quarta-feira, 27 de abril de 2022

A nova era do recrutamento e seleção: como se adequar?

 


Por Ricardo Haag

A digitalização das empresas tem sido uma grande aliada dos processos de recrutamento e seleção, permitindo mais otimização e produtividade. A possibilidade de conduzir a jornada via plataformas digitais reverteu as longas conversas e agendas apertadas de entrevistas, para uma maior qualidade na busca pelo profissional ideal. Por outro lado, desencadeou um contraponto perigoso na relação entre as partes, evidenciando a importância de manter um vínculo próximo, apesar da distância imposta pelas telas.

Enfrentar longas horas no trânsito, conciliar inúmeras entrevistas e aguardar por feedbacks que nem sempre aconteciam, eram situações costumeiras que foram significativamente dribladas com a virtualização dos processos seletivos. Desgastante para o candidato, e também para o recrutador.

No ambiente online, se torna muito mais fácil analisar um grande volume de profissionais qualificados – até mesmo, de regiões distantes da sede organizacional, ampliando o escopo corporativo com mais chances de contratar talentos promissores para o crescimento da companhia.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, cerca de 95% dos departamentos de RH defendem, fielmente, que os processos seletivos online vieram para ficar. Embora os benefícios sejam inegáveis, vieram também acompanhados de grandes desafios para as empresas.

Dificilmente, um candidato participa de um único recrutamento por vez. Em sua grande maioria, eles conciliam simultâneos processos de seu interesse, analisando itens como os cargos ofertados, salários, pacotes de benefícios, missão seguida pelo negócio, e muitos outros pontos em busca daquela vaga que se encaixe perfeitamente aos seus anseios.

Atrair a atenção de profissionais qualificados frente à inúmeros concorrentes se tornou um dos maiores empecilhos enfrentados nesta digitalização do mercado – e, ao mesmo tempo, um dos pontos mais importantes a serem seguidos nesta nova era do recrutamento e seleção.

Reforçar a marca empregadora nunca foi tão importante. É preciso criar um vínculo especial entre o negócio e os candidatos, trazendo significado e importância para todos que integram o processo seletivo. Uma boa experiência de contato deve ser fundamental, principalmente para aqueles que não forem selecionados – caso contrário, a falta de retorno sobre seu desempenho, pode danificar sua imagem perante outros candidatos e até atuais colaboradores.

A sensibilidade e empatia devem estar presentes a todo momento, inclusive na avaliação individual das qualificações. As competências técnicas englobadas nas denominadas hard skills (competências técnicas) deixaram, há tempo, de serem os únicos requisitos de seleção. Diversas soft skills (habilidades comportamentais), como uma boa comunicação, colaboração e planejamento, se mostram essenciais no dia a dia organizacional, rumo a um bom convívio entre todos que trabalham na companhia.

Estamos presenciando uma nova dinâmica de negócios, com a urgência em trazer processos de recrutamento e seleção mais empáticos e, menos focados meramente em questões técnicas ou interesses exclusivos da empresa contratante. Ao trazer este novo olhar, atrair e reter os melhores talentos do mercado fica muito mais fácil, reduzindo os índices de turnover e, elevando a satisfação, assim como o desempenho de todos os times.

O foco dos recrutadores deve estar, indiscutivelmente, na jornada de experiência de todos os candidatos. As empresas que se atentarem e incorporarem essa mentalidade, certamente irão se destacar frente a seus concorrentes – construindo um legado forte de sua marca, que atraia cada vez mais profissionais excepcionais para alavancar seu negócio rumo ao sucesso.

Ricardo Haag é sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

 

Sobre a Wide:

https://wide.works/

Com mais de 30 anos somados de recrutamento especializado e mais de 20 mil entrevistas realizadas, o propósito da Wide, empresa de recrutamento e seleção de alta gerência, é construir legados, seja o das empresas contratantes, o dos candidatos e o seu próprio.



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Nathalia Bellintani


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