domingo, 2 de outubro de 2022

Queremos eleições limpas e transparentes, com garantia de que não há ameaças à democracia

 


Eleições e merecimento - Blog do Ari Cunha

Charge do Cazo (Arquivo Google)

José Carlos Werneck

Tudo indica que as eleições deste domingo ocorram em paz e sem maiores incidentes, apesar do extremismo incentivado pela polarização. O povo brasileiro, em sua grande maioria, gosta de votar e encara o dia das eleições como um momento festivo, em que a vontade de cada um tem peso igual, na escolha daqueles que vão ser eleitos.

Todos sabem que nem sempre todos são iguais perante a lei, mas na eleição a igualdade cidadã está garantida.

PESQUISAS INFLADAS – Só existiria um perigo de sujeira, caso houvesse tentativa de fraude para favorecer o preferido das pesquisas “infladas”. No entanto, se tudo for feito de maneira honesta e transparente, quem tiver o maior número de votos assume, governa e tudo ficará tranquilo, como ocorre em qualquer democracia digna deste nome.

É óbvio que todos têm de respeitar o resultado das eleições e é até desnecessário, num estado de Direito, fazer tal afirmação. Por isso estranhei a notícia publicada na “Tribuna da Internet”, reproduzindo texto de Felipe Frazão, publicado em “O Estado de S. Paulo”, dizendo que “o colegiado mais influente das Forças Armadas, formado por 16 oficiais-generais e pelo comandante-geral do Exército, indicou que a caserna vai seguir o rito de reconhecer o anúncio do vencedor pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.

Ora, isso é o mínimo que se espera de todos numa democracia, com eleições limpas e transparentes, com apurações sem fraudes, que devem ser aplaudidas e respeitadas por todos.

TUDO ÀS CLARAS – Nada de golpes de Estado, nada de pesquisas tentando plantar um candidato favorito, em tentativa de tentar elegê-lo, através de técnicas de marketing eleitoral que nada têm de legais ou de republicanas.

Portanto, é preciso fiscalizar melhor as pesquisas, não há a menor dúvida, para que informem o eleitor, sem tentativa de induzi-lo.

Queremos tudo às claras e muito bem fiscalizado, para garantir a posse daquele que for escolhido pelo eleitor. O que está em jogo é a livre escolha pelo povo, que representa a verdadeira garantia do funcionamento pleno da democracia!

Excelente eleição a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário