segunda-feira, 25 de abril de 2022

Descontinuidade do Siscori afeta empresas e inteligência de mercado pode suprir falta de dados

 


Solução oferecida pelo Empresômetro utiliza dados fiscais e tributários, entregando 30% a mais de informações do que era possível no Siscori

Desde a descontinuidade do Siscori, em dezembro de 2021, as empresas brasileiras vêm sentido os efeitos negativos da falta de informações essenciais para o posicionamento de produtos e desenvolvimento de estratégias mercadológicas. O sistema, mantido pela Receita Federal do Brasil, era o único a realizar o monitoramento de dados detalhados sobre operações de comércio exterior. Pensando numa alternativa para o problema enfrentado pelas empresas o Empresômetro, plataforma de inteligência de mercado, desenvolveu uma solução capaz de suprir a necessidade de informações e dados sobre a movimentação do comércio exterior no país.

As importações e exportações representam uma parcela significativa da movimentação econômica brasileira. No ano de 2021 o saldo comercial foi de US$ 61,2 bilhões, o maior já registrado na série histórica, de acordo com o Anuário do Comércio Exterior Brasileiro. Isso representa uma grande oportunidade para as empresas que buscam novos mercados e opções para expandir os negócios. Porém, sem acesso às informações estratégicas sobre essas transações, as companhias não tem a visão mercadológica necessária para melhorar o posicionamento dos negócios.

“Muitas empresas que trabalham com comércio exterior deixaram de ter a visualização deste mercado de importação e exportação. Isso prejudica muito a visualização das operações, pois as companhias agora não têm informações e acabam sem entender como está o volume de entrada de produtos no Brasil e também de exportações. Além disso, muitas indústrias também utilizavam essas informações como uma estratégia de mercado, para entender volume, preço, canais e, principalmente, players para saber quem e o que estão exportando. Este monitoramento é fundamental não apenas para o posicionamento de preço, mas também para as estratégias de desenvolvimento de novos produtos”, ressaltou o head de novos negócios do Empresômetro, Carlos Pinto.

Atento às necessidades das empresas brasileiras, o Empresômetro criou uma solução que promove o cruzamento de diversos dados fiscais e tributários para disponibilizar informações completas. Desta forma, é possível acompanhar toda a movimentação do comércio exterior, como explica o head de novos negócios.

“Quando um produto chega no país é preciso ter uma nota fiscal de entrada para que o produto seja nacionalizado. A metodologia desenvolvida pelo Empresômetro faz o cruzamento de dados ficais e tributários, públicos e aberto, permitindo que as empresas tenham acesso às informações e dados completos para analisar toda a movimentação do mercado de comércio exterior. Graças a esse cruzamento é possível entregar 30% a mais de informações se comparado ao que era possível no Siscori. Com isso, é possível suprir a lacuna que foi deixada no mercado em função da descontinuidade e proporcionar novas oportunidades para uma atuação estratégica das empresas”, destacou Pinto.

Sobre o Empresômetro

Fundado em janeiro de 2017, o Empresômetro, empresa de inteligência de mercado, oferece soluções B2B e B2G, que garantem segurança na tomada de decisão para gestores de empresas de todos os portes e segmentos, que almejam crescer com inteligência, por meio da informação estratégica, com o objetivo de reduzir custos e aumentar receitas.

Resultado de um projeto sociotecnológico do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), tornou-se uma spin-off do Instituto, que ao longo dos anos se expandiu e conquistou autonomia. Une a tecnologia de big data, que se caracteriza pela metodologia de cruzamento de dados tributários e fiscais do instituto com inteligência artificial e machine learning, para coletar, armazenar e processar informações sobre mais de 50 milhões de empresas brasileiras.  

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