Primeira edição nacional do Hackathon SEB vai estimular o empreendedorismo e a criatividade por meio de um desafio de sustentabilidade |
Com o objetivo de fomentar ideias inovadoras e apresentar os pilares do empreendedorismo ainda na educação básica, o Grupo SEB, em parceria com o Instituto Grupo Boticário, realiza a primeira edição nacional do Hackathon SEB. O desafio vai engajar 200 alunos da 6ª série ao 2º ano do Ensino Médio das escolas do grupo de 10 cidades do Brasil em uma competição que incentiva o desenvolvimento de soluções para os problemas contemporâneos e coletivos da sociedade.
Nesta etapa, a empresa parceira irá propor às 40 equipes vencedoras das etapas regionais um desafio da área de sustentabilidade, com foco na preservação ambiental. A competição será on-line nos dias 29 e 30 de outubro, e o vencedor, anunciado no dia 12 de novembro, pelo canal do YouTube do Grupo SEB.
Segundo Raphael Fernandes Corrêa, coordenador de Tecnologia Educacional Escola SEB, promover em âmbito nacional esse tipo de iniciativa - que sempre foi muito voltada para profissionais - em um ambiente escolar, junto com instituições e empresas reais, proporciona benefícios que vão além de formar profissionais competitivos para o mercado de trabalho.
“Nosso compromisso é promover a formação integral dos estudantes para que tenham confiança e habilidades necessárias para os desafios do futuro. Ações que envolvem o empreendedorismo na prática cooperam para o desenvolvimento das chamadas soft skills, importantes para que os alunos se tornem grandes profissionais”, afirma o coordenador.
Ele complementa que metodologias ativas como essa, que coloca o aluno como protagonista de soluções, “também contribuem para a construção de desenvolvimento de habilidades não cognitivas que são fundamentais para a vivência em sociedade, como respeito, sustentabilidade, ética e colaboração”.
O desafio
Ao longo dos dois dias, os alunos terão que desenvolver e apresentar a melhor solução, que pode ser um produto, um serviço ou um projeto, à banca formada por especialistas do mercado e mentores da escola, que irá avaliar pontos como implementação, criatividade, eficiência, viabilidade econômica e apresentação do Pitch para determinar o vencedor.
Toda capacitação para essa fase foi realizada na etapa regional do Hackathon SEB, em agosto, quando os estudantes foram orientados e introduzidos em temas associados ao empreendedorismo inovador, como Design Thinking, Lean Canvas e Pitch, pelos especialistas do SEBRAE.
Sobre o Grupo SEB
O Grupo SEB - Sistema Educacional Brasileiro - conta com uma trajetória de mais de 50 anos como especialista em Educação. Considerado um dos maiores grupos educacionais do país, focado sempre na excelência e na diferenciação, ele tem hoje sua atuação essencialmente focada na Educação Básica, segmento no qual é líder no Brasil. Empregando mais de 6 mil colaboradores, possui 300 escolas, entre próprias e parceiras, atendendo assim a mais de 350 mil alunos, distribuídos por todas as regiões de nosso país. Para gerenciar operações tão robustas e agregar qualidade e agilidade nas operações, o Grupo SEB criou unidades de negócios independentes. São elas: SEB Educação - rede de escolas próprias, franquias (Luminova, Sphere International School e Maple Bear), Ensino Superior e Conexia Educação.
Mais informações:
GBR Comunicação
Ana Araújo – ana.araujo@gbr.com.br
Jeferson Ribeiro – jeferson.ribeiro@gbr.com.br
Carla Falcão – carla.falcao@gbr.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário