terça-feira, 2 de agosto de 2022

Contabilidade ambiental: veja como pode ser boa para a sua empresa

 


A contabilidade ambiental é a ciência que apresenta dados econômicos e financeiros sistemáticos por meio de registro e controle, veiculando informações sobre transações e interações entre organizações. 


Assim, a contabilidade ambiental nada mais é do que o registro do legado ambiental de uma determinada empresa e das transações que ela gera. Além disso, temos vivenciado cada vez mais os recursos naturais sendo escassos e uma grande degradação ambiental.


Com isso, esse assunto se repetiu em diversos debates econômicos, políticos e sociais sobre quais medidas são necessárias para reverter essa situação preocupante.


No entanto, não basta discutir aspectos muito amplos, mas também discutir alguns detalhes, como a produção de bens e serviços, renovação alvará vigilância sanitária e recursos naturais e do meio ambiente.


Pensando nisso e na contínua divulgação das questões ambientais na mídia, vamos esclarecer agora de forma prática, sobre o que é contabilidade ambiental, as atribuições e como funciona. Confira!

O que é contabilidade ambiental e como funciona?

A contabilidade ambiental é uma ferramenta que permite o registro e o controle de dados relacionados às práticas empresariais que envolvem e afetam o meio ambiente.


Essa atividade decorre de preocupações sociais, governamentais e corporativas sobre as restrições dos recursos naturais e as consequências negativas de sua exploração indiscriminada.


Os relatórios contábeis ambientais servem como registro do patrimônio relacionado ao meio ambiente e indicam ganhos, perdas e resultados monetários da exploração dos recursos naturais.


Normalmente, as empresas publicam esses relatórios contábeis e de sustentabilidade, que contêm informações sobre as ações realizadas na área socioambiental e apresentam seu planejamento sobre o tema. Os conceitos que envolvem a contabilidade ambiental incluem


  • Despesas, 

  • Custos naturais

  • Perdas,

  • Receitas,

  • Ativos e passivos


Todos esses itens relacionados ao meio ambiente. Logo, as ações de gestão ambiental são descritas e categorizadas de acordo com sua função.


 Alguns exemplos incluem o custo da reabilitação de áreas contaminadas, despesas com acidentes perdidos, receita com a venda de produtos recuperados, etc.


Publicar um relatório indicando em termos monetários as consequências de todas as ações da sua empresa de elaboração de projeto contra incêndio relacionadas a questões ambientais. Ou seja, mostrar como a relação da sua empresa com o meio ambiente afeta:


  • Os bens;

  • A conta;

  • A rentabilidade


A contabilidade ambiental é responsável por orientar as decisões de uma empresa sobre a saúde financeira do seu negócio e o posicionamento ambiental da organização.


A análise contábil ambiental também aborda o custo de limpeza e reabilitação de áreas que possam ser afetadas pelas atividades da empresa.


Além de multas ambientais, impostos específicos sobre atividades que utilizam diretamente a natureza, gestão de resíduos, investimento em tecnologia para reduzir a poluição e muito mais.

Componentes da Contabilidade Ambiental

Antes de implementar a contabilidade ambiental em seu negócio, é importante absorver alguns conceitos básicos para que você possa tomar as melhores decisões como empreendedor.


Nesse sentido, seja em uma empresa de elevadores de carga, ou empresa de produtos de limpeza e produtos alimentícios, qualquer negócio que envolva processos ambientais, deve se atentar para essas questões. Confira:


Despesas Ambientais: Despesas utilizadas para gerenciar os impactos ambientais e reportar as despesas incorridas pela administração da empresa.


Custos ambientais: Custos direta ou indiretamente relacionados à proteção ambiental, como descarte de resíduos, restauração de áreas contaminadas, etc.


Perdas ambientais: Como o nome sugere, essas perdas não favorecem a sua empresa. Basicamente, eles são usados ​​para solucionar acidentes ou outros problemas imprevistos - desde que relacionados ao meio ambiente.


Receitas ambientais: Todas as receitas relacionadas com a prestação de serviços relacionados com a área de gestão ambiental, bem como a venda de produtos reciclados ou a redução do consumo de água, ou energia.


Responsabilidade Ambiental: Refere-se aos valores que a sua empresa de abraçadeira plástica preço sacrifica para preservar ou proteger o meio ambiente, desde que esses valores resultam de um comportamento planejado ou inadequado por parte da empresa.


Bens ambientais: representados por bens e direitos que podem gerar benefícios no futuro e estão relacionados à proteção ambiental.


Com a ajuda deste pequeno guia, é possível introduzir as melhores práticas de gestão ambiental na sua empresa de acessórios para maquina airless que afetam o meio ambiente e aumenta a consciência ambiental dos seus colaboradores.

Principais benefícios da contabilidade ambiental

A implantação da contabilidade ambiental pode trazer diversos benefícios para uma organização. Conheça os principais:

Controle o impacto das ações

A aplicação da contabilidade ambiental facilita a identificação e aplicação de recursos para que os investimentos sejam baseados em indicadores precisos e monitoramento adequado. 


Isso permitirá que a sua empresa de lona para bote inflável execute seus processos e ao mesmo tempo reduza seu impacto no meio ambiente.

Padronização de processos

Ao gerar dados relevantes, os indicadores de desempenho ambiental podem ser mais facilmente controlados e capturados, simplificando a padronização das ações para disponibilizar essas informações aos diversos stakeholders do negócio.

Corte de custos desnecessários

A contabilidade ambiental facilita a medição correta de consumos e recursos como energia elétrica e água, além de pesquisas eficazes sobre como desenvolver as melhores estratégias para minimizar custos. 


Também é possível entender a viabilidade das ações ambientais esperadas, indicando se vale a pena alocar recursos para determinadas práticas.

Aumenta da transparência

Contadores profissionais, como contadores ambientais, são capazes de preparar relatórios integrados projetados para coletar informações ambientais, financeiras, sociais e outras de maneira abrangente.


Com uma ampla compreensão dos principais desafios enfrentados pelos negócios, estratégias podem ser desenvolvidas para reduzir riscos, construir um futuro sustentável de longo prazo e melhorar a competitividade.


Essa transparência dos riscos relacionados à sustentabilidade de uma empresa simplifica a confiança nos investimentos ambientais, resultando em bons resultados para todos.

Melhora da imagem corporativa

A criação de um equilíbrio ambiental também contribui para melhorar a transparência da gestão e melhorar a imagem da instituição. 


Este é um aspecto relevante à medida que as empresas assumem cada vez mais responsabilidades sociais. Além disso, está relacionado à contribuição da empresa para um ambiente de negócios mais sustentável.

Como aplicar a contabilidade ambiental?

Ter uma contabilidade ambiental não é muito diferente da contabilidade tradicional, apenas para garantir que o foco seja a proteção do meio ambiente condizente com a saúde financeira da empresa.


Mesmo assim, algumas medidas são muito específicas para essa ação, e que precisam ser cumpridas. Confira a seguir como implementar na prática a contabilidade ambiental. 

Tenha um registro de atividades

Como todos os bons contadores, as pessoas do meio ambiente precisam acompanhar tudo o que envolve dinheiro e meio ambiente. Qualquer atividade que tenha impacto ambiental e gere custos ou receitas para a empresa deve ser bem documentada.


Por exemplo, o aluguel de equipamentos para terraplenagem, ou produtos de limpeza e tratamento de reservatórios de água. Tudo deve ser registrado e notificado. Portanto, este é o primeiro passo para estabelecer a contabilidade ambiental em sua empresa.

Documentação de critérios adotados

Aqui, trata-se da prática de informar os padrões contidos na interpretação ambiental.


Elas precisam ser diferenciadas de outras notas explicativas e precisam ser bem claras sobre os padrões que as empresas utilizam para analisar tudo que envolve o meio ambiente, como estoques, valores e a depreciação que sofrem.


As informações devem ser completas, informando como o bem foi avaliado, a base para sustentar o gasto ambiental, a declaração de quando e como foi feita a dívida ambiental e todos os lucros das atividades relacionadas ao assunto.

Relatórios integrados

Todas as informações financeiras que refletem as ações socioambientais da empresa devem ser consolidadas. Essa integração é realizada por meio de um formato de relatório criado pelo International Integrated Reporting Council (IIRC).


Esse formato padrão atende às necessidades dos mercados financeiros, como as bolsas de valores, que exigem relatórios mais robustos e completos das informações contábeis ambientais das empresas.


Para as primeiras organizações a usarem este relatório, o processo é complexo porque requer uma mudança cultural.


A adoção deste formato pode ser um passo decisivo para quem busca implementar a contabilidade ambiental desde o início de seus negócios, a fim de entender melhor as decisões relacionadas à sustentabilidade e reduzir os riscos de longo prazo.


Portanto, ter uma contabilidade ambiental, trata-se de estimular as empresas a construir e crescer de acordo com as tendências determinadas pelo mercado e pelos próprios clientes.


Não atender a essa necessidade pode ser fatal para o seu negócio. Portanto, não desista dessa opção, além de entender o papel da contabilidade para sua empresa de instalação elétrica industrial


Deixando sua rotina fiscal mais saudável, e ainda deixa os processos mais eficientes, como a redução do consumo de insumos como água e energia.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário