Presidente russo também falou em ‘precedente’ para uso de armas nucleares
1 dia, 8 horas e 41 minutos
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu a anexação de províncias ao leste e ao sul da Ucrânia como partes do território russo ontem e elevou o tom contra o Ocidente, acusando os Estados Unidos criaram o “precedente” para o uso de armas nucleares, sendo o único país a utilizá-las em combate. Há semanas, autoridades americanas e europeias apontam que o reconhecimento das regiões implicaria no aumento das ameaças nucleares do Kremlin, uma vez que a doutrina militar do país autoriza o uso de armas atômicas em caso de violação do território russo.
“Nós vamos proteger nossa terra com todos os meios que tivermos para prover uma vida segura para o nosso povo”, disse Putin à cúpula política reunida no Georgievski Hall, no Kremlin. Em um aparte, em outro momento do discurso quando criticava potências ocidentais, o presidente afirmou que os EUA foram o único país a utilizar armas nucleares em batalha: “A propósito, eles criaram um precedente”.
Embora a confirmação formal da anexação de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson não seja reconhecida pela comunidade internacional, ela já é a maior apropriação de parte de um país por outro desde a 2ª. Guerra. Putin afirmou que a medida é irreversível e os habitantes delas se tornaram cidadãos russos “para sempre”.
“A escolha das pessoas em Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson não será discutida, ela já foi feita e Rússia não vai traí-la”, disse Putin à cúpula política reunida no Georgievski Hall, no Kremlin. ”Essa é a vontade de milhões de pessoas. Esse é seu direito, seu direito inalienável”, afirmou em outro trecho do pronunciamento.
Fonte: Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário