Primeiro
veículo do que viria a ser uma das mais completas redes de comunicação
do Brasil e do mundo, a Rádio Bandeirantes completa 85 anos no dia 6 de
maio, marcando o início de um ano de festa e muitas novidades para o
Grupo Bandeirantes.
As
comemorações começam com um grande evento aberto ao público no dia do
aniversário. Entre 8h e 15h, a programação da rádio será transmitida ao
vivo do Teatro Itália, no coração da cidade de São Paulo. Todo o elenco
da emissora vai passar pelo palco, com direito a participação especial
do veterano Salomão Esper, no Jornal Gente. Presenças confirmadas de José Luiz Datena, Neto, Milton Neves, Elia Júnior, Ulisses Costa, Cláudio Humberto, Thays Freitas, Pedro Campos, Eduardo Castro, Agostinho Teixeira, Ana Paula Rodrigues e Joel Datena.
Desde
fevereiro, os ouvintes podem conferir a reapresentação de alguns dos
momentos mais marcantes da história da rádio ao longo da grade. São
pílulas que trazem trechos de entrevistas com grandes personalidades do
Brasil e do mundo, além de fatos históricos retratados nos microfones.
“O Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes (CEDOM) mantém
arquivadas gravações que retratam, com precisão, boa parte da história
da emissora. São quase sete mil horas de registros que colocam o acervo
da Rádio Bandeirantes, seguramente, entre os mais ricos entre todas as
rádios brasileiras”, afirma o jornalista Milton Parron, responsável pelo CEDOM.
Em
homenagem à sua tradição nos esportes, a rádio promoverá uma ação no
Museu do Futebol, com a história das suas transmissões esportivas desde a
Copa de 1950. Totens interativos instalados na entrada do local vão
dividir com o público a narração de 85 gols transmitidos pela Rádio
Bandeirantes. São partidas históricas, que incluem todas as campanhas da
Seleção Brasileira de futebol. O evento fica em cartaz entre os dias 6 e
29 de maio.
O
calendário especial se estende ainda ao canal por assinatura BandNews
TV e à TV aberta - que completa 55 anos dia 13 de maio -, com
reportagens contando a história do grupo e pílulas mostrando o vasto
arquivo da Band (com novelas, competições esportivas, festivais de
música e debates políticos), entre outras atividades.
“Vamos
realizar ações com a BandNews FM, que também faz aniversário em maio,
levando programas para a rua para interagir com o ouvinte no Rio de
Janeiro e em São Paulo”, adianta Rodolfo Schneider, diretor nacional de conteúdo do Grupo Bandeirantes.
Presente e futuro
Entre
as várias novidades, desde o dia 2 de maio a Rádio Bandeirantes
estendeu sua programação nacional para a faixa das 6h às 8h, exibindo o Pulo do Gato e a Primeira Hora para as mais de 50 afiliadas da rede em todo o país.
No
espírito das comemorações, a rádio está promovendo fóruns de discussão
sobre o tema "Um Olhar para o Futuro". Serão quatro grandes debates, a
serem realizados entre os dias 2 e 5 de maio, às 15h, falando sobre
economia, educação, saúde e sustentabilidade, com exibição ao vivo.
“Olhando
para frente, teremos mais novidades no jornalismo em ano de eleições.
Vamos fortalecer nossa base de entretenimento e trabalhar para sermos
cada vez mais fortes no digital”, afirma Schneider, ao destacar atrações
como o programa de Fausto Silva, o game show 1001 Perguntas, com Zeca Camargo, o humorístico Perrengue na Band e o telejornal Boa Tarde São Paulo, apresentado por Adriana Araújo.
Dona
de longa tradição na cobertura de esportes, a Band tem hoje, entre seus
principais produtos, as transmissões da Fórmula 1, da Stock Car, do
Campeonato Alemão e das partidas da NBA, maior torneio de basquete do
mundo. “Outros projetos certamente virão, pois a Band tem uma
identificação muito grande com o esporte”, lembra o diretor.
“Os
últimos cinco anos foram muito trabalhosos para a Band, especialmente
no período da pandemia. Mas, por conta do processo de modernização da
gestão que já estava em curso, conseguimos cumprir os desafios, nos
acertar e apontar para novos tempos”, afirma o diretor executivo de
comunicação e assuntos institucionais do Grupo Bandeirantes, Caio Luiz de Carvalho.
“Em 2022, as mudanças vão se consolidar e surpreender o mercado com uma
proposta de conteúdo de qualidade, divertido e feito para todos os
públicos”, complementa.
Sobre o Grupo Bandeirantes de Comunicação
– Presente em diversas plataformas (rádio, TV aberta, TV por
assinatura, out-of-home e internet), o grupo tem presença nacional. São
46 emissoras de TV (sendo 21 próprias), que cobrem mais de 65 milhões de
domicílios, além de mais de 10 milhões de assinantes dos canais pagos.
As redes de rádio somam oito marcas e 160 emissoras que, juntas, contam
com 129 milhões de ouvintes. O Band Jornalismo é o maior canal de
jornalismo do YouTube no Brasil, com mais de 3,6 milhões de inscritos.
Entre os parceiros internacionais estão grupos como o New York Times; o
grupo europeu ENEX; a agência de notícias latino-americana Allianza,
composta por 21 redes privadas de TV; os chineses CCTV e China Media
Group; a russa TV Brics; a WAM, agência de notícias dos Emirados Árabes;
e a japonesa NHK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário