sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Veja como a tecnologia pode ajudar no agronegóCIO

 ce seja respeitado e mesmo assim o nosso país cresça com o agronegócio, tudo de maneira responsável e segura, tanto para o nosso planeta como para a sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.io

A tecnologia pode ajudar no agronegócio, afinal a cada ano que passa a demanda por alimentos aumenta cada vez mais, sendo assim o setor agrícola exige grandes transformações.

Através desse cenário surge o conceito de fazenda conectada, que será muito eficiente para comandar o aumento da quantidade e principalmente a qualidade da produção, tudo isso sem abrir mão da sustentabilidade.

Isso só é possível graças a toda infraestrutura elétrica industrial, equipamentos e máquinas inteligentes que operam em redes, capazes de analisar e coletar informações, preciosas para serem usadas no campo.

Com isso fica mais fácil identificar todas as melhorias em cada etapa produtiva, desde o antes do plantio, até a colheita. A tecnologia permitiu a existências de vários recursos como:

  • Criar mapas de infestação;

  • Verificar a saúde das plantas;

  • Controlar a produtividade;

  • Fazer previsão de safra.

Tudo isso a distância, sem que precisar que tenha alguém monitorando, isso mostra como uma fazenda conectada ganha mais eficiência, economia e acima de tudo mais agilidade em seus processos.

Em uma analogia a tecnologia funciona para o agronegócio como uma espécie de fluidos inkjet, que são usados nas impressoras, sem a tecnologia o agronegócio não consegue exercer muitas funções.

A tecnologia veio para facilitar a vida de quem trabalha no campo, com ela é capaz de automatizar vários processos que demoravam dias para serem feitos, substituir a mão de obra humana, manter a segurança do planeta e principalmente de todos os funcionários.

É fundamental que a tecnologia seja vista com bons olhos pelos fazendeiros e produtores, afinal ela é o futuro do agronegócio.

Para entender melhor sobre o agronegócio, sua importância para a economia do país, como a tecnologia pode auxiliar para um melhor cuidado do meio ambiente, continue lendo esse artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre esse tema.

O que é agronegócio?

Antes de entender como a tecnologia pode otimizar os processos no campo é importante entender o que é o agronegócio e qual a sua importância para o nosso país.

O agronegócio é o conjunto de atividades econômicas que são derivadas ou estão conectadas à produção agrícola e ao seu comércio.

O agronegócio é um importante pilar da economia, fundamental para a população como qualquer um dos serviços básicos de tratamento de água subterrânea, fornecimento de energia, afinal é por meio dele que são fornecidos os alimentos.

É importante lembrar que a cadeia produtiva do agronegócio vai muito além das fazendas e colheitas, envolvem setores como fornecimento de sementes, máquinas agrícolas entre outros segmentos.

Para você entender como o agronegócio é importante para todos, segundo projeção da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial deve atingir cerca de 9.7 bilhões de pessoas até 2050.

Diante desse cenário a produção de alimentos precisa acompanhar esse crescimento e avançar cerca de 60% para conseguir suprir toda essa demanda.

O Brasil é um grande país agrícola e com isso tem muitos desafios pela frente, como melhorar a produtividade, sempre buscando por empresa especializada em licenciamento ambiental para não colocar a preservação do planeta em risco.

A solução não é simples, mas graças à tecnologia e automatização dos serviços ficou mais fácil de conseguir resolver todas as questões referentes à demanda agrícola, com a utilização de processos inteligentes como:

  • Internet das Coisas;

  • Big Data;

  • Cloud Computing.

Esses recursos tecnológicos já são realidade na vida dos agricultores Brasil afora.

A importância do agronegócio para o Brasil

O agronegócio tem um peso enorme no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, sendo uma das principais âncoras da economia no país.

Isso se deve muitos às terras férteis e todo potencial agrícola que o nosso país possui.

Só para entender a potência desse negócio, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2020 o agronegócio ocupa 26,6% do PIB total do ano no país, essa foi a maior participação do setor em toda história.

Tecnologias que fazem a diferença nas fazendas

É importante entender que nos dias atuais as fazendas estão cada vez mais tecnológicas, e além de todos os materiais necessários para cuidar de sua propriedade como as empresa de gradil para cercar suas residências, porteiras, equipamentos de plantio.

Elas utilizam diversos recursos tecnológicos, para otimizar os processos de produção no campo, conheça alguns deles a seguir.

Câmeras e sensores para inspecionar a colheita

As fazendas conectadas utilizam de forma eficiente os dados de imagens que são coletados na plantação, com essas câmeras e sensores é capaz de analisar a vitalidade da cultura e com isso dar respostas rápidas para as tomadas de decisão.

Um exemplo do uso desses equipamentos é o monitoramento das condições meteorológicas, assim os fazendeiros conseguem prever quais serão os melhores dias para plantação e colheita.

Mapas NDVI apontam saúde da lavoura

O NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), é o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, e trata de um sistema que ajuda a calcular quão saudável uma planta está, com base em como ela reflete a luz.

Ao utilizar essa técnica ela permite a criação de mapas, sendo assim é possível identificar as regiões críticas e que merecem maior atenção, todo esse processo pode ser feito de maneira remota, sem precisar que se ande por horas nas plantações.

Drones facilitam a pulverização

Os drones numa plantação é tão importante como peças usinadas em alumínio para a indústria, afinal eles facilitam o alcance em áreas de difícil acesso e coletam dados para análise por imagens.

Sem contar que eles são usados em atividades como a pulverização de pesticidas, substituindo a mão de obra humana, nessa atividade que oferece muitos riscos para a vida humana.

Monitoramento mais ágil

Com soluções inovadoras as fazendas são capazes de organizar e monitorar a distância o trabalho das máquinas, além disso, o monitoramento consegue identificar qualquer anormalidade, enviando dados em tempo real para um centro de operações.

Com isso fica muito mais fácil que as decisões sejam tomadas de forma assertiva e rápida, evitando muitos transtornos.

Assim, os gestores conseguem focar suas energias em outras coisas da fazenda como fazer uma revitalização de fachada do local, cuidar de investimentos, entre outras coisas.

Tratores inteligentes e elétricos

Existem diversas marcas no mercado com tratores inteligentes que conseguem gerenciar várias máquinas ao mesmo tempo, aumentando a eficiência do trabalho no campo e toda autonomia dos trabalhadores.

Com isso, a única preocupação que os donos das fazendas terão é com os equipamentos EPIs para os seus funcionários, pois as máquinas fazem praticamente tudo sozinha.

É importante que os donos das fazendas entendam a importância da tecnologia, afinal ela chegou nas nossas vidas para facilitar diversas tarefas do dia-a-dia, com isso a produção fica mais rápida, reduz os custos e a qualidade do serviço só aumenta.

Como a automação de processos pode ajudar o agro

É importante que todos os processos do agronegócio respeitem o meio ambiente e os recursos naturais, aliás esse aspecto é fundamental para os produtores que investem em soluções inovadoras.

Os drones nas fazendas permitem uma maior precisão dos pesticidas, assim só a quantidade necessária é usada, sem que tenha qualquer desperdício.

Além disso, os tratores elétricos ajudam a reduzir a pegada de carbono, pois dispensam o uso de combustível fóssil.

Sem contar o mapeamento do solo, que ajuda a elaborar com precisão os planos de irrigação, usando o mínimo de água possível, e acima de tudo, monitora o clima, o que ajuda nas decisões referentes a agrotóxicos e outros fatores.

As fazendas conectadas que se utilizam da tecnologia para otimizar os seus processos, fornecem uma maior qualidade em seus alimentos e contam com menores áreas de cultivo, dessa forma diminuindo os impactos na natureza.

A tecnologia só trouxe melhorias para o agronegócio, com ela é possível que o produtor dê conta de toda demanda exigida pela população, estando atento ao meio ambiente e acima de tudo sem perder a qualidade do seu produto.

Com esse mercado em ascensão ano após ano é importante que os fazendeiros e produtores estejam atentos a todas as melhorias que a tecnologia proporciona, só assim ele vai conseguir se manter no mercado.

Com o uso desses recursos tecnológicos, toda a sociedade só tem a ganhar, aliás esse é um mercado promissor ao se pensar que a cada ano que passa, as tecnologias progridem e trazem melhores maneiras de simplificar nossas vidas.

É importante enxergar um futuro onde o meio ambiente seja respeitado e mesmo assim o nosso país cresça com o agronegócio, tudo de maneira responsável e segura, tanto para o nosso planeta como para a sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário