quinta-feira, 27 de outubro de 2022

 


Healthtech oferece ferramenta inteligente que incentiva exames de rotina

São Paulo, outubro de 2022 - Considerando todos os tipos de câncer, o tumor em mamas é o que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) – a entidade estima que o país irá registrar 66 mil novos casos em 2022. Para além de campanhas de conscientização, a tecnologia tem ajudado no combate à doença. Usando ferramentas como inteligência artificial, é possível personalizar o acompanhamento médico e garantir a frequência dos exames de rotina.   

Esse é um trabalho feito pela healthtech Axenya, que coordena planos de saúde corporativos de ponta a ponta, alinhando interesses de empresas, seguradoras e pacientes. A partir de uma solução que une software, hardware e inteligência artificial, a startup integra dados pessoais (compartilhados pela usuária) e de uso do plano de saúde para monitorar a frequência dos exames preventivos – as informações são triadas de acordo com as diretrizes do INCA e usadas para oferecer orientações aos pacientes sobre a importância do monitoramento para o diagnóstico precoce.  

“O acompanhamento preventivo é crucial para mitigar doenças e direcionar o tratamento ideal. O monitoramento inteligente é uma solução eficaz para garantir que exames preventivos sejam realizados com a periodicidade adequada ou necessária. Vemos esses efeitos diariamente entre os pacientes atendidos pela Axenya”, afirma Marcela Rassi, diretora médica da Axenya. 

Em pesquisa realizada com 5.869 mulheres atendidas pela Axenya, 97,07% delas realizaram exames preventivos de câncer de mama nos últimos 12 meses. 

“Quando o câncer de mama é descoberto no início, em geral há uma chance significativa de cura. A tecnologia ajuda as mulheres a se cuidarem”, diz Rassi. 

Sobre a Axenya

Fundada em 2020, a healthtech Axenya usa inteligência artificial para coordenar carteiras de saúde corporativa de ponta a ponta, alinhando interesses de empresas, planos de saúde e pacientes em um único serviço. Por meio do monitoramento tecnológico, a empresa diminui a sinistralidade dos planos de saúde nas empresas, ao mesmo tempo em que promove saúde e bem-estar para os funcionários. Em julho de 2021, recebeu aporte de US$ 3 milhões de gestoras como big_bets, Igah Ventures e Alexia Ventures e, em agosto de 2022, anunciou fusão com a corretora HealthCO. Hoje, a Axenya atende mais de 45 mil vidas e pretende chegar a R$ 25 milhões em faturamento em 2023. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário