reconhecida pelo pioneirismo nas tendências”, finaliza a CEO da Afilio.
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