A UFPB (Universidade Federal da Paraíba), desde 2005, apoia os seus alunos de engenharia nas competições automobilísticas da SAE Brasil, em que os próprios estudantes são desafiados a criar veículos capazes de apresentar bons rendimentos em corridas que exigem velocidade e durabilidade. Após dois anos de cancelamento por conta do isolamento, a iniciativa volta a acontecer em 2022.
Composto por 19 pessoas, entre estudantes e professores responsáveis pelo acompanhamento do projeto, a equipe da UFPBaja tem a oportunidade de participar de todas as três competições no calendário anual, sendo um campeonato na região nordeste, e o campeonato nacional que pode garantir a classificação para o derradeiro mundial, que ocorre nos Estados Unidos.
O projeto foca na preparação dos alunos de engenharia, alinhando conhecimentos técnicos e habilidades em gestão que servirão para o dia a dia do mercado de trabalho. Segundo o último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), entre os dez cursos mais procurados no país, dois estão relacionados à engenharia, porém, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirma que apenas 42% dos formados conseguem atuar na área.
“Nosso propósito é semear o futuro através da preparação dos alunos da universidade visando as empresas que atuam em nosso país, formando o aluno para ser um engenheiro com hard skills, capaz de atuar nesse mercado dinâmico e fundamental na indústria nacional”, explica Leonardo Fortini, membro da equipe UFPBaja.
Os veículos produzidos pelos estudantes estão na categoria Off Road, ou seja, o modelo é desenvolvido para enfrentar obstáculos e correr em estradas de terra, em que resistência e durabilidade dos carros são fatores cruciais.
Além disso, o processo de construção do automóvel, segundo Fortini, é o que mais destaca-se entre os alunos da universidade, pois desenvolve características que são fundamentais no mercado automotivo atualmente, como:
- Proatividade e liderança;
- Trabalho em equipe;
- Gestão de tempo;
- Senso crítico do engenheiro;
- Aplicação de conhecimentos técnicos na prática.
Fim da pandemia e parcerias são fundamentais no processo
Em 2022, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, a equipe está confiante em ter um bom desempenho e chegar à disputa do sonhado mundial.
“Trabalhar em casa, desenvolver o projeto à distância nos últimos dois anos foi muito complicado. Como ainda não estamos com 100% de aulas presenciais, o desafio em conseguir trabalhar no desenvolvimento do carro sem toda a equipe junto ou com determinada distância ainda persiste, mas começamos a nossa preparação neste mês e estamos confiantes em conseguir uma boa colocação no nacional”, comenta Beatriz Lima, estudante e membro da equipe.
Por se tratar de uma equipe de estudantes em uma universidade pública, a equipe da UFPBaja conta com ajuda de parceiros que entregam itens fundamentais para o bom desempenho do veículo construído, como um óleo lubrificante específico para o motor do protótipo.
A YPF Brasil, uma das principais fabricantes de óleo lubrificante no país, cede de maneira gratuita os óleos Elaion Auro D1 530 e Hipoidal 90 desde 2019 para os integrantes da equipe universitária que estão na disputa pelos campeonatos.
“O óleo da YPF é o que conseguiu lidar melhor com a temperatura do motor devido a temperatura que fica muito alta, e temos que reduzir ao máximo a transferência desse calor. O motor é uma das partes mais sensíveis do veículo, por isso esse apoio é fundamental”, finaliza Leonardo.
Apoio da multinacional argentina na educação brasileira
Ajudar no desenvolvimento educacional de futuros engenheiros brasileiros faz parte da estratégia da YPF Brasil ao apoiar o projeto da universidade.
Pablo Luchetta, CEO da YPF no Brasil, esclarece que a educação é a chave para as mudanças que o mercado automotivo está passando, principalmente a fim de tornar o segmento mais sustentável: “Apoiar a educação é uma prioridade para nós, assim como o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicação dos produtos que estarão no mercado nos próximos anos. Os estudantes são os grandes responsáveis por conduzir o mercado automotivo no futuro”, comenta.
Além do envio do óleo necessário, também são feitas orientações técnicas para o automóvel em desenvolvimento como parte do apoio da YPF ao projeto. “Utilizar os produtos adequados é essencial. Além disso, orientar sobre a transmissão por engrenagens é fundamental para o bom desenvolvimento do projeto”, ressalta Pablo.
Sobre a YPF
A YPF transforma vidas através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina, sendo a maior empresa Argentina em termos de receita, com quase 100 anos de história e 20.000 colaboradores. Lidera com 54% de market share em lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis.
Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, com capacidade produtiva de 47 mil toneladas por ano e distribuição em todo país. A marca destaca-se por ser a que mais cresce no mercado brasileiro pelo 4º ano consecutivo, no segmento de lubrificantes, segundo o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás). Visite o site www.ypf.com.br e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história.
Imagens relacionadas
Divulgação baixar em alta resolução |
Divulgação baixar em alta resolução |
Vinícius Cavallero
(11) 91046-5599
e-mail: vinicius.cavallero@agenciacontatto.com.br
www.agenciacontatto.com.br
Twitter: @agenciacontatto
www.facebook.com/contattocomunicacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário