quinta-feira, 5 de maio de 2022

Dia das mães 2022: saiba como aumentar as vendas nas lojas físicas e no e-commerce

 


Especialista da vhsys, plataforma de gestão financeira separou algumas estratégias para transformar a data em oportunidade para os negócios

O Dia das Mães é o 3º evento que promove mais vendas, atrás apenas do Natal e, mais recentemente, da Black Friday aqui no Brasil, segundo dados do Google revelados no Mother’s Day Insights. Neste ano, a data será celebrada no segundo domingo de maio (08) e deve movimentar o comércio em geral. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima-se para a data deste ano um volume de vendas de R$ 12,2 bilhões em todo o país, o que representa um aumento de 47% em relação ao resultado de 2020 (R$ 8,26 bilhões).

Com o aumento das vendas e principalmente da concorrência, os empreendedores e varejistas devem estar atentos a alguns fatores importantes como: atendimento, gestão e outras ações para atrair, fidelizar e oferecer melhor a experiência de compra aos clientes. Para ajudar nesta missão, Reginaldo Stocco, CEO e fundador da vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve plataforma de gestão para micro e pequenas empresas, separou cinco dicas que podem ser adotadas nesta data tão especial que vão facilitar muito a jornada de venda. Confira:

  1.   Tenha um planejamento estratégico bem estruturado

O Dia das Mães é uma das principais datas que movimenta o comércio brasileiro. Por este motivo, para não deixar de aumentar suas vendas em datas como esta, é fundamental a elaboração de um planejamento bem estruturado e um bom aliado a isso é o sistema de gestão que permita que todo e qualquer empreendedor possa ter uma visão completa do seu negócio, das entradas, saídas e que irá auxiliar nas análises no dia a dia. A organização e o planejamento são essenciais nesse processo, para que consiga atender ao aumento da demanda e também para oferecer melhor experiência ao cliente. Com plataformas como a da vhsys é possível evitar imprevistos e prejuízos neste período para não desapontar o consumidor.

  1.   Tenha um controle de estoque assertivo

Para uma boa gestão do negócio, é de suma importância saber controlar as entradas e saídas do estoque, já que muitos empreendedores trabalham com produtos sazonais. “Hoje, os donos de negócios têm à disposição plataformas de gestão que permitem controle de compras, cadastro de produtos, transportadoras e acompanhamento das movimentações de estoque, isso tudo integrado a outras áreas da empresa e a lojas virtuais que são essenciais para alavancar as vendas durante os dias que antecedem o Dia das Mães”, afirma Stocco.

  1.   Reveja o público alvo

O público precisa estar de acordo com o que você oferece. Embora a comunicação e a imagem das vendas estejam voltadas para as mães, é importante saber qual o público que você quer atingir. Uma excelente estratégia é perceber que o seu negócio não precisa focar apenas nas mães, mas em quem também faz parte da vida delas como os filhos, os netos, o companheiro. Além disso, para deixar a experiência de compra ainda mais positiva, uma dica é oferecer algum bônus ou presente para esses públicos. Com certeza com essa ação você terá ainda mais engajamento.

  1.   Acesse a emoção do cliente

Crie identificação com histórias reais, isso porque, já é comprovado que envolve sentimento quando fatos reais são mostrados nas campanhas, gera identificação. Use depoimentos de clientes para movimentar e instigar outras pessoas a procurar o seu negócio, que ficarão curiosos pela experiência do outro. “Você pode, por exemplo, postar nas redes da sua empresa uma foto da mãe do seu cliente com depoimento dele contanto a mãe que ela é, o que ela representa. O importante é deixar a emoção ser o destaque, no final do dia tanto mãe quanto o filho ficaram felizes com o que você ofereceu a eles”.

  1.   Faça parcerias

Uma boa estratégia é ter parceiros locais, tais como floricultura, docerias, papelaria para compor o presente que seu cliente deseja comprar, ou até mesmo, fazer sorteios para massagens relaxantes. Proporcionar uma embalagem personalizada para o Dia das Mães e até mesmo um cartão com frases de efeito podem ser estratégias adicionais que farão diferença.

Se seu cliente estiver em dúvida em qual presente vai levar, ofereça um vale presente com valores variados, é uma ótima opção também.

Sobre a vhsys

 

A vhsys é uma empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas, com módulos online para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas e estoque, além de uma loja de aplicativos. A empresa também oferece integrações exclusivas que ampliam os recursos do empreendedor. Desde 2019, a vhsys é uma das investidas do grupo StoneCo, em uma parceria que alia sua ferramenta de gestão com o serviço de pagamentos da Stone. Além disso, a marca integra o ranking das melhores empresas para se trabalhar, segundo o Great Place to Work, e é uma das empresas mais amadas do Paraná, de acordo com a Glassdoor. 


VCRP Brasil

Marcella Pedroso
marcella@vcrpbrasil.com
(11) 99309-3737

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