terça-feira, 26 de abril de 2022

DB Molecular disponibiliza ao mercado exame de investigação genética para descobrir as causas da Epilepsia

 


Análises auxiliam os médicos no direcionamento para o tratamento

mais eficaz da doença

 

A epilepsia é uma doença caracterizada pela ocorrência de descargas elétricas anormais nos neurônios e, para esse diagnóstico, é necessário que o indivíduo tenha pelo menos dois episódios epiléticos em um intervalo mínimo de 24 horas.

 

É considerada uma doença comum por ocorrer em 1 a cada 100 pessoas e, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de três milhões de brasileiros sofrem com esta patologia, que pode ser desencadeada por diversos fatores como:

 

-         Falta de oxigenação no cérebro

-         Erros inatos do metabolismo

-         Doenças cerebrovasculares (como o AVC)

-         Lesões e traumas cranianos

-         Febre e infecções

-         Estímulos ambientais específicos (como luzes intermitentes)

-         Tumores cerebrais

 

 O DB Molecular, laboratório especializado em testes genéticos e moleculares, disponibiliza exames que realizam a análise de genes associados com causas genéticas da epilepsia. Segundo o laboratório, as crises epiléticas podem ser divididas em: crises focais, quando a descarga elétrica anormal afeta apenas uma área do cérebro, e crises generalizadas, quando essa descarga atinge ambos os lados do cérebro.

 

De acordo com a Especialista em Produtos do DB Molecular, Maira Ferreira, pesquisar sobre a doença por meio de exames genéticos pode auxiliar o médico na definição da causa da patologia e, juntamente com o resultado de outros exames, como de imagem e o histórico familiar do indivíduo, permite a realização do aconselhamento genético do paciente, ajudando também para um melhor direcionamento do tratamento mais eficaz.

 

“Com a realização de análises gênicas para investigação de epilepsia, é possível identificar variantes e mutações em genes relacionados à doença. Com isso, é possível fornecer um direcionamento mais assertivo da causa, auxiliando assim estudos para identificação do tratamento mais eficaz para cada uma delas”, complementa.

 

O DB Molecular possui, ainda, o exame que diagnostica as possíveis causas genéticas dos transtornos convulsivos relacionados à epilepsia mioclônica severa, que também é conhecida como síndrome de Dravet. Essa doença é rara, sendo caracterizada por uma epilepsia grave e resistente ao uso de medicamentos, que pode gerar problemas cognitivos e motores. Os sintomas costumam surgir logo no primeiro ano de vida, causando múltiplas convulsões. “O diagnóstico dos transtornos convulsivos relacionados à síndrome de Dravet estão associados a mutações no gene SCN1A, que são herdadas de modo autossômico dominante”, finaliza Maira.

 

Sobre o DB Molecular

O DB Molecular trabalha com o desenvolvimento de soluções completas para a saúde por meio da realização de exames de biologia molecular, genética e citogenética. Localizado na cidade de São Paulo, atende a todo o território nacional e apresenta uma infraestrutura cuidadosamente planejada, com salas específicas para diferentes exames ou etapas do processo, atendendo com rigor todas as exigências, conforme preconiza a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e demais órgãos certificadores. Mantendo a premissa do DB Diagnósticos, que é atuar 100% no mercado de apoio laboratorial, o DB Molecular já se tornou uma referência nacional nesse segmento.

 

Sobre o DB Diagnósticos

Fundado em 2011, o DB Diagnósticos é o único laboratório exclusivamente de apoio no mercado brasileiro. O DB conta com três unidades especializadas (DB Toxicológico, o DB Molecular e o DB Patologia) e três unidades de análises clínicas descentralizadas (São José dos Pinhais, Recife e Sorocaba), além das unidades regionais de apoio (URAs) distribuídas por todo o Brasil. Ao longo dos 10 anos de atuação, tornou-se líder no mercado de apoio laboratorial, levando exames de alta complexidade para regiões mais distantes e democratizando o acesso à saúde. Em 2020, o laboratório apresentou um crescimento de 27%, tendo atingido o índice de 500 mil exames realizados e analisados em um único dia.

 

Para mais informações:

Virta Comunicação



Luciana Bulgarelli – luciana.bulgarelli@grupovirta.com.br - (11) 98585-5222

Carolina Neves – carolina.neves@grupovirta.com.br – (11) 99167-8791

Wladimir Oliveira – wladimir.oliveira@grupovirta.com.br – (21) 99655-7430

Nenhum comentário:

Postar um comentário