sábado, 22 de outubro de 2022

Microlino é a reencarnação elétrica do simpático carrinho de três rodas

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas
HOJE EM DIA
 (Divulgação)

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Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa estava em frangalhos. E a indústria automotiva se concentrou na produção de carros compactos, que atendiam às limitações das vias públicas do Velho Continente e também ao apertado poder de compra da classe trabalhadora. Foi nessa época que surgiu o Romi Isetta, um carrinho diminuto com três rodas (ou quatro, bem juntas na traseira) e com a porta na parte frontal.

O carrinho também foi o primeiro automóvel fabricado no Brasil, na década de 1950. Hoje o cenário é outro. A Europa anda bem das pernas e o bolso do europeu bem melhor que há 70 anos. Mas o Romi-Isetta voltou, como Microlino.


Ele é produzido pela M-Cro, e é uma das atrações do Salão do Automóvel de Paris, que acontece até 23 de outubro. Com preço inicial de 15 mil euros (R$ 78 mil), o Microlino trocou o motor de motocicleta do Isetta original por uma unidade elétrica. 

Um ponto interessante é que o eixo motriz direcional passa a ser na frente, diferentemente do carro original. Já as rodas traseiras ficam por conta de tracionar o Microlino

O carrinho recebeu baterias de 6 kWh que garantem autonomia de 91 km. Pode parecer pouco, mas para um carrinho urbano, é mais que suficiente. Além disso, ele pode ser recarregado em tomadas 110V. Segundo a fabricante, 80% da carga é completa em 4 horas. Num WallBox de 7 kW, a recarga é semelhante ao tempo que um celular fica na tomada.


Um ponto interessante é que o eixo motriz direcional passa a ser na frente, diferentemente do carro original. Já as rodas traseiras ficam por conta de tracionar o Microlino.

Design

Seu desenho é praticamente idêntico ao modelo original, com o mesmo estilo de abertura da porta. Os faróis também parecem dois olhos e são integrados aos retrovisores. 

Por dentro, o Microlino leva apenas dois ocupantes em um banco inteiriço. A lista de opcionais inclui acabamento premium e até mesmo um teto solar em tecido (Rag Top).
Ele pode receber até quatro portas USB. Ou seja, dá para carregar os telefones dos dois passageiros e outras tralhas elétricas.

As vendas, na Europa, começam no segundo semestre de 2023. Não há informações sobre sua chegada ao Brasil, mas bem que poderia dar as caras por aqui, nem que fosse pelo saudosismo.

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