quinta-feira, 1 de setembro de 2022

RD-RaiaDrogasil valoriza lugares de cuidado e memória por meio da preservação de imóveis históricos na Bahia

 

RD-RaiaDrogasil valoriza lugares de cuidado e memória por meio da preservação de imóveis históricos na Bahia

Lançamento do livro "Lugares de Cuidado e Memória" mostra o cuidado da empresa com imóveis icônicos que abrigam suas farmácias

As farmácias são lugares de cuidado e memória. É assim que a RD-RaiaDrogasil entende o seu negócio. Poucas empresas de varejo brasileiro expandiram tanto e tão rapidamente nos últimos dez anos como a RD. A rede mais do que triplicou o número de farmácias, passando de 776 filiais em 2011, quando Raia e Drogasil se fundiram, para 2.581 filiais em funcionamento atualmente, em todo o Brasil. Ainda que seu projeto de expansão seja robusto  a maior rede de farmácias do País segue um princípio, o de cuidar e preservar o valor histórico dos imóveis onde instala suas farmácias, conectando as marcas à identidade do entorno, mesmo dos imóveis que não são tombados, mas que têm valor histórico para o local.

Um desses imóveis é um antigo casarão residencial no pequeno município de Serrinha (BA), cidade com cerca de 85 mil habitantes que preserva antigas residências na região central e que passaram a abrigar comércios ou serviços, como a Casa de Serrinha, que hoje é a Drogasil da Avenida Joaquim Hortelio, 248, esquina com a Avenida Antônio Carlos de Magalhães. O imóvel foi construído na primeira metade do século XX e sua linha arquitetônica é a Eclética.

Com esse projeto, a RD promove um olhar diferente para imóveis que tradicionalmente não têm relevância para o varejo. “É também uma forma de ressaltar a consciência do valor desses imóveis e dar vigor à preservação da história, da arquitetura e da paisagem local. Para cuidar, é preciso conhecer. O livro tem o objetivo de reverenciar as pessoas e os locais que fazem parte da nossa jornada e de todos que compartilham do objetivo de criar um negócio para cuidar das pessoas”, diz Marcilio Pousada, CEO da RaiaDrogasil. “O propósito da RD é cuidado em todos os momentos da vida, mas estendemos esse valor para outro importante ativo para a companhia: imóveis históricos.” 

Para mostrar sua cultura de criar lugares de cuidado, a companhia lançou, neste mês, a publicação Lugares de Cuidado e Memória – Raia e Drogasil: Arquiteturas de Interesse Histórico, que conta a história de 43 imóveis preservados que se conectam com a evolução da empresa. O livro aborda, nos mais de 200 anos de história das duas bandeiras, a catalogação de farmácias localizadas em imóveis de relevância arquitetônica ou histórica por todo o país, e também conta uma história de saúde, que registra as lembranças e os espaços ocupados pela Raia e Drogasil.

A RD criou uma versão digital do livro para que o público tenha acesso ao conteúdo. O endereço eletrônico é www.lugaresdecuidadoememoria.com.br. A ação de documentar essa história envolveu várias áreas da empresa, de arquitetura e engenharia a marketing e expansão, além de estar alinhada aos objetivos do Centro de Documentação e Memória da RD, de preservar a história das duas marcas e dos imóveis ocupados pelas farmácias da rede. 

Sobre a RD-RaiaDrogasil – A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde. O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Triss e Caretch, além da RD Marketplace, que também é  voltada à venda de produtos de saúde, bem-estar e beleza. Com presença em todos os Estados, a empresa conta com mais de 2.600 farmácias distribuídas pelo País e prevê a abertura de 260 farmácias em 2022. Em sua estratégia de ESG (ambiental, social e governança), a RD tem como meta ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil, com ações divididas em  três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis. A RD ainda é signatária da ONU Mulheres (e dos Sete Princípios de Empoderamento Feminino); membro fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis); membro do Movimento pela Equidade Racial (Mover); do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; e do Women on Board.

Atendimento à imprensa RD – RaiaDrogasil

RPMA Comunicação

(11) 98273-9071 (somente WhatsApp)

rd@rpmacomunicacao.com.br 

www.rpmacomunicacao.com.br

Matheus Campos 55 (11) 5501-4655rpmacomunicacao.com.br RPMA Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário