segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Certificação Ocupacional: veja como isso funciona para diretores

 


Muitas são as profissões e cargos que exigem algum tipo de capacitação específica, tal como um certificação ocupacional, que declare a capacidade que um indivíduo pode ter para atuar na equipe gestora de uma escola, principalmente em relação ao cargo de diretor.


E esse preparo específico pode ir muito além da formação de base, tal como um médico, após a conclusão do seu curso de medicina. Para que esse profissional possa abrir um escritório de pediatria é necessário também a conclusão de uma especialização na área.


Da mesma forma em que muitas profissões podem exigir somente algum tipo de curso técnico, como a formação básica que é necessária para atuar como um profissional estético ou como um mecânico, sendo possível até mesmo abrir a sua própria oficina para carros.


E da mesma maneira em que uma pessoa precisa dessa preparação específica para exercer algum tipo de profissão, o seu local de trabalho também deve contar com suas respectivas certidões, como os obtidos em uma consultoria segurança contra incêndio.


Tudo para impedir com que tal estabelecimento sofra algum tipo de multa ou até mesmo tenha as suas atividades paradas.


No caso do profissional em si, atuar em certas áreas sem nenhum tipo de registro pode até mesmo ser considerado um crime, já que uma falta de preparo adequado pode colocar em risco a vida dos clientes a depender do tipo de serviço que ali pode estar sendo ofertado.


Ou seja, o público procura pelo mesmo tipo de segurança ao recorrer a uma empresa de instalação de alarme de incêndio do que ao contratar um profissional para cuidar do seu jardim ou até mesmo dos seus dentes, após uma visita a um médico odontológico.


E quando se fala da importância de contar com seu devido registro, o mesmo pode ser levantado para quem busca atuar na área educacional, ainda mais quando se trata de um professor que irá lidar com crianças pequenas, onde é preciso um certificado pedagógico.


Situação similar que exige um certificado ocupacional para quem busca preencher cargos de importância na organização de uma creche, escola ou universidade, com um destaque ainda maior caso esse nome específico esteja sendo considerado para a função de direção.

O que é uma Certificação Ocupacional?

Esse certificado serve para assegurar que uma pessoa esteja apta para ocupar algum tipo de posição, levando em conta o que está sendo exigido no processo de seleção e quais são os atributos e nível de formação apresentado por quem se apresenta para tal posição.


Documento esse que é um pré-requisito, por exemplo, na rede pública estadual de ensino, para que um indivíduo possa apresentar o seu nome para concorrer ao cargo de diretor em uma escola, diante de todas as responsabilidades que estão associadas a essa função.


Em relação à posição de diretor, essa certificação exige que os participantes desse tipo de seleção tenham algum tipo de conexão direta com o ramo da educação, seja como professores ou alguém que possua algum tipo de especialização em educação básica.


O que pode envolver também a exigência de um cargo estável ou um certo período regular de atuação no meio educacional, provando assim a existência de algum tipo de experiência na área educacional, o colocando para as responsabilidades de um diretor.


Um diretor escolar é uma profissão que se vê na posição de tomar uma série de decisões para o melhor desempenho de uma escola e dos alunos. O que passa pela contratação de professores, até mesmo a decisão de comprar piso de borracha para as aulas de atividades físicas.


Um conjunto de atributos que podem ser provados por meio de uma prova que surge como uma prática fundamental para que esse profissional da área de educação.


Tudo a ser medido por meio de uma avaliação que é responsável por analisar todas as competências necessárias para que alguém atue como um diretor, sendo eles:


  • Conhecimentos pedagógicos;

  • Conhecimentos técnicos;

  • Conhecimentos administrativos;

  • Conhecimentos financeiros.


Ou seja, tudo o que é exigido para que alguém possa ocupar de forma adequada esse cargo específico de diretor em uma escola, seja qual for o nível de ensino deste local, focado na educação infantil, para jovens ou até mesmo adultos.


E todos esses conhecimentos distintos acabam sendo exigidos para a obtenção desse certificado ocupacional específico por causa das atribuições que irão surgir no cotidiano de um diretor, tendo até mesmo que acompanhar um inventário físico ativo imobilizado.


Questões necessárias para garantir o melhor funcionamento de uma escola, seja no cargo principal de diretor ou servindo como um profissional de assistência, na posição de vice-diretor.


Cargos esses que se diferenciam também em relação à grade semanal de trabalho, sendo respectivamente de 40h e 30h para um diretor e o seu vice. O que ambas as posições compartilham é a necessidade de um certificado ocupacional para atuarem nos cargos.


E para que essa certificação seja então conquistada é preciso que esse profissional tenha uma grande preparação, mas não apenas para ocupar o cargo, sendo preciso antes comprovar seus conhecimentos nas provas necessárias para emitir tal documento.

Como se preparar para receber seu certificado

Da mesma forma em que um profissional deve apresentar a sua formação na área de engenharia, com uma especialização na área ambiental, para ocupar um cargo de valor em uma empresa de levantamento topográfico, o mesmo ocorre na área educacional.


Principalmente para quem almeja ocupar o cargo de direção, onde não apenas o seu histórico nessa escola serve como uma certificação, sendo preciso contar com um certificado ocupacional específico para concorrer a essa posição.


E para que isso possa ser conquistado é recomendado se preparar para a prova avaliativa, da mesma forma em que tal profissional da educação estudou antes para alcançar o seu diploma inicial na área de ensino.


Quando se fala sobre os conhecimentos a serem testados nessa avaliação e que valem ser vistos com atenção por quem busca esse certificado, as áreas a seguir são aquelas a serem estudadas com um certo empenho.

Gestão Pedagógica

Envolve principalmente a forma com que um diretor consegue agir em frente ao grupo de alunos e professores que fazem parte do público de uma escola, partindo desde as melhores decisões em termos de ensino até sobre como lidar com essa audiência.


O que pode incluir até mesmo um novo modelo de aula a ser ministrado em sua escola, trocando as salas fechadas, que conta com um serviço de instalação de forro removível, para um ambiente aberto em dias específicos, de forma a estimular melhor os alunos.


Um cargo ao qual todas as decisões devem considerar a melhor preparação educacional dos estudantes, sem ignorar todas as características comuns de serem associadas a esse público, principalmente em relação à parcela jovem.

Gestão de Pessoal

Além de lidar com os alunos e o corpo docente, um diretor deve contar com uma preparação que o destaque como alguém preparado para lidar com um grande público de pessoas, o que vai dos funcionários da escola até o contato com responsáveis dos alunos.


Algo a ser visto com atenção já que a área da educação é uma das mais que exige uma gestão humanizada, lidando da melhor forma possível com todos aqueles envolvidos no campo educacional.

Gestão Financeira

O principal objetivo de um professor é instruir seus alunos, no entanto, um diretor acaba recebendo atribuições maiores, sendo responsável também por administrar toda a verba disponível na escola, de forma a garantir o melhor espaço possível.


O que envolve desde o pagamento dos professores e funcionários até a compra de uma nova capa térmica para piscina sob medida, para assim garantir a proteção da piscina que será usada nas aulas de natação.

Gestão administrativa

A gestão administrativa também envolve a logística financeira de uma escola, contudo, lida também com um campo muito amplo, passando pela contratação de novos professores, acompanhamento e registro das notas dos alunos e muitas outras responsabilidades.


Até mesmo atividades que podem parecer fugir do seu foco como diretor, como na separação de verba para comprar uma nova capa coladinha para sofa retratil, para organizar a sala dos professores, acabam entrando nessa gestão administrativa.


E se tudo isso é exigido para que alguém exerça bem o seu cargo de diretor, é natural que esses sejam os tipos de conhecimentos cobrados em uma prova para o recebimento de um certificado ocupacional, documento tão importante para quem busca atuar nessa posição.


Em frente a isso, antes de saber como administrar uma escola com seus alunos é preciso estudar, assim como eles.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário