sábado, 6 de agosto de 2022

Sem confirmação de vendas, Saveiro 4 portas não nasceu


NOTICIAS AUTOMOTIVAS

Enquanto a Fiat sabia o que o mercado pedia, a VW ainda não tinha noção do que esperar de uma picape leve com cabine dupla e quatro portas, assim, para dar combate à Fiat Strada, a Saveiro manteve as duas portas.

A área comercial da Volkswagen precisava de uma confirmação do volume de vendas para aprovar o desenvolvimento e produção de uma Saveiro com quatro portas.

Na área de design, já se sabia que uma picape com quatro portas “era uma necessidade para combater nossas concorrentes”, conforme confidencia Luiz Alberto Veiga em seu perfil nas redes sociais.

Veiga e sua equipe queriam uma Saveiro de quatro portas, porém, a VW decidiu não se arriscar sem saber se teria uma garantia de volume para o produto, já que teria de fazer um alto investimento para tal versão.

Assim, o ex-designer da Volkswagen e sua equipe, teve que trabalhar sobre uma Saveiro comum, mexendo somente da coluna B para trás.

Mesmo assim, Veiga conta que o trabalho na Saveiro para criar a cabine dupla, então o projeto em desenvolvimento, permite explorar vários estilos de carroceria.

No entanto, ele revela que para ter a essência da marca, o melhor é ter um visual equilibrado, sem exageros que aumentem os custos.

No final, como já bem sabemos, a Saveiro com cabine dupla ficou mais harmônica que a Fiat Strada da mesma época, que mostrava claramente uma adaptação bem mais simples do aumento da cabine.

Ainda em produção, a Saveiro viu a segunda geração da Strada decolar em vendas quando decidiu focar mais no consumidor comum, que quer apenas um veículo de lazer com uma caçamba no lugar de porta-malas.

Obviamente, o Design Center Anchieta – agora sem Veiga – deve estar trabalhando agora em uma Saveiro de 4 portas, mas por ora, ainda não se sabe como ela será, se a base PQ24 modificada finalmente sairá de cena para uma MQB.

[Fotos: Reprodução]

Nenhum comentário:

Postar um comentário